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Graduação

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Engenharia de Produção

  • Início das aulas 19/08/2019
  • Duração 10 semestres
  • Mensalidade
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Notícias

#Aposentadoria #Atualidades #GovernodoBrasil #Política #ReformadaPrevidência
Entenda a reforma da previdência no Brasil de maneira simples

Quando nos deparamos com algumas pautas do governo, muitas coisas não ficam totalmente bem esclarecidas e nós fazemos aquelas famosas perguntas: O quê? Quem? Como? Por quê? Um exemplo atual é a reforma da previdência, que há anos vem sendo tema de debate pelas autoridades com papéis importantes na economia e política brasileira.

Nesse conteúdo vamos entender juntos de forma mais simplificada um assunto que definirá o seu futuro e o de milhões de brasileiros.


Motivação para a reforma

Segundo o Governo Federal, no Brasil o modelo de previdência é o “contributivo solidário” onde os trabalhadores ativos no mercado custeiam o benefício para os inativos. Dessa forma, os mesmos que são ativos hoje, serão beneficiados futuramente. Teoricamente esse método funcionaria se algumas alterações demográficas não ocorressem como tem sido na atual conjuntura. Segundo o IBGE, ao longo dos últimos anos houve um maior índice de envelhecimento populacional e baixa taxa de natalidade e por decorrência disso, o número de pessoas que precisam da previdência também aumentou e restaram poucos ativos no mercado. A consequência disso se reflete na população com a falta de pagamento das contas básicas, que desencadeiam com todo o conjunto um desequilíbrio na economia, causando déficits em alguns setores do país.

 

Como ficará a reforma da previdência? Veja a proposta atual e alternativa para a reforma:

Fonte: O Globo

 

O que mudará?

As principais mudanças se a proposta for aprovada serão o tempo de contribuição e a idade mínima para os sexos feminino (62 anos) e masculino (65 anos), com algumas exceções para os militares, professores e servidores públicos.

 

O que o governo espera com a reforma da previdência em 2019?

Pelo contexto da economia no Brasil, o foco do governo será “tirar o país do vermelho” com os números, repensando os custos com as reformas previdenciárias e privadas. As mudanças ainda não podem ser afirmadas, pois, dependerão das aprovações no Congresso para acontecerem.

 

Segundo a Folha de SP, a reforma causará impacto na economia “A agência de classificação de risco Moody’s espera que a reforma da previdência seja aprovada ainda em 2019, mas a economia gerada com as novas regras para aposentadoria deve ficar entre R$ 600 e R$ 800 bilhões. O projeto apresentado pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) prevê corte de 1,1 trilhão em dez anos” conclui.

 

Esse artigo foi útil para você? Esperamos que sim! Nesse momento é necessário manter-se bem informado para compreender as mudanças e os direitos dos brasileiros futuramente. Atualize-se sempre com fontes confiáveis.

 

Fonte: Folha De SP/ Governo do Brasil

 

 

 

 

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Preços acessíveis e apoio presencial? Conheça o semipresencial Wyden!

O que é Semipresencial? 

Trata-se de uma maneira de estudos versátil, que se adapta aos seus horários e à sua rotina, mas ao mesmo tempo fornece um suporte extra de no acompanhamento dos tutores. O ensino Semipresencial é adaptado para alunos que procuram por preços acessíveis e flexibilidade na rotina, assim como os alunos EAD.

Para muitas pessoas a ideia de não estar presente na sala de aula pode assustar um pouco, pois, há um pensamento pré-estabelecido pelo senso comum em que o aprendizado só é efetivo de forma presencial, mas por intermédio da tecnologia, hoje temos muitas formas de facilitar e qualificar o ensino, sendo assim, esse pensamento não passa de uma ideia a ser desmistificada. Confira algumas vantagens do ensino semipresencial:

Vantagens no ensino Semipresencial

De acordo com o último Censo Superior em 2017, a participação da modalidade a distância nas novas matrículas está cada vez maior e a tendência é que a proporção se iguale até 2021. Dentre esses números, é considerado também a modalidade Semipresencial, onde também pode-se notar a valorização dessa modalidade nos últimos anos.

Estudar a distância é mesmo uma tarefa que exige comprometimento e disciplina, não é? Mas calma! Se você pensa que não se adapta com essa modalidade, a Wyden oferece um novo modelo de estudos semipresencial para você que precisa de flexibilidade, tempo e preços acessíveis. Cabe na sua vida, no seu tempo e no seu bolso!

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#Carreira #Graduação #InteligênciaEmocional #Mercado #Pósgraduação
Aprenda em 3 passos como utilizar a inteligência emocional no mercado de trabalho

O conceito da inteligência emocional surgiu na década de 90 e é uma importante área no estudo da Psicologia. Esse conceito que tem sido muito valorizado nas empresas e nos relacionamentos interpessoais nos dias de hoje e para entender esse tema precisamos falar sobre emoções.

O que é emoção?

Todos as possuímos e sabemos a intensidade e a rapidez de como ocorrem e como reagimos diante delas, mas de forma resumida, as emoções são estímulos causados no cérebro que geram um mecanismo de “respostas rápidas” e se refletem em algumas atitudes baseadas nas emoções.

Um exemplo muito recorrente dessas “respostas rápidas” no dia a dia, é quando precisamos lidar com algum contratempo ou ainda, ser avaliado durante aquela prova que definirá seu futuro. As duas situações te lembram uma certa tensão? Então, esses são os feedbacks de suas emoções perante um desafio.

Inteligência Emocional

Abordando o assunto emoção e mercado de trabalho, não podemos deixar de falar sobre o que é a inteligência emocional. De acordo com a Palestrante e Professora Jacqueline Sobral, a inteligência emocional é uma forma de gerenciar os sentimentos “A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e administrar suas próprias emoções, e reconhecer compreender e influenciar as emoções dos outros. ” Afirma.

Saber utilizar isso ao seu favor e claro, treinar continuamente, te trará alguns benefícios como:

  • Aumento da autoestima e confiança;
  • Os relacionamentos interpessoais apresentarão melhora significativa;
  • Seu senso de responsabilidade será maior e assim tomará decisões com mais clareza, alinhado com seus objetivos e valores;
  • A organização do seu tempo será maior e sua produtividade crescerá ainda mais;

 

Como colocar a inteligência emocional em prática?

 Baseado no livro Inteligência Emocional do Psicólogo Daniel Goleman, listamos 5 passos para você usar essa ferramenta ao seu favor seguindo cada um, veja:

Dica #1 AUTOCONHECIMENTO

Conforme mencionado pela Professora Jacqueline, obter a inteligência nas emoções é pensar nas suas formas de lidar com as situações, assim como também influenciar os terceiros, mas isso só é possível se você tiver autoconhecimento emocional suficiente para praticar de maneira eficaz. O que você gosta? O que não gosta? No que é bom? Tem algum hobby? Se descubra!

Dica #2 AUTOCONTROLE

Sabe explicar suas reações emocionais? Seja observador consigo mesmo, se examine. Quando nos policiamos e ao contrário de agir conforme o momento, paramos, respiramos e observamos, alguns porquês começam a surgir e ter mais clareza, e assim você terá atitudes convenientes e prudentes, agindo com a perspicácia necessária.

Dica #3 AUTOMOTIVAÇÃO

Já percebeu que para muitas coisas no decorrer de nossas vidas precisamos acreditar primeiro em nós mesmos para que depois acreditem em nós? Sim, tudo começa com gente mesmo e por isso, a automotivação é essencial para manter sonhos e metas ativos e também ter atitudes inteligentes.

Dica #4 ENXERGANDO COM OS OLHOS ALHEIOS

Praticando a empatia, você terá maior compreensão dos outros e de si mesmo, além de conseguir articular suas relações e obter progressos importantes. Conhecer o mundo com pontos diferentes do seu pode agregar aos seus valores e intelecto.

Dica #5 RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Ao longo da sua carreira é necessário manter um equilíbrio nas relações e ter um alinhamento entre coração e razão, pois, assim as chances de não cometer deslizes será maior e você conseguirá sucesso em suas ações pensadas e não apenas baseadas nas emoções ao se relacionar e guiar as emoções de alguma pessoa. Ao dominar esse tópico, o ambiente e as relações serão leves e positivas.

Leia também: 4 Livros para alavancar sua carreira! 

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Networking: qual o limite entre oportunidade e oportunismo?

O networking é necessário para impulsionar seus saltos para novas oportunidades e conhecimentos na sua carreira, sendo assim, funciona como uma corrente onde os elos entre os gomos são feitos através de trocas no âmbito profissional, mas de forma humanizada.

 

Uma boa explicação é o conceito de José Augusto Minarelli, autor do livro “Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional” (Ed. Saraiva). Minarelli diz que “networking é algo de extremo valor para a vida e para a carreira; é um pouco diferente da visão norte-americana, que é focada apenas em negócio; para nós, é mais humanista, uma vez que é uma atitude, uma forma de se relacionar com as pessoas que valoriza a convivência em benefícios de todos. O networking não é uma via de mão única, e não dever ser encarado como uma agenda de pessoas que podem oferecer algo”.

Diante do cenário que estamos vivendo em nosso país, algumas pessoas têm distorcido esse conceito e pensam estar ampliando o networking, enquanto, na verdade, a aproximação acontece por interesse. Vejamos esta situação em um exemplo recorrente no momento do networking:

Você “conhece” alguém em um evento; troca cartão e, no dia seguinte, começa a receber propostas e “oportunidades” que não te interessam em nada ou, então, mensagens no LinkedIn, com o seguinte teor: “Bom dia, tudo bem? Estou em busca da minha recolocação no mercado, você poderia me indicar para alguma vaga? ”.

Se você é adepto desse hábito, um alerta: Pare agora! Isso não é bem visto e você passar a ser enxergado como aproveitador e além disso, essa atitude não vai deixar você mais próximo do seu contato.

Então, como fazer networking sem parecer oportunista?

Dica #1: Os colegas da faculdade é um caminho rico para a construção da rede de relacionamentos durante e após a graduação. É provável que depois da faculdade, você ainda cruze no mercado de trabalho com pessoas com a qual passou um bom período durante a sua graduação, elas poderão ajudar com alguma indicação ou uma oportunidade de carreira. Muitas oportunidades de trabalho advêm de relacionamentos, portanto, a recomendação de um professor, por exemplo, pode fazer muita diferença.

Dica #2: Não procure as pessoas só quando precisa de ajuda; a boa prática do networking é ajudar sem querer nada em troca. A sinergia que construímos com determinadas pessoas, nos estimulam a não agir por interesse apenas, mas que seja uma relação de mão dupla.

Dica #3: O contato de forma digital deve ter o mesmo cuidado que a pessoal, portanto, uma atitude ineficaz é ficar disparando convite na rede do LinkedIn sem personalizar a mensagem, enchendo a caixa de e-mail de um possível recrutador, isso é perda de tempo. Ah! E as caixas de e-mails reconhecem mensagens repetidas de pessoas desconhecidas, isso é SPAM. Não queime oportunidades.

Dica #4: Construa relações sinceras, comece com coisas básicas e importantes; deseje parabéns aos seus contatos, afinal, quem não gosta de ser lembrado no dia do seu aniversário? Embora pense que não tenha nada a oferecer às pessoas, leia o artigo anterior sobre “Marketing Pessoal” e saiba como poderá ajudar se ajudar e também as outras pessoas com o seu talento.

Dica #5: Chegue um pouquinho antes do horário da palestra ou evento, comece conversando com as pessoas – e isso em qualquer lugar que você for – será muito importante para que os diálogos fluam naturalmente e você pratique sem medo. Outro ponto que auxiliará é saber falar sobre você, sabe o que isso significa? autoconhecimento.

O networking não deve ser encarado com um ato interesseiro. Esteja preparado para “doar” e “receber”, pois, utilizando de forma certa, a prática será sua aliada na construção de uma carreira de sucesso. Habitue-se a conversar com as pessoas em todo lugar que estiver e o mais importante, seja interessado nas pessoas – e não nas coisas.

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As redes sociais e o mercado de trabalho

Já parou para avaliar como tem se apresentado nas redes sociais? Parece ser algo simples, porém, esse critério de análise nas mídias digitais tem sido adotado por várias empresas durante os processos de seleção. Através do perfil do candidato, podem surgir muitas informações que transmitem comportamentos que acabam comprometendo a sua inserção no mercado de trabalho.

 

Precauções nas redes sociais x mercado de trabalho

Devemos estar atentos, pois, por mais que todos tenham uma vida social – e que seja para nós “nossa vida particular” – enquanto seres sociais, estamos envoltos em um mundo globalizado, no qual as relações de trabalho permeiam as pessoais e comportamentos e atitudes fora do ambiente de trabalho acabam por se refletir no posicionamento dentro das organizações.

Nós estamos conectados diariamente durante longos períodos do dia, fazendo com que o uso das redes sociais se tornem cada vez mais rotineiro e pessoal, mas é importante que você policie suas atitudes porque há uma linha tênue que define comportamentos positivos e negativos, onde muitas vezes os usuários não percebem que tem ostentado uma imagem mais negativa do que positiva e consequentemente acabando com quaisquer oportunidades por falta de equilíbrio, então, pense sempre antes de postar algo.

Como viver em sociedade é seguir regras e normas, há certos padrões de comportamentos que acabam se tornando estereotipados e nos fazem refletir sobre o profissional que queremos para atuar em uma equipe.

Você pode questionar, “Mas é tão sério assim? ”, mais do que se imagina! É preciso cuidar da imagem que se está construindo, principalmente para os profissionais que estão iniciando suas carreiras ou mesmo tentando recolocação no mercado de trabalho. Esse é o momento de consolidar o networking ou pôr tudo por ‘água a baixo’.

Como saber se minhas postagens estão sendo convenientes para minha imagem?

Procure refletir sobre o que você quer passar para as pessoas, e sobre os seus objetivos de carreira; tenha sempre em mente que suas atitudes vão trazer consequências tanto positivas quanto negativas; administre bem suas emoções – o autoconhecimento é passo fundamental nesse processo –  abrindo caminhos para estabelecer boas conexões por meio das redes sociais, principalmente o LinkedIn, que será um grande facilitador para potencializar seu networking e se fazer presente todo tempo. Pode ser por intermédio dele que aquela oportunidade de estágio, trabalho ou até uma recolocação no mercado de trabalho possa surgir.

Então antes de postar, pense naquela reflexão que um dia você deve ter escutado:

  • O que você transmitirá, é verdade?
  • O que você postar vai agregar algo a alguém ou até a si mesmo?
  • Convém a você postar aquilo? Irá de certa forma resolver uma situação?

Dicas de conteúdos que podem ser compartilhados na rede social

Você pode publicar artigos que já escreveu, livros relacionados a sua área de formação ou de interesse, comentar participações em eventos palestras ou congressos e para descontrair, compartilhar algum momento que tenha sido um marco na sua vida, alguns conteúdos com humor inteligente, entre outros.

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Autoconhecimento e carreira profissional: como se relacionam?

Você já parou para pensar que o autoconhecimento influencia, e muito, no alcance do seu sucesso profissional?
Você realmente se conhece? Sabe o que lhe causa os mais diversos sentimentos? Tem clareza dos estímulos que lhe proporcionam emoções negativas? Tem definido o que “sucesso” significa para você?

O autoconhecimento vai além de estar ciente das próprias forças e fraquezas, significa investigar a sua própria subjetividade, ou seja, as suas particularidades como indivíduo. Quando nos dedicamos à percepção dos nossos valores, crenças, sentimentos e pensamentos, passamos a voltar a nossa atenção para quem realmente somos.

Saber quem realmente somos, proporciona o escolher consciente, que leva em conta os nossos princípios, desejos e vontades, conduzindo-nos consequentemente, para decisões mais assertivas. Segundo Elisandra Felex, Coach e Sócia Fundadora da Felex Coaching e Consultoria, conhecer suas potencialidades e ter pontos bem definidos sobre você mesmo é essencial para a carreira Potencializar e aproveitar seus recursos internos, seus talentos natos, suas competências, seu propósito, certamente te ajudará a encontrar uma carreira profissional que fará total sentido na sua vida e dessa forma viverá do que realmente acredita e de acordo com os seus valores pessoais” afirma Elisandra.

A Coach de carreira provoca ainda uma reflexão no olhar para si mesmo e suas ações “Cada Ser é Único, cada um traz uma história de vida, desejos e sonhos, olhar para dentro de si é descobrir talentos e motivos para escolher e viver uma profissão. De acordo com Mario Sergio Cortella: “Temos de trabalhar! Podemos fazê-lo para mera obtenção da sobrevivência ou também como um modo de marcar nossa presença no mundo! ”.

 Então deixo esta reflexão: Quais histórias você quer deixar para o mundo? ” Conclui.

Pode-se dizer, portanto, que o sucesso profissional está vinculado ao alinhamento entre as próprias escolhas e o conhecimento que se tem de si. Entende agora como Autoconhecimento e carreira profissional se relacionam e o quão definidor pode ser na sua trajetória?

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Fonte: Elisandra Felex

 

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3 Passos para criar seu plano de carreira

Muitas profissionais querem atingir metas de médio e longo prazo, mas muitas vezes esquecem de se fazerem perguntas decisivas para trilharem até seu objetivo.  A verdade é que não existe fórmula para o sucesso e sim meios inteligentes de se caminhar até ele, por isso, o planejamento é essencial na hora de escolher a direção correta. Algumas dicas de organização dessas metas podem o auxiliar para entender suas ambições profissionais com clareza, e consequentemente auxiliar a construir seu plano de carreira:

1. Entenda onde você quer chegar

O primeiro passo para conseguir criar um plano de carreira eficiente é entender onde você quer chegar, quais são as suas metas profissionais, assim como as pessoais, pois ambas precisam estar alinhadas. Defina prazos, por exemplo, em cinco anos em qual posição você gostaria de trabalhar? Quais conhecimentos pretende adquirir?

 Liste todas as suas ambições em curto, médio e longo prazo e reflita. Depois de analisar risque alguns itens e de forma realista deixe apenas aquilo que se vê fazendo no futuro.

2. Identifique suas competências profissionais

Após definir quais são os seus principais objetivos, é necessário também identificar quais competências você possui e quais deverá adquirir durante a sua trajetória profissional. Além disso, é ideal também observar pontos que devem ser desenvolvidos e precisam receber maior atenção para haver amadurecimento profissional e crescimento pessoal.

3. Crie planos de ações, mova-se!

Após todo o processo de planejamento, nada será concretizado sem a aplicação de ações assertivas, ou seja, resumidamente, se você deseja alcançar tal posição profissional em um determinado prazo, é fundamental que você se dedique fazendo cursos de especialização, fique sempre atualizado com as principais tendências da sua área, converse com profissionais mais experientes e tenha contato com diferentes visões. Sem dúvidas, esse processo contribuirá para aumentar a seu repertório intelectual, além de abrir portas no mercado de trabalho.

É importante ter em mente que o desenvolvimento de carreira é algo contínuo e será por toda a sua vida, sendo assim, uma busca constante por aprendizado será uma realidade muito presente.

A adição de novas habilidades e experiências desafiadoras farão parte da sua trajetória, sendo assim, uma das principais razões para que você saiba elaborar um plano de carreira é ter o controle de seus ganhos, perdas, evoluções, inclusão de novas metas ou até mesmo a mudança de direção em relação a realização de sonhos profissionais. Quando há o planejamento e dedicação, as chances de obter êxito são maiores.

O sucesso profissional é um termo amplo e relativo, por isso, estar feliz com seu desempenho, função e consigo mesmo é um parâmetro para essa definição, pois, na prática pode se caracterizar de várias formas para as pessoas.

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6 Dicas Para Você Organizar Sua Vida Universitária

Conseguir conciliar a vida universitária com outras tarefas do dia a dia não é algo fácil. Sabemos que você tem uma rotina pesada nos estudos, atividades pessoais e muitas vezes ainda precisa conciliar com o trabalho.

Em qualquer momento de nossas vidas, ter equilíbrio é essencial. Com o amontoado de atividades realizadas por quem é universitário, conseguir se organizar e reservar um tempo para todas as tarefas parece ser difícil. No entanto, a mudança de alguns hábitos pode ajudar você se organizar e obter um melhor aproveitamento do seu tempo, veja:

1. Disciplina para seguir uma rotina

A rotina é importante para que você esteja habituado e consiga organizar suas tarefas, seguindo um padrão e evitando esquecimentos. Com o tempo, você vai se acostumar.

2. Tenha uma agenda

Uma agenda é uma das melhores maneiras de se organizar! Pode ser de papel ou mesmo utilizar recursos on-line, como aplicativos ou o e-mail.

Anote todas as datas de provas, horários de aula, reuniões em grupo e outros eventos que achar importante. Coloque também os afazeres profissionais (reunião, horas extras) e pessoais (consultas médicas, problemas para resolver no banco, etc).

3. Separe um momento apenas para os estudos

Pense no tempo livre que você tem durante o dia e utilize para realizar resumos do que foi aprendido em sala de aula. É importante que isso seja feito diariamente, de preferência após o período de ensino, assim fica mais fácil fixar a matéria.

Se você não possui o dia livre, pela demanda no trabalho, tente revisar parte dos conteúdos em pelo menos 20 minutos no seu horário de almoço todos os dias, isso ajudará a organizar seus estudos, refrescar o conteúdo aprendido e ainda otimizará seu tempo para quando a época de provas chegar.

4. Cuidado com os excessos

Tanto os excessos de estudos como o de noitadas devem ser evitados! O equilíbrio é sempre uma boa escolha. Estudo demais não fará bem ao seu psicológico, sua mente ficará cansada e seu rendimento cairá — tanto nas aulas quanto no trabalho.

Assim como noites em claro em baladas também não farão bem a você. Priorize uma boa noite de sono.

5. Liste suas tarefas por prioridade

Com o uso da agenda, você consegue listar o que é prioritário. Utilize cores diferentes para determinar isso. Assim, você saberá o que deve fazer com mais urgência e o que pode esperar, se tiver um imprevisto.

6. Tente manter a calma!

Sabemos que a vida universitária pode ser bastante estressante. Mas manter a calma é a melhor maneira de conseguir obter clareza dos acontecimentos e, assim, chegar a uma solução. Além disso, o estresse pode trazer problemas de saúde, de memorização e concentração — o que pode prejudicar os seus esforços.

Gostou de nossas dicas para organizar sua rotina? Coloque-as em prática e tenha uma vida universitária mais leve! Assim, você pode aproveitar melhor todas as experiências que esse momento traz.

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5 maneiras de se reinventar profissionalmente

Qual é a motivação que te faz acordar e dedicar-se ao trabalho todos os dias? Se essa resposta demorar a aparecer, ou mesmo você respondendo, considerar a resposta superficial, é sinal de que você precisa repensar seus objetivos de carreira e qualidade de vida profissional.

De acordo com a pesquisa do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho – ferramenta que mede a percepção dos brasileiros em relação
à qualidade de vida no trabalho –  houve uma queda no número de brasileiros insatisfeitos no trabalho, apontando 6,83 em 2017 (em uma escala de 0 a 10), e 5,91 em 2018, apresentando uma diferença de 13% comparado ao mesmo período de 2017.  Os fatores com o pior índice de avaliação foram as categorias: reconhecimento e oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A insatisfação profissional é mais comum do que imaginamos e visando fazer com que você não entre nesse número e se torne uma estatística, listamos algumas dicas que você pode colocar em prática para mudar essa realidade ou sente que é a hora de reinventar-se:

  • Entenda a visão dos outros a seu respeito.

É importante sabermos nossos pontos fortes e fracos, justamente para haver uma evolução ao trabalhar neles, mas você está sabendo destacar seus talentos? Sabe como as pessoas te veem agora, no presente? Faça um teste, peça para 1 ou 2 amigos mais próximos te descreverem em 2 palavras e então verá que esse exercício te auxiliará a mensurar a imagem que você passa profissionalmente, não só para os colegas de trabalho, mas também os gestores e diretores. Segundo Cicero Andrade –  SócioFundador de O SABÁTICO, Mentor de Executivos e Especialista em Estratégias de Carreira, Mudanças e Sabáticosnão se conhecer pode ser empecilho nessa transição “ é necessário ter o autoconhecimento profundo, sabendo quais são nossas qualidades, competências, defeitos, sabotadores, entre outros. Não levar em consideração quem somos pode ser um grande erro na nossa construção profissional. ” Afirma Cicero.

  • Permita-se a aprimorar seus conhecimentos.

A arte de se reinventar precisa haver verdade, com mudanças de dentro para fora, sendo assim, vocação e atitude não convencem sem o conhecimento como alicerce para construir sua trajetória. Seja qual for a área que você se interesse, busque fontes de informações relevantes e inovadoras, como por exemplo os livros, que são grandes fontes para aperfeiçoar ou despertar habilidades. A grande vantagem de se manter ativo no mercado e também em projetos, é poder utilizar seus conhecimentos para fazer a diferença no resultado final e ao mesmo tempo fazer com que os outros notem sua energia e proatividade nessa nova etapa.

  • Procure uma referência ou um mentor.

Quando temos um mentor, conseguimos enfatizar nosso objetivo de reinvenção para nós mesmos, tornando a mudança mais leve, sem ser por obrigação, mas sim por prazer em ver sua nova versão e continuar se esforçando. Se essa opção não condiz muito com a sua personalidade, procurar uma inspiração numa personalidade famosa por seus feitos, que você se espelhe e tenha grande admiração é um dos caminhos para motivar-se.

  • Saia da caixinha, relacione-se com outras pessoas.

Engana-se quem pensa que as oportunidades estão escondidas atrás de cargos. Claro que manter contato com pessoas de cargos mais altos é importante, mas entenda que networking é sobre troca, e não oportunismo. As pessoas possuem experiências diferentes e podem te ensinar um pouco com cada história e agregar em algum um assunto que talvez seja desconhecido por você, e que pode fazer diferença num futuro próximo… não sabemos que acontecerá no futuro, mas podemos nos preparar para ele, não é mesmo?  Expanda seu círculo de amizades, não se prenda somente naquelas pessoas mais próximas do seu dia a dia, pois, outras visões e pessoas podem te dar ideias novas e ser uma alavanca no seu processo de reinvenção.

  • Não tente fazer tudo de uma vez.

Quem se apressa para fazer tudo acontecer rapidamente, acaba não fazendo nada, então tenha paciência e respeite seu tempo para que a mudança seja natural e agradável para você, tornando assim sua determinação e foco mais forte.

Segundo Cicero Andrade, saber definir seus sonhos é fundamental para que as mudanças ocorram de acordo com o planejado O primeiro passo é ter a clareza exata de onde se quer chegar, é ter o contato direto com seus desejos e sonhos. Quando entramos em um taxi, a primeira pergunta que o taxista nos faz é: para onde você vai? E, quando não sabemos responder, não saímos do lugar ou ele nos leva para qualquer lugar. Isso acontece nas nossas carreiras também! ” Conclui.

Suas experiências adquiridas até então não invalidam sua carreira, pelo contrário, engrandecem sua jornada e te qualificam ainda mais para novos caminhos. Se você se identifica nessa situação, há uma boa notícia: a chance de mudar e reinventar-se está nas suas mãos!

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Fonte: SODEXO e Cicero Andrade.

 

 

 

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DESCUBRA QUAIS SÃO AS PROFISSÕES DO FUTURO E ATUALIZE-SE!

Investir em especialização e aperfeiçoamento é importante, porém ficar por dentro das principais tendências de profissões do futuro é uma tarefa essencial para quem busca desenvolvimento e concretização na carreira profissional. Por isso, neste artigo, resolvemos listar algumas das áreas que prometem apresentar amplo crescimento nos próximos anos.

Na dúvida sobre no que vale a pena se aprimorar? Confira nossas dicas!

Conheça 4 profissões do futuro

As profissões do futuro estão associadas às temáticas que ganharam e continuam ganhando maior visibilidade nos últimos anos. Questões como sustentabilidade,  inteligência artificial, ferramentas, tecnologias, biotecnologia, desenvolvimento pessoal e humano são alguns do assuntos que guiam pautas de discussões em todo o mundo. Profissionais na área da tecnologia, ambiental, engenharia, comunicação e saúde passaram a ter de compreender a interdisciplinaridade das questões globais.

Por isso, se você já está no mercado de trabalho ou está se preparando para entrar, é possível que tenha percebido a necessidade de estar sempre atualizado em relação às mais diversas áreas do conhecimento, não é mesmo?

De olho nessa realidade, o relatório divulgado pelo Center for the Future of Work, instituto de pesquisa que realiza observações de macrotendências para prever setores de atuação em crescimento, apontou algumas das tendências de profissões do futuro. O que mais chamou atenção na lista é que os profissionais precisam possuir capacidades muito além das técnicas solicitadas nas principais vagas de emprego na atualidade. É essencial apresentar uma visão mais ampla e crítica.

1. Detetive de dados

Pensando na ascensão das ferramentas de Business Intelligence e Big Data, o profissional que trabalhará como detetive de dados será responsável pela análise de uma grande quantidade de dados e deverá saber como utilizar as informações na busca por soluções e melhorias de resultados de grandes corporações. Para atuar na área, o curso de Sistemas de Informação poderá abrir portas.

2. Gestor de inovação

A criatividade e desenvolvimento contínuo de ferramentas de melhorias é uma tendência e necessidade para a adequação ao futuro. Por isso, profissionais criativos e com a sede de encontrar soluções sustentáveis e palpáveis terão vaga garantida no mercado de trabalho. Cursos como Comunicação Social, Design e Arquitetura são ótimas formas de se preparar para atuar na posição.

3. Engenheiros de cidades inteligentes

O desenvolvimento e crescimento das cidades demandará a adaptação dos espaços urbanos. Por isso, o engenheiro de cidades inteligentes será o responsável por criar locais que possam proporcionar maior praticidade e dinamismo para o dia a dia das pessoas. Portanto, cursos como Engenharia e Arquitetura são formações que guiarão profissionais para o setor.

4. Gestor de ecorrelações

Sustentabilidade e preservação do meio ambiente é um assunto importantíssimo. Logo, a especialização de profissionais capacitados para desenvolver soluções e aplicar metodologias de consumo mais sustentáveis e consistentes é essencial. Ingressar na área da Engenharia Ambiental é um ótimo inicio.

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