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COMO SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO?
Carreira Mercado 12/02/2019

O mercado de trabalho anda bem sensível no país. Muitos fatores podem causar crises e tirar o emprego de milhares de pessoas em pouco tempo, o que causa o enorme índice de desemprego que vemos atualmente. Entretanto, a recolocação no mercado é possível, e existem muitas chances para isso.

Neste artigo, falaremos sobre algumas atitudes e mudanças que você pode fazer para alcançar um lugar ainda melhor no mercado. Confira!

Entenda o mercado de trabalho

O primeiro passo para quem perdeu o emprego e quer se recolocar no mercado de trabalho é entendê-lo. Principalmente se você está há muito tempo sem trabalhar, afinal, milhares de mudanças podem ocorrer em todas as carreiras, e você precisa compreender isso.

Veja o cenário e tome esse tempo também para fazer alguns exercícios de autoconhecimento. Pense se realmente aquela área é o que você deseja e se não seria uma alternativa pensar em apostar em outro lado da profissão, por exemplo.

Atualize seu currículo

Essa é uma dica que pode parecer óbvia, mas que muitas vezes não é colocada em primeiro lugar e nem recebe sua devida importância pelo trabalhador. O ideal, na verdade, é atualizar seu currículo durante os empregos, assim você pode até mesmo procurar outras oportunidades melhores enquanto ainda trabalha.

Durante o período de recolocação, refaça seu currículo, procure modelos e busque destacar o que tem de melhor. Nada de colocar todas as experiências da vida inteira! Insira as que mais fizeram de você o profissional que é hoje e conclua com os cursos que fez e que tem certificado.

Busque cursos e palestras para capacitação

Passar um período sem trabalhar não significa se acomodar naquela situação e não buscar melhorias. Aproveite o tempo “livre” para embarcar em novas jornadas! Procure palestras, cursos, eventos e o que mais achar necessário e enriqueça seus conhecimentos. Tudo será válido no momento de um novo emprego, acredite!

Além disso, você pode fazer conexões e estimular seu networking. Quem sabe você não cria portas para novos caminhos?

Não descarte trabalhos temporários

Hoje, com a flexibilização dos projetos empresariais, é muito comum que uma ou outra empresa procure profissionais para trabalhar de casa durante o período de um projeto. Isso nunca pode ser descartado, por menor que seja a remuneração.

Invista seu tempo, estude e faça um bom trabalho. Pode ser que essa seja uma oportunidade de emprego em um futuro próximo. Portanto, não deixe de lado e agarre com unhas e dentes tudo o que puder do mercado!

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EAD WYDEN É AUTORIZADO PELO MEC

Muitos ainda têm dúvidas quanto a realizar uma graduação a distância, principalmente se seu diploma será reconhecido e também se o mercado de trabalho aceitará um profissional com tal formação.

Para a primeira dúvida é muito importante conhecer a instituição que você irá escolher. Todas as instituições que ofertam graduação EAD devem ser autorizadas pelo Ministério da Educação – MEC, e ter seus cursos autorizados a funcionar. Isso faz parte de um processo de criterioso de avaliação das faculdades, centros universitários e universidades que estão credenciadas no país. Com a instituição autorizada a funcionar,  os cursos também seguirão um processo de avaliação periódica que resulta no reconhecimento do curso ofertado. Este reconhecimento somente acontece após a primeira turma do curso oferecido pela instituição concluir metade do seu curso, porém, se ele é autorizado a funcionar não há risco algum para os estudantes. Para conhecer melhor a instituição e o curso que deseja, acesse o site emec.mec.gov.br e faça uma busca. Observe a nota que a instituição possui. Numa escala de 1 a 5, as instituições que possuem nota 4 e 5 são consideradas instituições de excelência pelo MEC.

Leia Mais: QUALIDADE ACADÊMICA E ACESSIBILIDADE: POR QUE APOSTAR NO EAD

A Wyden, pelo seu Centro Universitário UniFavip possui nota máxima no MEC. Nota 5. Isso garante aos seus alunos que todos os requisitos do MEC são atendidos plenamente na oferta de cursos presenciais e a distância. Na EAD, a Wyden oferece mais de 20 cursos de graduação e boa parte destes cursos já foram avaliados pelo MEC recebendo excelentes notas. Outros cursos, com oferta iniciando em 2020 estão autorizados a funcionar por meio da Portaria MEC n.º 661, de 22 de maio de 2017, que credenciou o Centro Universitário UniFavip Wyden a oferecer cursos de graduação a distância no país. Isso garante aos  alunos segurança quanto a qualidade dos cursos oferecidos.

Conheça nossos cursos EAD

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Profissionais que serão mais procurados em 2020

Segundo especialistas, a oferta de mão de obra qualificada pode afetar a economia do Brasil, pois há poucos profissionais disponíveis para preencher vagas que demandam mais competência.

O principal desafio para o crescimento da economia do País envolve cargos relacionados ao desenvolvimento digital e tecnológico das empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, em 2020, haverá um déficit de 1,8 milhão de profissionais para cargos mais especializados.

Esses dados mostram que há espaço principalmente para profissionais de segurança da informação, cientista de dados, analista de marketing digital e de desenvolvimento de produtos tecnológicos, cujo demanda de vagas superam a oferta de profisionais qualificados.

Diante disso, o EAD Wyden oferece oportunidade de graduação nas áreas mais aquecidas no mercado.

Conheça nossos cursos

Notícia original: economia.estadão.com.br

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Crise aumenta diferença salarial por anos de estudo

Ter um diploma de curso superior não garante emprego, mas pode proporcionar um grande crescimento salarial. Um dos efeitos provocados pela crise econômica que atinge o país é o aumento da diferença salarial entre pessoas com nível superior e nível médio.

Fonte: Sergio Firpo (Insper) Infográfico elaborado em: 10/0/2018 g1.globo.com

Em 2018, um trabalhador com ensino superior recebeu, em média, 5,7 vezes o rendimento de um trabalhador com até um ano de estudo. Os trabalhadores com menos tempo de estudo têm sido os mais prejudicados pela piora do mercado de trabalho.

A diferença entre os rendimentos dos dois grupos em 2018 foi de 471%, contra 443% em 2017. O trabalhador com ensino superior recebeu, em média, R$4.911,66, enquanto um trabalhador com até um ano de estudo recebeu, em média, R$859,81.

Não piorou somente para quem tem pouco tempo de estudo: a diferença entre quem tem o ensino médio completo em relação a quem tem curso superior chegou a 169%. Maior número desde 2012. Em 2018, um trabalhador com ensino médio completo recebeu, em média, R$1823,34.

Para entender mais sobre o assunto, acesse a notícia completa neste link. 

Não perca tempo e ganhe vantagem no mercado de trabalho com o EAD Wyden.

Fonte: g1.globo.com/economia

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Por que e como ter ética profissional? Entenda a importância

A ética profissional é muito valorizada nas empresas, por isso, ter uma boa conduta no ambiente de trabalho é muito importante para a conquista do sucesso profissional.

Nesse artigo você entenderá os conceitos éticos básicos do dia a dia e os fatores importantes para construir uma postura ética no ambiente de trabalho.

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A MOTIVAÇÃO DAS EMPRESAS

Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a atual conjuntura requer mais atenção das empresas na eficácia das governanças em decorrência das mudanças nos negócios e também pela necessidade de maior rigidez nas fiscalizações Ainda de acordo com o IBGC, a evolução e a rápida transformação do ambiente de negócios, marcadas por crises, ameaças cibernéticas, grandes escândalos decorrentes de fraudes e corrupção e inovações disruptivas, vêm forçando as organizações a ampliar o foco da governança.

 

 O SER E O PROFISSIONAL ÉTICO

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Agir com prudência e coerência no âmbito profissional pode ser uma responsabilidade fácil para alguns e para outros não muito, não é mesmo? No ambiente de trabalho, podemos ser autênticos, opinar, discordar e sugerir, mas há uma linha tênue entre ter liberdade profissional e manter a harmonia e boa convivência e os dois fatores necessitam de equilíbrio, bom senso, empatia e autocritica. Mesmo que sua vida pessoal esteja separada da profissional, você não conseguirá deixar sua essência em segundo plano, então, é preciso sempre reinventar-se, achando assim sua melhor versão e aprimorá-la em ambas as áreas.

Ser ético gera confiança, segurança, e laços profissionais importantes para sua carreira, pois assim, as trocas serão contínuas em seus relacionamentos interpessoais, facilitando seu crescimento com suas habilidades e networking – hoje uma ferramenta muito poderosa e transformadora quando usado de maneira benéfica e ética. A valorização de seres e profissionais éticos são consequência de uma seleção criteriosa pautada na cautela das empresas como mencionado pelo IBGCE, sendo assim, se destacam profissionais que mantém a postura mais adequada, transmitindo o antidoto para as dores das corporações, a ética.

 

Leia também: 5 maneiras de se reinventar no trabalho!

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FONTE: IBGC

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O futuro: tecnologia, empresas e pessoas, o que esperar?

Neste artigo falaremos sobre os avanços da tecnologia e a relação delas com o mercado de trabalho,  profissões, e as projeções desses avanços para o futuro.

O passado e a tecnologia avançada

Ao longo da história da humanidade podemos perceber as primeiras tecnologias até mesmo em tempos mais remotos, onde o conhecimento era limitado e ainda assim não se tornou uma barreira para atingir níveis avançados para a época. Pode ser considerado como exemplo o uso da nanotecnologia – ciência que estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, que pode ser usada em diversas áreas como eletrônica, medicina e quimica –  que foi dominada pelos romanos no século 4 na produção de um copo com um vidro especifico, conhecido como O copo de licurgo,  que muda de cor com a passagem de luz.

Existem mesmo muitas invenções antigas que podem nos surpreender, não é mesmo? Experimente pesquisar sobre o primeiro computador do homem e verá que esses e outros fatos vão te fazer questionar o quão o ser humano esteve e ainda está avançado intelectualmente para a exploração da tecnologia.

Podemos ressaltar ainda um movimento mais recente na história, como a Revolução Industrial, que foi um grande marco em relação a industrialização nas cidades,  adaptação da mão de obra e tecnologias que contribuiram para que hoje possamos ter autonomia e rapidez com as máquinas, como por exemplo, dirigir seu carro até seu local de trabalho ou passear nos finais de semana.

A tecnologia nos tempos atuais

Tratando-se do contexto atual, basta apenas alguns minutos de pesquisa para descobrir tecnologias que revolucionam a produção e inovação nas empresas, como por exemplo na área da saúde, onde já são realizadas próteses com a impressão 3D e tendo como consequência disso a mudança da realidade de muitas pessoas e corporações.

O objetivo da tecnologia é exatamente esse, trazer facilidades para o homem em menor tempo de espera e maior rentabilidade nas empresas, sem deixar de lado a responsabilidade social com o meio ambiente. A tecnologia é uma facilitadora do homem na evolução em todos os aspectos.

 

O profissional multifacetado

Na atual conjuntura mercadológica e tecnológica nas empresas, a adaptação se tornou uma característica essencial para os profissionais do futuro. Ser um profissional multitarefas, requer conhecimentos gerais, sendo assim, apenas a formação específica não é invalidada, mas também não é tão requisitada como diferencial.

Através da tecnologia, temos infinitas possibilidades e a criatividade pode ser mais ampla quando os profissionais por trás dos projetos empresariais possuem mentes abertas, flexíveis para novas ideias e tenham conhecimentos multidisciplinares, não se limitando apenas a uma possível solução através de uma área de conhecimento.

As profissões do futuro

Há muitas projeções para o futuro no mercado de trabalho e um fato que é unânime em todas são as mudanças em relação as profissões, é a ascensão em alguns setores e a extinção de outros.

Em razão dessas adaptações pela tecnologia, os especialistas na área digital como no marketing digital, TI, business intelligence e também as áreas administrativas e de gestão como economia e finanças, apresentarão no futuro cada vez mais demanda. Já outras profissões como operador de caixa em supermercados, operador de telemarketing, corretor de seguro, frentista, estoquista, trabalhador rural, entre algumas outras funções que hoje ainda existem, tendem a desaparecer aos poucos do mercado de trabalho.

Prepare-se, o seu futuro você faz hoje!

É claro que uma boa formação e experiências profissionais é o que muitos almejam, não é? mas com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso estar preparado com um bom planejamento de carreira, investimento nos estudos e o foco para chegar até seus objetivos. Planejamento em cada etapa na vida é necessário para organizar-se e assim garantir êxito nas escolhas e bons retornos.

Leia também: 3 passos para criar agora seu plano de carreira! 

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Comunicação assertiva | melhore suas relações profissionais em 4 passos

Saiba como dizer “não” sem culpa, afinal dizer “sim” para tudo atrapalha sua produtividade. Confira mais sobre a comunicação assertiva neste artigo.

Manter boas relações no trabalho e na vida pessoal, fomentando equilíbrio e estabilidade emocional é o desejo de muitos, mas o medo da rejeição assombra na mesma proporção algumas pessoas. Por diversas vezes a opção pressionada em dizer sim ou concordar com tudo só acontece para agradar os outros e não por que realmente seja a sua própria vontade ou ponto de vista. Você já passou por isso?

Você sabia que isso pode te prejudicar muito na sua vida profissional? Claro, existem diversas situações e seus níveis de gravidade, mas desde a menor situação até a maior, é essencial saber expor suas opiniões ou escolhas, de forma que seu posicionamento não cause climas pesados nas relações corporativas. Veja algumas formas de fazer isso:

 

O que é e como utilizar a assertividade no “não”?

Ser assertivo é ter objetividade, passar ideias de forma clara com coerência no discurso. Para que a comunicação seja assertiva, além da objetividade, é necessária honestidade ao expor o que pensa SEMPRE de forma educada ao falar e de forma pensada para que não ofenda alguém ou prejudique a si mesmo. Ser sincero não é uma falha, pelo contrário, essa virtude requer coragem e hombridade, que são características de pessoas que geralmente pensam no coletivo, inspirando a liderança.

Seja enfático e NUNCA agressivo

Há uma linha tênue entre ser passivo e agressivo no modo de colocar suas opiniões, por isso, sempre prefira utilizar um tom de voz firme e baixo, mantendo contato visual e sorrindo se isso fizer sentido no contexto da situação. Sinta o momento e sempre seja positivo, usando palavras positivas. Lembre-se também que os problemas sempre vão existir e que você não um super-herói para resolver todos os conflitos. Selecione bem os ideais que deseja defender com bons argumentos.

O autoconhecimento desenvolve autoconfiança

Se você se conhece, sabe exatamente o que é o melhor para você e tomará decisões que partirá desse princípio. Pensar em você mesmo não se trata de egoísmo, mas de saber decidir de maneira sábia pensando no seu futuro.

A autoconfiança precisa ser construída de forma gradativa sendo repetida em exercícios diversas vezes, como por exemplo, evitar “rodeios” ao falar, não demonstrar insegurança na voz, postura e olhar, assim como também assumir as responsabilidades, não se torne refém das desculpas!

Maleabilidade: A chave para o profissional bem-sucedido!

Conhece aqueles estereótipos de chefe e líder? Então deve imaginar quem geralmente tem sucesso com sua equipe e é seguido como exemplo, não é?

Temos uma forte tendência a não gostar de receber regras e ser mandado, por essa razão, entre em vantagem o líder que sabe ser maleável em suas conversas e relação com a equipe. Claro, é importante não deixar que os papéis se invertam no sentido de funções e hierarquia, mas é sempre importante lembrar que ainda que sejamos evoluídos e antenados, somos humanos e precisamos de uma gestão humana para haver empatia e profissionalismo, seja você um líder, aspirante a liderança ou integrante de um time.

Entenda principalmente que às vezes podemos não estar corretos no que pensamos ou que a opinião ou sugestão dos outros podem ser melhores do que a nossa. Nunca permita que seu ego fale mais alto, seja um bom ouvinte e tira proveito de todas as outras perspectivas como um novo aprendizado.

Leia também: Como ter uma comunicação eficaz?

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Empoderamento feminino | conheça mais sobre esse tema

Nesse artigo, você terá oportunidade de conhecer mais sobre esse tema que tem sido muito discutido nos dias de hoje. Compreenderá seus princípios e a importância do papel das mulheres para o empreendedorismo e mercado de trabalho.

O que é empoderamento feminino? Quando e onde surgiu?

O empoderamento feminino é uma expressão construída através das evoluções ao longo dos anos, pela busca dos direitos femininos e equidade de gêneros em todas as atividades sociais, econômicas e políticas. O ato de empoderar é receber e transmitir o poder a si mesmo e a outras mulheres.

O empoderamento feminino surgiu aproximadamente no século 19 na Europa, impulsionado por movimentos sociais, como a Revolução Francesa, Revolução Industrial e o Iluminismo, que partiam das premissas liberdade, igualdade e direitos naturais. É importante ressaltar também o nascimento do movimento feminista contemporâneo que chegou nos Estados Unidos e países industrializados na década de 1960.

Quais são os princípios de empoderamento feminino?

Fonte: ONU Mulheres

Mulheres e o empreendedorismo

O elo entre o empreendedorismo e as mulheres é justamente a independência profissional, financeira e crescimento pessoal. Esses fatores são fundamentais para aumentar o rendimento, melhora significativa na economia – gerando empregos –  e principalmente ter autonomia para realizar suas escolhas livremente.

Segundo o SEBRAE o número de empreendedoras passou de 38% para 45% nos últimos anos e revelou que as maiores motivações das mulheres foram a necessidade de ter outra fonte de renda ou conquistar independência financeira, para que assim se tornassem protagonistas de suas próprias vidas.  São 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa no Brasil, representando 34% de todos os donos de negócios do país e mesmo diante esses números, as mulheres ainda lutam contra a desigualdade salarial entre os gêneros.

Quando as mulheres se empoderam através do empreendedorismo, círculos viciosos ruins e machistas são quebrados, dando poder de escolha para as mulheres decidirem que rumo seguir em suas vidas, consequentemente não se tornar mais uma na estatística de diversas formas de violência contra a mulher e assim também fomenta uma estrutura familiar, emocional e profissional, contribuindo com avanços na sociedade.

Confira alguns nomes da lista da Forbes sobre as 40 mulheres mais poderosas do Brasil:

  • Ana Maria Diniz, Presidente do Instituto Península;
  • Ana Theresa Borsari, Diretora-geral da Peugeot Brasil;
  • Cármen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal Federal;
  • Cristina Junqueira, Cofundadora do Nubank;
  • Maria Julia Coutinho, Jornalista e Apresentadora;
  • Chieko Aoki, Fundadora e CEO da Blue Tree Hotels;
  • Donata Meirelles, Diretora de estilo da Vogue Brasil;
  • Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil;
  • Suzan Rivetti, Company group chairman da América Latina Johnson & Johnson;
  • Júlia Sève, Diretora-geral da Divisão de Cosmética Ativa da L’Oreál.

Exemplos de pequenos avanços que essas e outras mulheres vivem hoje, foram conquistados por mérito e luta das mulheres ao decorrer das décadas para que se tornassem realidade. Esse é um sinal positivo, mas ainda existem muitas barreiras e tabus a serem quebrados na sociedade e mercado de trabalho.

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#Carreira #Graduação #InteligênciaEmocional #Mercado #Pósgraduação
Inteligência emocional | saiba como utilizá-la no mercado de trabalho

O conceito da inteligência emocional surgiu na década de 90 e é uma importante área no estudo da Psicologia. Esse conceito que tem sido muito valorizado nas empresas e nos relacionamentos interpessoais nos dias de hoje e para entender esse tema precisamos falar sobre emoções.

O que é emoção?

Todos as possuímos e sabemos a intensidade e a rapidez de como ocorrem e como reagimos diante delas, mas de forma resumida, as emoções são estímulos causados no cérebro que geram um mecanismo de “respostas rápidas” e se refletem em algumas atitudes baseadas nas emoções.

Um exemplo muito recorrente dessas “respostas rápidas” no dia a dia, é quando precisamos lidar com algum contratempo ou ainda, ser avaliado durante aquela prova que definirá seu futuro. As duas situações te lembram uma certa tensão? Então, esses são os feedbacks de suas emoções perante um desafio.

Inteligência Emocional

Abordando o assunto emoção e mercado de trabalho, não podemos deixar de falar sobre o que é a inteligência emocional. De acordo com a Palestrante e Professora Jacqueline Sobral, a inteligência emocional é uma forma de gerenciar os sentimentos “A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e administrar suas próprias emoções, e reconhecer compreender e influenciar as emoções dos outros. ” Afirma.

Saber utilizar isso ao seu favor e claro, treinar continuamente, te trará alguns benefícios como:

  • Aumento da autoestima e confiança;
  • Os relacionamentos interpessoais apresentarão melhora significativa;
  • Seu senso de responsabilidade será maior e assim tomará decisões com mais clareza, alinhado com seus objetivos e valores;
  • A organização do seu tempo será maior e sua produtividade crescerá ainda mais;

 

Como colocar a inteligência emocional em prática?

 Baseado no livro Inteligência Emocional do Psicólogo Daniel Goleman, listamos 5 passos para você usar essa ferramenta ao seu favor seguindo cada um, veja:

Dica #1 AUTOCONHECIMENTO

Conforme mencionado pela Professora Jacqueline, obter a inteligência nas emoções é pensar nas suas formas de lidar com as situações, assim como também influenciar os terceiros, mas isso só é possível se você tiver autoconhecimento emocional suficiente para praticar de maneira eficaz. O que você gosta? O que não gosta? No que é bom? Tem algum hobby? Se descubra!

Dica #2 AUTOCONTROLE

Sabe explicar suas reações emocionais? Seja observador consigo mesmo, se examine. Quando nos policiamos e ao contrário de agir conforme o momento, paramos, respiramos e observamos, alguns porquês começam a surgir e ter mais clareza, e assim você terá atitudes convenientes e prudentes, agindo com a perspicácia necessária.

Dica #3 AUTOMOTIVAÇÃO

Já percebeu que para muitas coisas no decorrer de nossas vidas precisamos acreditar primeiro em nós mesmos para que depois acreditem em nós? Sim, tudo começa com gente mesmo e por isso, a automotivação é essencial para manter sonhos e metas ativos e também ter atitudes inteligentes.

Dica #4 ENXERGANDO COM OS OLHOS ALHEIOS

Praticando a empatia, você terá maior compreensão dos outros e de si mesmo, além de conseguir articular suas relações e obter progressos importantes. Conhecer o mundo com pontos diferentes do seu pode agregar aos seus valores e intelecto.

Dica #5 RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Ao longo da sua carreira é necessário manter um equilíbrio nas relações e ter um alinhamento entre coração e razão, pois, assim as chances de não cometer deslizes será maior e você conseguirá sucesso em suas ações pensadas e não apenas baseadas nas emoções ao se relacionar e guiar as emoções de alguma pessoa. Ao dominar esse tópico, o ambiente e as relações serão leves e positivas.

Leia também: 4 Livros para alavancar sua carreira! 

 

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Networking: qual o limite entre oportunidade e oportunismo?

O networking é necessário para impulsionar seus saltos para novas oportunidades e conhecimentos na sua carreira, sendo assim, funciona como uma corrente onde os elos entre os gomos são feitos através de trocas no âmbito profissional, mas de forma humanizada.

 

Uma boa explicação é o conceito de José Augusto Minarelli, autor do livro “Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional” (Ed. Saraiva). Minarelli diz que “networking é algo de extremo valor para a vida e para a carreira; é um pouco diferente da visão norte-americana, que é focada apenas em negócio; para nós, é mais humanista, uma vez que é uma atitude, uma forma de se relacionar com as pessoas que valoriza a convivência em benefícios de todos. O networking não é uma via de mão única, e não dever ser encarado como uma agenda de pessoas que podem oferecer algo”.

Diante do cenário que estamos vivendo em nosso país, algumas pessoas têm distorcido esse conceito e pensam estar ampliando o networking, enquanto, na verdade, a aproximação acontece por interesse. Vejamos esta situação em um exemplo recorrente no momento do networking:

Você “conhece” alguém em um evento; troca cartão e, no dia seguinte, começa a receber propostas e “oportunidades” que não te interessam em nada ou, então, mensagens no LinkedIn, com o seguinte teor: “Bom dia, tudo bem? Estou em busca da minha recolocação no mercado, você poderia me indicar para alguma vaga? ”.

Se você é adepto desse hábito, um alerta: Pare agora! Isso não é bem visto e você passar a ser enxergado como aproveitador e além disso, essa atitude não vai deixar você mais próximo do seu contato.

Então, como fazer networking sem parecer oportunista?

Dica #1: Os colegas da faculdade é um caminho rico para a construção da rede de relacionamentos durante e após a graduação. É provável que depois da faculdade, você ainda cruze no mercado de trabalho com pessoas com a qual passou um bom período durante a sua graduação, elas poderão ajudar com alguma indicação ou uma oportunidade de carreira. Muitas oportunidades de trabalho advêm de relacionamentos, portanto, a recomendação de um professor, por exemplo, pode fazer muita diferença.

Dica #2: Não procure as pessoas só quando precisa de ajuda; a boa prática do networking é ajudar sem querer nada em troca. A sinergia que construímos com determinadas pessoas, nos estimulam a não agir por interesse apenas, mas que seja uma relação de mão dupla.

Dica #3: O contato de forma digital deve ter o mesmo cuidado que a pessoal, portanto, uma atitude ineficaz é ficar disparando convite na rede do LinkedIn sem personalizar a mensagem, enchendo a caixa de e-mail de um possível recrutador, isso é perda de tempo. Ah! E as caixas de e-mails reconhecem mensagens repetidas de pessoas desconhecidas, isso é SPAM. Não queime oportunidades.

Dica #4: Construa relações sinceras, comece com coisas básicas e importantes; deseje parabéns aos seus contatos, afinal, quem não gosta de ser lembrado no dia do seu aniversário? Embora pense que não tenha nada a oferecer às pessoas, leia o artigo anterior sobre “Marketing Pessoal” e saiba como poderá ajudar se ajudar e também as outras pessoas com o seu talento.

Dica #5: Chegue um pouquinho antes do horário da palestra ou evento, comece conversando com as pessoas – e isso em qualquer lugar que você for – será muito importante para que os diálogos fluam naturalmente e você pratique sem medo. Outro ponto que auxiliará é saber falar sobre você, sabe o que isso significa? autoconhecimento.

O networking não deve ser encarado com um ato interesseiro. Esteja preparado para “doar” e “receber”, pois, utilizando de forma certa, a prática será sua aliada na construção de uma carreira de sucesso. Habitue-se a conversar com as pessoas em todo lugar que estiver e o mais importante, seja interessado nas pessoas – e não nas coisas.

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As redes sociais e o mercado de trabalho

Já parou para avaliar como tem se apresentado nas redes sociais? Parece ser algo simples, porém, esse critério de análise nas mídias digitais tem sido adotado por várias empresas durante os processos de seleção. Através do perfil do candidato, podem surgir muitas informações que transmitem comportamentos que acabam comprometendo a sua inserção no mercado de trabalho.

 

Precauções nas redes sociais x mercado de trabalho

Devemos estar atentos, pois, por mais que todos tenham uma vida social – e que seja para nós “nossa vida particular” – enquanto seres sociais, estamos envoltos em um mundo globalizado, no qual as relações de trabalho permeiam as pessoais e comportamentos e atitudes fora do ambiente de trabalho acabam por se refletir no posicionamento dentro das organizações.

Nós estamos conectados diariamente durante longos períodos do dia, fazendo com que o uso das redes sociais se tornem cada vez mais rotineiro e pessoal, mas é importante que você policie suas atitudes porque há uma linha tênue que define comportamentos positivos e negativos, onde muitas vezes os usuários não percebem que tem ostentado uma imagem mais negativa do que positiva e consequentemente acabando com quaisquer oportunidades por falta de equilíbrio, então, pense sempre antes de postar algo.

Como viver em sociedade é seguir regras e normas, há certos padrões de comportamentos que acabam se tornando estereotipados e nos fazem refletir sobre o profissional que queremos para atuar em uma equipe.

Você pode questionar, “Mas é tão sério assim? ”, mais do que se imagina! É preciso cuidar da imagem que se está construindo, principalmente para os profissionais que estão iniciando suas carreiras ou mesmo tentando recolocação no mercado de trabalho. Esse é o momento de consolidar o networking ou pôr tudo por ‘água a baixo’.

Como saber se minhas postagens estão sendo convenientes para minha imagem?

Procure refletir sobre o que você quer passar para as pessoas, e sobre os seus objetivos de carreira; tenha sempre em mente que suas atitudes vão trazer consequências tanto positivas quanto negativas; administre bem suas emoções – o autoconhecimento é passo fundamental nesse processo –  abrindo caminhos para estabelecer boas conexões por meio das redes sociais, principalmente o LinkedIn, que será um grande facilitador para potencializar seu networking e se fazer presente todo tempo. Pode ser por intermédio dele que aquela oportunidade de estágio, trabalho ou até uma recolocação no mercado de trabalho possa surgir.

Então antes de postar, pense naquela reflexão que um dia você deve ter escutado:

  • O que você transmitirá, é verdade?
  • O que você postar vai agregar algo a alguém ou até a si mesmo?
  • Convém a você postar aquilo? Irá de certa forma resolver uma situação?

Dicas de conteúdos que podem ser compartilhados na rede social

Você pode publicar artigos que já escreveu, livros relacionados a sua área de formação ou de interesse, comentar participações em eventos palestras ou congressos e para descontrair, compartilhar algum momento que tenha sido um marco na sua vida, alguns conteúdos com humor inteligente, entre outros.

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