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Aqui você encontra diversas notícias preparadas especialmente para você!

A demanda das áreas em 2019 – mercado de trabalho e oportunidades.
Mercado 04/01/2019

O mercado de trabalho está em constante oscilação por conta da economia, mas os números do CAGED do Ministério do Trabalho apontam que esse é um bom momento para conseguir uma vaga, como também empreender. Os últimos dados em junho de 2018 indicam 1.763.826 desligamentos e 1.747.728 admissões no Brasil.

Grande parte dessas admissões são voltadas para as áreas que tiveram um crescimento significativo em 2018 e tendem a evoluir ainda mais esse ano, veja:

  • Marketing Digital e Vendas

Na era da tecnologia a área de marketing digital e e-commerce teve crescimento no mercado justamente pela comodidade oferecida ao cliente para conhecer a marca e seus atributos, comparar preços e por fim realizar processo de aquisição de algum produto através da tela de um computador ou smartphone, por isso, profissionais voltados às mídias sociais estão sendo requisitados pelas empresas, para expandir os negócios e a comunicação. Nessa área geralmente são procurados profissionais nos cargos como: Analista ou Gerente de Marketing Digital, profissional de inteligência de mercado e Diretores de Transformação Digital: de E-commerce, entre outros.

  • TI

Com ascensão da tecnologia nas empresas progressivamente e até pelo forte crescimento das startups no mercado, a contratação de profissionais de tecnologia da informação está mais recorrente, pois, as empresas querem armazenar dados importantes e reforçar a segurança, evitando assim riscos e despesas. Outra motivação das corporações é obter mais expertise em dados, relatórios, para compreender e desenvolver a melhor solução. Por essa razão, nesta área os cargos demandados são: Analista de Business Intelligence, Gerente de Expansão de TI e Cientista ou Engenheiro de dados.

  • Recursos Humanos

Para atrair e selecionar os melhores candidatos no mercado é preciso uma boa estratégia, além de profissionais eficientes e criativos para executa-la, trazendo resultados, descobrindo e desenvolvendo talentos e os mantendo na empresa. A área estratégica com ênfase em desenvolvimento humano está em ascensão referente a cargos como: Business Partner, Diretor de RH, Analista de Desenvolvimento Humano e profissionais de benefícios e remuneração.

  • Finanças e Contabilidade

Na atual conjuntura de instabilidade econômica, a procura desses profissionais tornou-se ainda mais necessária, para que consigam controlar os custos e aumentar a produtividade. Nessa área, os cargos que estão com mais procura são: Diretor Financeiro, Business Partner de Finanças, Gerente de Compliance e Risco e Analista Contábil Report.

Investir na sua profissionalização com os estudos, é um ótimo caminho para conseguir uma vaga de emprego dentro da sua área.  Fortaleça também sua rede de networking e busque por bons resultados no mercado ou na empresa que você está atuando. Se está em busca de uma oportunidade, é importante manter-se esperançoso e nunca permanecer na zona de conforto, persevere! Para você que busca uma promoção na onde trabalha, evoluindo na sua função atual, lembre-se que o foco e dedicação é imprescindível para todo tipo de conquista. Ainda há espaço no mercado para profissionais de excelência.

 

 

 

 

 

 

 

 

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3 passos para ajudar você a escolher uma profissão

Pensando no vestibular surge aquela dúvida…Qual profissão seguir? Para muita gente, o Ensino Médio é marcado por uma dúvida das grandes: o que fazer da vida quando o colégio acabar? Embora alguns iluminados já tenham todo um plano esquematizado, tendo escolhido não só o curso e a universidade em que pretendem estudar, mas também o caminho que querem percorrer na carreira, uma parte considerável das pessoas não têm ideia do que fazer. E isso – é importante salientar – é completamente normal. Na verdade, dúvidas como essa geralmente continuam rondando até aqueles que já têm uma carreira consolidada e bem-sucedida.  E não é incomum que as pessoas decidam mudar de profissão durante ou depois da faculdade – ou mesmo depois de décadas de experiência em determinada área.

Mas o fato é que você vai precisar fazer uma escolha ao final o Ensino Médio. Por onde começar?

3 passos para escolher uma profissão

1) Pense não só sobre o que você gosta de fazer, mas sobre o que sabe fazer BEM

Para uma decisão como essa, o autoconhecimento é fundamental. Liste as coisas que você curte – não só em relação às matérias da escola, mas pensando também em atividades diversas e temas sobre os quais gosta de ler e pesquisar. Procure fazer um levantamento bem profundo dos seus interesses.

Depois, liste também as coisas que você faz bem – aquilo que faz com facilidade, ou pelo qual costuma receber elogios. Também vale colocar nesta lista características marcantes em sua personalidade que lhe permitem fazer essas coisas. Por exemplo, se você é um bom capitão de time, pode significar que é bom em liderar. Isso vai lhe ajudar a descobrir suas competências, que podem ser tão importantes quanto seus gostos pessoais ao escolher uma profissão.

2) Pesquise sobre os cursos e as profissões que lhe interessam

Depois de olhar para dentro, é preciso olhar para fora a fim de encontrar os cursos e profissões que tenham a ver com seus interesses e competências. Além de listar aqueles que você já tem em mente, pesquise outros possíveis. Aprofunde-se sobre aqueles que mais lhe interessam. E aqui não estamos falando de só pesquisar o salário ou a demanda por esses profissionais – até porque a maioria dos cursos dura quatro ou cinco anos, e o mercado de trabalho já terá mudado até você concluir a faculdade.

A ideia é conversar com estudantes e profissionais que trabalhem na área que você almeja para conhecer aspectos práticos do seu dia a dia, que habilidades a profissão exige, o que gostam e o que não gostam sobre ela, que desafios enfrentam. Tente descobrir o máximo de informações que puder e busque pontos de vista diferentes. Lembre-se também de pesquisar a grade dos cursos (muitas universidades a disponibilizam em seus sites).

3) Avalie se as possibilidades que essas carreiras lhe oferecem estão de acordo com seus objetivos de vida

Depois do primeiro e do segundo passos, você provavelmente reduziu seu leque de profissões possíveis para algumas poucas opções. O desafio é que, por ter reunido muita informação, você talvez curta bastante todas as que restaram. Como decidir? Este terceiro passo é recomendável tanto para o desempate quanto para a prova final, caso você já tenha se decidido.

Agora é hora de pensar um pouco mais longe e considerar a carreira que você quer. Carreira é diferente de profissão, embora as pessoas normalmente confundam as duas coisas. Para entender melhor: ser médico é uma profissão que permite várias carreiras – você pode ser cirurgião plástico com clínica própria ou ser um pediatra em um país africano pelo Médicos Sem Fronteiras, por exemplo.

A sua carreira está ligada ao seu objetivo de vida a longo prazo. Você não precisa ter esse objetivo claro tão cedo, mas já é possível ter noção do que você está disposto e do que não está disposto a fazer. E a terceira etapa da sua busca envolve avaliar se as profissões que tem em mente condizem com esse objetivo e com outras ambições que possa ter.

Se você tem o objetivo de morar fora do Brasil, pode avaliar qual das profissões lhe dá maiores chances para conseguir isso. É claro que esse não deve ser seu único critério, mas pode ser um ponto a considerar. Se você quer fazer carreira no exterior e está em dúvida entre Direito e Relações Internacionais, terá mais chance de fazer isso com o segundo curso. Caso considere fazer Publicidade e Propaganda, é bem provável que tenha de trabalhar no eixo Rio – São Paulo. Se você mora em outro estado, estaria disposto a se mudar? Embora não deva ser o aspecto principal na escolha de uma profissão, o salário é outro fator que vale ser considerado nesta terceira etapa (especialmente se você busca um alto padrão de vida).

O que apresentamos aqui foi um caminho possível para a escolha de uma profissão. Embora existam muitos outros, o autoconhecimento e a pesquisa permanecem sendo os elementos centrais do processo.

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Fonte: Como escolher uma profissão – Geekie Games

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A influência da inteligência artificial no mercado – a inovação das máquinas no século XXI

A tecnologia está reformulando a visão e maneira de pensar de toda a população mundial, visto que sua evolução está cada vez mais rápida e presente no nosso cotidiano. A Inteligência Artificial é uma ciência que há muitos anos é estudada para otimizar o tempo em processos realizados por homens, gerando maior receita, produtividade e encurtando despesas. Uma das polêmicas que permeiam esse tema é a obsolescência do homem, porém, isso é totalmente reversível com a reformulação da educação dessa e das próximas gerações, havendo a adaptação frente a esse novo modelo, reforçando a ideia do papel fundamental que o homem tem e a tecnologia torne-se uma aliada.

Existem muitas tecnologias de AI inseridas no dia a dia, um exemplo simples e recorrente desse tipo de inteligência pode ser encontrado no próprio Iphone ao buscar uma informação com a assistente Siri, ou ainda no próprio ambiente empresarial ao selecionar os melhores perfis de candidatos para uma vaga de emprego, com robôs ou softwares. Algumas empresas internacionais já são adeptas a essa tecnologia e utilizam esse método. Outro exemplo da complexidade dessa tecnologia que está presente diariamente é a que o Professor Coriolano Camargo Ph.D, Coordenador do Programa Nacional de pós-graduação em Direito Digital Compliance do Damásio menciona “Atualmente existe a capacidade de comunicação das máquinas com humanos a partir de meios digitais. Nesse caso, estamos falando dos famosos chatbots, que fazem a compreensão das mensagens – de texto ou voz – e correspondem com base nos aprendizados da máquina. Em resumo, isso significa que muitas das aplicações em Inteligência Artificial são, na verdade, uma combinação dessas automações, técnicas e aprimoramentos, que envolvem redes neurais artificiais, Machine Learning, Deep Learning, entre outras. ”

O advento da disruptura tecnológica causou a ascensão da economia no mundo. Segundo o estudo realizado em 17 países pela Research and Markets, o mercado global de Inteligência Artificial crescerá 43% atingindo cerca de US$ 23,4 bilhões até 2025. O mercado de automatização por exemplo, é um dos que tendem a crescer significativamente com a produção de máquinas e robôs. De acordo com a pesquisa realizada pela Accenture Research, os 3 canais de crescimento impulsionados pela AI são: a automatização inteligente, reforço da mão de obra e capital e a difusão da inovação.

A Inteligência Artificial será um grande benefício para as empresas por decorrência do crescimento econômico, produtividade e inovação. Segundo Coriolano Camargo uma inovação em ascensão nas empresas estará fortemente atrelada ao E-Commerce e consequentemente no comportamento do consumidor e sua experiência “Através de uma análise comportamental do consumidor, por exemplo, é possível estimar quando será sua próxima compra, se há chances de fazer o cancelamento de um cartão de crédito ou mesmo identificar qual a probabilidade de recompra em um estabelecimento comercial. ” Conclui Coriolano.

Apesar de todo o progresso científico até o momento, ainda há muitos estudos e experiências a serem realizados, mas certamente já podemos visualizar que um pedaço do futuro está se construindo no agora e não só as empresas, como toda a humanidade passará por um processo de muitas mudanças.

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Empregabilidade — O Conceito De Manter-Se Ativo No Mercado De Trabalho

Você sabe o que significa o termo empregabilidade? Por definição, podemos dizer que remete à capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego, assim como a de manter-se empregado.

Com a alta competitividade no mercado de trabalho, conquistar o seu lugar não é uma tarefa fácil. Atualmente, as empresas estão cada vez mais exigentes e optando por currículos que demonstrem mais experiência e conhecimento da área.

Quer saber mais sobre o assunto e conferir maneiras de garantir a empregabilidade? Então continue lendo este artigo!

Como melhorar a empregabilidade?

Provavelmente, você já passou por uma fase difícil, em que estava desempregado e não via oportunidades surgindo. Pode até ser que você esteja passando por essa fase agora mesmo. Mas não desanime! Existem algumas maneiras de você melhorar sua empregabilidade e, assim, como consequência, aumentar suas chances no mercado de trabalho.

Vamos conferir algumas práticas que você pode aderir para isso?

Faça cursos

Procure por cursos de capacitação e especialização. Podem ser pequenos cursos on-line ou investir um tempo a mais em uma pós-graduação presencial, por exemplo. Não precisamos nem dizer o quanto isso ajudará em seu currículo e sua bagagem, não é mesmo? Afinal, conhecimento nunca é demais!

Além disso, aprenda outras línguas e se envolva em projetos e ações voluntárias.

Mantenha-se informado

Estar atualizado sobre as notícias do mundo e do mercado é fator fundamental para melhorar suas chances de emprego. Leia os veículos de informação e, sempre que possível, debata sobre ideias e acontecimentos atuais. Isso também ajuda a melhorar a sua comunicação e argumentação, além de aprender a ouvir as opiniões diferentes da sua.

Desenvolva novas atividades

Aprenda coisas diferentes das vinculadas à sua área de atuação. Competências são sempre bem-vindas e não há nada que não forneça conhecimento a nós! Por isso, conheça outros nichos e esteja aberto a novas oportunidades. Quem sabe você não se dá conta de que tem aptidão para outras áreas e tarefas?

Faça uma autoavaliação

autoconhecimento é muito importante, por isso, reflita sobre sua trajetória até aqui. Coloque no papel seus pontos fortes, fracos e o que precisa melhorar. Pense: você está se esforçando o máximo que pode?

Lembre-se de viver um dia após o outro e tenha  calma. Desesperar-se não vai ajudar, pois assim você ficará desanimado, desmotivado e não irá conseguir enxergar as soluções e oportunidades que aparecerem.

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INTRAEMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo aos poucos foi ganhando espaço e transformando a realidade de pessoas e também do mercado. A autonomia de ter seu próprio negócio, passou a ser uma escolha para aqueles que não conseguem se (re)colocar no mercado de trabalho ou optaram por ter seu negócio. Ser seu próprio chefe, construir enquanto aprende na prática, além de ser visto com bons olhos pelos outros CEOs, investidores e líderes, é uma experiência enriquecedora em conhecimento.

Com as mudanças administrativas e tecnológicas, outro tipo de empreendimento passou a ser de extrema importância no mercado de trabalho, chamado de intraempreendedorismo.  O intraempreendedor é o colaborador que empreende dentro de suas funções na corporação onde trabalha, exercendo suas potencialidades para desenvolver propostas inovadoras, autônomas e ousadas, sem necessariamente abrir um negócio desde o início.

Para que essa seja uma realidade nas empresas, um ponto relevante é identificar se essa característica está inserida na cultura organizacional da instituição.

É fundamental entender o modo como os líderes incentivam sua equipe a serem independentes e terem a liberdade que precisam para sugerir novas ideias, que podem resultar em lançamentos ou melhoria de produtos que auxiliam seu público e alcançam metas com mais eficácia e rapidez.

Segundo a Gerente de Recursos Humanos da Adtalem Educacional do Brasil Larissa Colombo, é importante ressaltar que as empresas que adotam a cultura intraempreendedora e selecionam esses perfis de colaboradores no seu time, estão em vantagem. “O intraempreendedorismo sem sombra de dúvidas faz com que a empresa seja mais competitiva no mercado em que atua, mas é essencial, para o sucesso do negócio, um forte alinhamento entre todos envolvidos. ” Afirma Larissa.

Empresas e negócios são formados não só por processos, mas principalmente pessoas e relações humanas, desse modo, algumas características intraempreendedoras geralmente estão ligadas a liderança, sendo elas: a boa comunicação, criatividade, motivação e foco.

Você gostou? Comece agora a aplicar seus conhecimentos e faça a diferença sendo um intraempreendedor de sucesso!

 

 

 

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Inglês Corporativo

Atualmente, o inglês é um idioma muito utilizado para a comunicação em geral no mundo, por isso se tornou uma segunda língua. A inserção do inglês no mercado de trabalho antes parecia necessário apenas em grandes organizações, mas devido a globalização esse ponto já não é mais visto da mesma forma pelas empresas ao se tratar de negócios.

Imagine que hoje você precisa conduzir uma reunião, mas que estarão presentes alguns estrangeiros, você estaria seguro para passar uma comunicação inteligível? Se a resposta for não, é sinal de que você precisa investir no seu conhecimento, pois além de segurança, você irá adquirir muitos benefícios a curto e médio prazo. Assim que pensamos em aprender algo novo, temos que explorar o desconhecido, para se tonar comum no nosso dia a dia, como as expressões utilizadas no ambiente corporativo. Você as conhece e está por dentro dessa nova tendência? Veja alguns exemplos: budget (dinheiro), deadline (prazo), meeting (reunião presencial), report (relatório), ASAP (essa é a abreviação de “As soon as possible” quer dizer urgente), attachment (anexo), kick-off (pontapé inicial), target (público alvo), to do (lista de tarefas), FYI (para sua informação) call (reunião por telefone), default (padrão), downsizing (redução dos níveis hierárquicos de uma empresa), entre outras…

Os benefícios de estudar esse idioma focado na carreira são diversos: acompanhar o mercado ao aprimorar suas habilidades, trabalhar numa multinacional – suas chances serão maiores, saber se comunicar em reuniões com sócios ou membros das empresas internacionais, ampliação do vocabulário e networking, compreender outra cultura e consequentemente se comunicar melhor comercialmente, persuadir com facilidade, viagens a trabalho, melhores posições em cargos e remuneração e etc…

O destaque profissional acontecerá naturalmente, conforme praticar o inglês e suas competências no dia a dia da empresa, com foco em solucionar problemas simples ou complexos.

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Marketing Pessoal

Todos causamos uma primeira impressão, por essa razão, o marketing pessoal é um mecanismo usado para auxiliar a “vender” uma boa imagem. Muito mais do que apenas se auto promover, ele é um conjunto de maneiras e possibilidades que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira mais positiva.

A marca pessoal é um ponto que podemos sempre melhorar. Veja algumas dicas de como investir na sua carreira através da sua imagem:

  • Defina seu objetivo
    Questione quais são suas metas e onde quer chegar trabalhando sua marca. Insira atitudes de acordo de como quer ser lembrado e trabalhe em você mesmo.
  • Cause uma boa impressão sendo seu próprio cartão de visita
    Manter uma boa imagem esteticamente, demonstrando cuidados consigo mesmo é algo visto positivamente. Sua influência será de alguém confiante, com autoestima e em quem as pessoas podem confiar. Vista-se como você deseja ser daqui 5 anos, imagine que conseguiu o cargo que almeja e precisa estar adequado para o momento.
  • Proatividade
    Tenha atitude, mostre que pensa de forma positiva e proponha soluções. Desenvolva perspicácia para saber identificar rapidamente um problema e pensar na melhor saída para ele, isso é fundamental. A proatividade chama a atenção positivamente dos colegas de trabalho e também dos gestores.
  • Liderança
    Visão e estratégia são duas importantes características das diversas que um líder possui. Saiba onde quer chegar e quais os caminhos te levará ao êxito de um projeto, com o trabalho e inteligência coletiva. A liderança está diariamente desenvolvendo a si mesmo e terceiros também que essa somatória seja fruto de melhores resultados.
  • Originalidade
    Suas características pessoais são uma das fórmulas para deixar sua marca registrada na mente das pessoas. Se referindo ao visual, talvez um acessório que diga sobre sua personalidade, seja em cores ou formas, além do seu modo de ser, com suas qualidades genuínas que são pontos que o fazem se destacar.

Atualmente as redes sociais são usadas com frequência e é preciso estar atento aos conteúdos que são postados páginas pessoais, pois isso pode influenciar de forma positiva ou negativa. Um exemplo recorrente, são os recrutadores buscarem o perfil em mídias sociais para conhecerem melhor os candidatos; quanto a isso uma recomendação é que as postagens sejam atualizadas e inovadoras. Siga perfis e blogs de pessoas profissionalmente influentes para se atualizar e investir no seu conhecimento. O tipo de conteúdo que você consome, poderá ser um degrau importante para construir seu marketing pessoal e obter sucesso.

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As vantagens de fazer uma Graduação EAD

As constantes mudanças na tecnologia e economia refletem na forma de consumo da população, incluindo investimento na educação. Para acompanhar o mercado, novas modalidades e cursos surgem e facilitam o acesso à educação, podendo realizar uma graduação a distância, com carga horária, qualidade, acompanhamento de professores e tutores e metodologia de ensino interativa igual ao de um curso presencial.
As vantagens do EAD são: flexibilidade de horários, preços mais econômicos em relação aos presenciais, autonomia de estar quando e onde quiser para participar das aulas, independência no aprendizado e agilidade com tecnologias. Além disso, algumas habilidades como responsabilidade, disciplina e proatividade são desenvolvidas pelo estudante e bem vistas pelo mercado no momento de concorrer a uma vaga.
Os cursos online são uma ótima escolha para determinados perfis que buscam uma rápida formação, sem abrir mão da capacidade de obter bons conhecimentos e aplica-los para se tornar um profissional de sucesso.

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A importância do inglês no mercado globalizado

O avanço tecnológico e a constante evolução nos sistemas de comunicação proporcionaram uma grande mudança no cenário global e consequentemente no mercado de trabalho.
A tecnologia aproximou as relações humanas, aumentando a velocidade nas trocas de conhecimentos culturais, criação de novos mercados, profissões e dinamismo no ambiente de negócios.
Essa mudança deve-se ao fato da globalização, que tornou o inglês como essencial e não mais um diferencial, tanto para os profissionais com cargos mais elevados, até as funções mais simples. O profissional que deseja corresponder às necessidades de mercado, sabe que além de suas habilidades e experiências, é necessário investir em formação acadêmica e cultural para ter crescimento de carreira e garantir competitividade no mercado de trabalho.
Ter domínio da língua inglesa é um dos pré-requisitos mais solicitados em diversas vagas atualmente, pela necessidade de interação em situações do dia a dia, relacionadas a assuntos de trabalho ou interações sociais.
No cotidiano a influência do inglês está inserida nos vocabulários e passou a ser comum. Palavras como: jeans, outdoor, notebook, download, feedback, networking, business são usadas diversas vezes.
Por isso, permita-se sempre aprender culturas e novas línguas.
Conheça nossos cursos e benefícios.

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