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DESCUBRA QUAIS SÃO AS PROFISSÕES DO FUTURO E ATUALIZE-SE!
Mercado 14/02/2019

Investir em especialização e aperfeiçoamento é importante, porém ficar por dentro das principais tendências de profissões do futuro é uma tarefa essencial para quem busca desenvolvimento e concretização na carreira profissional. Por isso, neste artigo, resolvemos listar algumas das áreas que prometem apresentar amplo crescimento nos próximos anos.

Na dúvida sobre no que vale a pena se aprimorar? Confira nossas dicas!

Conheça 4 profissões do futuro

As profissões do futuro estão associadas às temáticas que ganharam e continuam ganhando maior visibilidade nos últimos anos. Questões como sustentabilidade,  inteligência artificial, ferramentas, tecnologias, biotecnologia, desenvolvimento pessoal e humano são alguns do assuntos que guiam pautas de discussões em todo o mundo. Profissionais na área da tecnologia, ambiental, engenharia, comunicação e saúde passaram a ter de compreender a interdisciplinaridade das questões globais.

Por isso, se você já está no mercado de trabalho ou está se preparando para entrar, é possível que tenha percebido a necessidade de estar sempre atualizado em relação às mais diversas áreas do conhecimento, não é mesmo?

De olho nessa realidade, o relatório divulgado pelo Center for the Future of Work, instituto de pesquisa que realiza observações de macrotendências para prever setores de atuação em crescimento, apontou algumas das tendências de profissões do futuro. O que mais chamou atenção na lista é que os profissionais precisam possuir capacidades muito além das técnicas solicitadas nas principais vagas de emprego na atualidade. É essencial apresentar uma visão mais ampla e crítica.

1. Detetive de dados

Pensando na ascensão das ferramentas de Business Intelligence e Big Data, o profissional que trabalhará como detetive de dados será responsável pela análise de uma grande quantidade de dados e deverá saber como utilizar as informações na busca por soluções e melhorias de resultados de grandes corporações. Para atuar na área, o curso de Sistemas de Informação poderá abrir portas.

2. Gestor de inovação

A criatividade e desenvolvimento contínuo de ferramentas de melhorias é uma tendência e necessidade para a adequação ao futuro. Por isso, profissionais criativos e com a sede de encontrar soluções sustentáveis e palpáveis terão vaga garantida no mercado de trabalho. Cursos como Comunicação Social, Design e Arquitetura são ótimas formas de se preparar para atuar na posição.

3. Engenheiros de cidades inteligentes

O desenvolvimento e crescimento das cidades demandará a adaptação dos espaços urbanos. Por isso, o engenheiro de cidades inteligentes será o responsável por criar locais que possam proporcionar maior praticidade e dinamismo para o dia a dia das pessoas. Portanto, cursos como Engenharia e Arquitetura são formações que guiarão profissionais para o setor.

4. Gestor de ecorrelações

Sustentabilidade e preservação do meio ambiente é um assunto importantíssimo. Logo, a especialização de profissionais capacitados para desenvolver soluções e aplicar metodologias de consumo mais sustentáveis e consistentes é essencial. Ingressar na área da Engenharia Ambiental é um ótimo inicio.

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5 maneiras de se reinventar profissionalmente

Qual é a motivação que te faz acordar e dedicar-se ao trabalho todos os dias? Se essa resposta demorar a aparecer, ou mesmo você respondendo, considerar a resposta superficial, é sinal de que você precisa repensar seus objetivos de carreira e qualidade de vida profissional.

De acordo com a pesquisa do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho – ferramenta que mede a percepção dos brasileiros em relação
à qualidade de vida no trabalho –  houve uma queda no número de brasileiros insatisfeitos no trabalho, apontando 6,83 em 2017 (em uma escala de 0 a 10), e 5,91 em 2018, apresentando uma diferença de 13% comparado ao mesmo período de 2017.  Os fatores com o pior índice de avaliação foram as categorias: reconhecimento e oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A insatisfação profissional é mais comum do que imaginamos e visando fazer com que você não entre nesse número e se torne uma estatística, listamos algumas dicas que você pode colocar em prática para mudar essa realidade ou sente que é a hora de reinventar-se:

  • Entenda a visão dos outros a seu respeito.

É importante sabermos nossos pontos fortes e fracos, justamente para haver uma evolução ao trabalhar neles, mas você está sabendo destacar seus talentos? Sabe como as pessoas te veem agora, no presente? Faça um teste, peça para 1 ou 2 amigos mais próximos te descreverem em 2 palavras e então verá que esse exercício te auxiliará a mensurar a imagem que você passa profissionalmente, não só para os colegas de trabalho, mas também os gestores e diretores. Segundo Cicero Andrade –  SócioFundador de O SABÁTICO, Mentor de Executivos e Especialista em Estratégias de Carreira, Mudanças e Sabáticosnão se conhecer pode ser empecilho nessa transição “ é necessário ter o autoconhecimento profundo, sabendo quais são nossas qualidades, competências, defeitos, sabotadores, entre outros. Não levar em consideração quem somos pode ser um grande erro na nossa construção profissional. ” Afirma Cicero.

  • Permita-se a aprimorar seus conhecimentos.

A arte de se reinventar precisa haver verdade, com mudanças de dentro para fora, sendo assim, vocação e atitude não convencem sem o conhecimento como alicerce para construir sua trajetória. Seja qual for a área que você se interesse, busque fontes de informações relevantes e inovadoras, como por exemplo os livros, que são grandes fontes para aperfeiçoar ou despertar habilidades. A grande vantagem de se manter ativo no mercado e também em projetos, é poder utilizar seus conhecimentos para fazer a diferença no resultado final e ao mesmo tempo fazer com que os outros notem sua energia e proatividade nessa nova etapa.

  • Procure uma referência ou um mentor.

Quando temos um mentor, conseguimos enfatizar nosso objetivo de reinvenção para nós mesmos, tornando a mudança mais leve, sem ser por obrigação, mas sim por prazer em ver sua nova versão e continuar se esforçando. Se essa opção não condiz muito com a sua personalidade, procurar uma inspiração numa personalidade famosa por seus feitos, que você se espelhe e tenha grande admiração é um dos caminhos para motivar-se.

  • Saia da caixinha, relacione-se com outras pessoas.

Engana-se quem pensa que as oportunidades estão escondidas atrás de cargos. Claro que manter contato com pessoas de cargos mais altos é importante, mas entenda que networking é sobre troca, e não oportunismo. As pessoas possuem experiências diferentes e podem te ensinar um pouco com cada história e agregar em algum um assunto que talvez seja desconhecido por você, e que pode fazer diferença num futuro próximo… não sabemos que acontecerá no futuro, mas podemos nos preparar para ele, não é mesmo?  Expanda seu círculo de amizades, não se prenda somente naquelas pessoas mais próximas do seu dia a dia, pois, outras visões e pessoas podem te dar ideias novas e ser uma alavanca no seu processo de reinvenção.

  • Não tente fazer tudo de uma vez.

Quem se apressa para fazer tudo acontecer rapidamente, acaba não fazendo nada, então tenha paciência e respeite seu tempo para que a mudança seja natural e agradável para você, tornando assim sua determinação e foco mais forte.

Segundo Cicero Andrade, saber definir seus sonhos é fundamental para que as mudanças ocorram de acordo com o planejado O primeiro passo é ter a clareza exata de onde se quer chegar, é ter o contato direto com seus desejos e sonhos. Quando entramos em um taxi, a primeira pergunta que o taxista nos faz é: para onde você vai? E, quando não sabemos responder, não saímos do lugar ou ele nos leva para qualquer lugar. Isso acontece nas nossas carreiras também! ” Conclui.

Suas experiências adquiridas até então não invalidam sua carreira, pelo contrário, engrandecem sua jornada e te qualificam ainda mais para novos caminhos. Se você se identifica nessa situação, há uma boa notícia: a chance de mudar e reinventar-se está nas suas mãos!

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Fonte: SODEXO e Cicero Andrade.

 

 

 

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COMO SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO?

O mercado de trabalho anda bem sensível no país. Muitos fatores podem causar crises e tirar o emprego de milhares de pessoas em pouco tempo, o que causa o enorme índice de desemprego que vemos atualmente. Entretanto, a recolocação no mercado é possível, e existem muitas chances para isso.

Neste artigo, falaremos sobre algumas atitudes e mudanças que você pode fazer para alcançar um lugar ainda melhor no mercado. Confira!

Entenda o mercado de trabalho

O primeiro passo para quem perdeu o emprego e quer se recolocar no mercado de trabalho é entendê-lo. Principalmente se você está há muito tempo sem trabalhar, afinal, milhares de mudanças podem ocorrer em todas as carreiras, e você precisa compreender isso.

Veja o cenário e tome esse tempo também para fazer alguns exercícios de autoconhecimento. Pense se realmente aquela área é o que você deseja e se não seria uma alternativa pensar em apostar em outro lado da profissão, por exemplo.

Atualize seu currículo

Essa é uma dica que pode parecer óbvia, mas que muitas vezes não é colocada em primeiro lugar e nem recebe sua devida importância pelo trabalhador. O ideal, na verdade, é atualizar seu currículo durante os empregos, assim você pode até mesmo procurar outras oportunidades melhores enquanto ainda trabalha.

Durante o período de recolocação, refaça seu currículo, procure modelos e busque destacar o que tem de melhor. Nada de colocar todas as experiências da vida inteira! Insira as que mais fizeram de você o profissional que é hoje e conclua com os cursos que fez e que tem certificado.

Busque cursos e palestras para capacitação

Passar um período sem trabalhar não significa se acomodar naquela situação e não buscar melhorias. Aproveite o tempo “livre” para embarcar em novas jornadas! Procure palestras, cursos, eventos e o que mais achar necessário e enriqueça seus conhecimentos. Tudo será válido no momento de um novo emprego, acredite!

Além disso, você pode fazer conexões e estimular seu networking. Quem sabe você não cria portas para novos caminhos?

Não descarte trabalhos temporários

Hoje, com a flexibilização dos projetos empresariais, é muito comum que uma ou outra empresa procure profissionais para trabalhar de casa durante o período de um projeto. Isso nunca pode ser descartado, por menor que seja a remuneração.

Invista seu tempo, estude e faça um bom trabalho. Pode ser que essa seja uma oportunidade de emprego em um futuro próximo. Portanto, não deixe de lado e agarre com unhas e dentes tudo o que puder do mercado!

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Recolocação no mercado de trabalho – Dicas para um networking eficaz

Muitas vezes na trajetória profissional surgem obstáculos que amadurecem os pensamentos e postura profissional, mas que nem sempre são processos tão agradáveis para algumas pessoas. Uma experiência recorrente para muitos é aquele momento em que o desemprego chega abalando os planos ou para outras pessoas, sendo enfrentada como a oportunidade de enxergar novos horizontes com a construção de novas ambições.

Atualmente existem muitas dicas de como lidar com essa fase, visando reverter a situação a seu favor, mas às vezes apenas o direcionamento do caminho a se seguir não é o suficiente para dar um primeiro passo, por isso, listamos algumas formas de como você conseguirá recolocar no mercado de trabalho com um mecanismo eficaz e necessário, o networking:

  • Compreender a força de uma rede de contatos

Quantas vezes ouvimos casos de conhecidos ou amigos que tiveram indicação e conseguiram um bom emprego? Sim, isso é mais frequente do que imaginamos!
As empresas buscam cada vez mais profissionais capacitados e em quem possam confiar e através de contatos há mais probabilidade de um emprego surgir para você. Além disso se atualizar quanto ao andamento do mercado de trabalho, exigências e diferenciais podem fazer toda a diferença numa seleção, ou ainda, agregar conhecimentos importantes que o façam acreditar mais no seu objetivo e área escolhida.

  • Encarar mudanças e desafios de forma positiva

Em algumas ocasiões na vida precisaremos fazer algo além de repetir os hábitos de sempre, e esse momento é o ideal para exercer habilidades, testar, arriscar-se mais, fazer mais contatos e se mostrar disponível, mas não descarte a possibilidade de mudança de planos, que pode fazer você descobrir uma nova versão de si mesmo. Ao sair da zona de conforto você aprenderá com erros e acertos e estará exposto aos olhos dos recrutadores como alguém flexível, proativo e inovador – qualidades requeridas por diversas empresas.

  • Utilize a tecnologia a seu favor

Se você acha que é muito tímido e possui oratória confusa, uma saída inicial pode ser as mídias sociais voltadas a assuntos e oportunidades de trabalho como o LinkedIn, Love Mondays, tutoriais no Youtube sobre assuntos do seu interesse profissional, Blogs com conteúdo mais específico da sua área, entre outras. Aos poucos o conhecimento absorvido te dará confiança e você se sentirá mais à vontade para fazer seus próprios conteúdos e então criar conexões importantes para sua rede de contatos. Pessoalmente ou por mídias sociais, seja você mesmo! Outra forma de enriquecer seu intelecto e currículo são os cursos online gratuitos que demonstram sua atualização contínua no âmbito acadêmico e profissional.

  • Mantenha-se presente

Quando possível, compareça a workshops, palestras, eventos e feiras promocionais, pois, isso ajudará a encontrar as pessoas certas para mirar no seu objetivo e fazer você “aparecer no radar” de gerentes e diretores.  No começo é recomendável que você estipule perguntas e comece o assunto pedindo dicas sobre vagas, projetos, estágios, oportunidades, assim você mostrará interesse pelo que a pessoa tem a dizer e possivelmente na empresa onde ela trabalha. Não se esqueça, ouvir mais pode gerar conhecimento além de se tornar um bom mensurador nas conversas e interesses.

  • O seu valor

Você saberia responder agora quais são seus 3 pontos fortes e o que você pode oferecer com eles? Seja transparente com seus interesses e ao que você tem para oferecer em troca. Mais do que adicionar um contato a sua rede, é necessário mantê-lo interessado com suas qualidades e conteúdos, fortalecendo a conexão.

  • Disciplina é a chave para a construção do sucesso

Vencer suas limitações requer tempo, paciência e persistência, então saiba que você não irá multiplicar seus contatos de uma noite para outra, e se você almeja uma recolocação terá que se dedicar para isso. Pouco a pouco seu esforço retornará para você, não desista!

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Empreendedorismo e Startups – Tendências para 2019

Você sabe o que é de fato empreendedorismo e startups?

Muitas pessoas são atraídas pela ideia de ser seu próprio chefe, construir sua fonte de renda e ter estabilidade, mas o que muitos não sabem é a diferença entre ser empreendedor e o autoempregador. Objetivamente, o empreendedor é aquele que enxerga além, identifica problemas e encontra uma lacuna no mercado para trazer a solução eficaz com sua criação ou produto. O autoempregador é aquele que deseja ter um negócio de forma autônoma, onde seu trabalho é um produto de algum segmento sendo comercializado. Nesse artigo, vamos entender como está o mercado para você que quer ser um empreendedor e começar uma startup.

Uma das características mais presentes nos empreendedores é a inovação, por isso, empreendedorismo e startups estão diretamente ligadas, já que o ponto forte de ambas é essa qualidade. O surgimento das startups cresce a cada dia devido ao olhar diferente de jovens que buscam conquistar sucesso em soluções inovadoras e como consequência movimentam a economia no mercado. Encontrar investidores, é uma tarefa que precisa usar abusar do networking com as pessoas certas – os investidores – pois, hoje existem muitos deles que buscam potenciais na qual possam investir e obter lucro. O SEBRAE, um dos investidores em startups, possui atualmente um orçamento de 45 bilhões para aplicar em fundo de investimentos especificamente nesse novo ramo e atualmente existem no Brasil 17 milhões de pequenos negócios, que contabilizam 27% do PIB brasileiro.

Está com dúvidas no que investir exatamente? Listamos algumas tendências em 2019 que podem definir o sucesso do seu negócio, veja:

  • E-Commerce

Com a internet presente diariamente, várias vezes no dia de milhares de pessoas, sem dúvidas essa é uma ferramenta que se tornou muito poderosa nos negócios. O E-commerce, como já diz, é uma loja online onde o usuário tem mais facilidades e comodidades ao consumir e conhecer mais sobre sua marca e produtos. Com essa praticidade, os processos de compra e resultados são otimizados, gerando lucro e alavancando sua empresa. Um grande exemplo desse mecanismo que deu muito certo é a Amazon que conquista cada vez mais clientes.

  • Experiência do Usuário

Tecnologia é uma aliada da praticidade e sabemos bem disso quando fazemos o papel do consumidor; mas junto a essas mudanças vieram um novo comportamento do usuário em que é possível registrar suas opiniões em SAC, propagandas, vendas e sua experiência será relevante para fortalecer ou enfraquecer uma marca e seu produto. Adequando-se a essa mudança é necessário repensar desde o conteúdo até o tipo de design que se identifique a esse público, o conhecendo tão bem que construirá valores, relacionamento com o cliente e receita para a empresa, destacando-se no mercado. Uma empresa que demonstra excelentes interações com seu público e constrói relacionamento é a Coca-Cola.

  • Utilização de Softwares

Economia de tempo e dinheiro são palavras que rodeiam uma empresa, por essa razão, softwares que otimizam algumas funções são ferramentas essenciais para qualquer empresa. Um exemplo presente no mercado é as plataformas CRM com foco em atendimento ao cliente e ERP que gerencia a gestão geral da empresa.

Inspirando-se nessas tendências ou até em outro segmento impulsionando dedicação e entrega, o negócio pode prosperar em alguns anos ou até meses. Tenha consciência que é normal que o retorno demore a aparecer no começo, mas que a médio prazo você terá um parâmetro melhor do andamento da empresa.

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 Fonte: Revista Época Negócios

 

 

 

 

 

 

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3 passos para ajudar você a escolher uma profissão

Pensando no vestibular surge aquela dúvida…Qual profissão seguir? Para muita gente, o Ensino Médio é marcado por uma dúvida das grandes: o que fazer da vida quando o colégio acabar? Embora alguns iluminados já tenham todo um plano esquematizado, tendo escolhido não só o curso e a universidade em que pretendem estudar, mas também o caminho que querem percorrer na carreira, uma parte considerável das pessoas não têm ideia do que fazer. E isso – é importante salientar – é completamente normal. Na verdade, dúvidas como essa geralmente continuam rondando até aqueles que já têm uma carreira consolidada e bem-sucedida.  E não é incomum que as pessoas decidam mudar de profissão durante ou depois da faculdade – ou mesmo depois de décadas de experiência em determinada área.

Mas o fato é que você vai precisar fazer uma escolha ao final o Ensino Médio. Por onde começar?

3 passos para escolher uma profissão

1) Pense não só sobre o que você gosta de fazer, mas sobre o que sabe fazer BEM

Para uma decisão como essa, o autoconhecimento é fundamental. Liste as coisas que você curte – não só em relação às matérias da escola, mas pensando também em atividades diversas e temas sobre os quais gosta de ler e pesquisar. Procure fazer um levantamento bem profundo dos seus interesses.

Depois, liste também as coisas que você faz bem – aquilo que faz com facilidade, ou pelo qual costuma receber elogios. Também vale colocar nesta lista características marcantes em sua personalidade que lhe permitem fazer essas coisas. Por exemplo, se você é um bom capitão de time, pode significar que é bom em liderar. Isso vai lhe ajudar a descobrir suas competências, que podem ser tão importantes quanto seus gostos pessoais ao escolher uma profissão.

2) Pesquise sobre os cursos e as profissões que lhe interessam

Depois de olhar para dentro, é preciso olhar para fora a fim de encontrar os cursos e profissões que tenham a ver com seus interesses e competências. Além de listar aqueles que você já tem em mente, pesquise outros possíveis. Aprofunde-se sobre aqueles que mais lhe interessam. E aqui não estamos falando de só pesquisar o salário ou a demanda por esses profissionais – até porque a maioria dos cursos dura quatro ou cinco anos, e o mercado de trabalho já terá mudado até você concluir a faculdade.

A ideia é conversar com estudantes e profissionais que trabalhem na área que você almeja para conhecer aspectos práticos do seu dia a dia, que habilidades a profissão exige, o que gostam e o que não gostam sobre ela, que desafios enfrentam. Tente descobrir o máximo de informações que puder e busque pontos de vista diferentes. Lembre-se também de pesquisar a grade dos cursos (muitas universidades a disponibilizam em seus sites).

3) Avalie se as possibilidades que essas carreiras lhe oferecem estão de acordo com seus objetivos de vida

Depois do primeiro e do segundo passos, você provavelmente reduziu seu leque de profissões possíveis para algumas poucas opções. O desafio é que, por ter reunido muita informação, você talvez curta bastante todas as que restaram. Como decidir? Este terceiro passo é recomendável tanto para o desempate quanto para a prova final, caso você já tenha se decidido.

Agora é hora de pensar um pouco mais longe e considerar a carreira que você quer. Carreira é diferente de profissão, embora as pessoas normalmente confundam as duas coisas. Para entender melhor: ser médico é uma profissão que permite várias carreiras – você pode ser cirurgião plástico com clínica própria ou ser um pediatra em um país africano pelo Médicos Sem Fronteiras, por exemplo.

A sua carreira está ligada ao seu objetivo de vida a longo prazo. Você não precisa ter esse objetivo claro tão cedo, mas já é possível ter noção do que você está disposto e do que não está disposto a fazer. E a terceira etapa da sua busca envolve avaliar se as profissões que tem em mente condizem com esse objetivo e com outras ambições que possa ter.

Se você tem o objetivo de morar fora do Brasil, pode avaliar qual das profissões lhe dá maiores chances para conseguir isso. É claro que esse não deve ser seu único critério, mas pode ser um ponto a considerar. Se você quer fazer carreira no exterior e está em dúvida entre Direito e Relações Internacionais, terá mais chance de fazer isso com o segundo curso. Caso considere fazer Publicidade e Propaganda, é bem provável que tenha de trabalhar no eixo Rio – São Paulo. Se você mora em outro estado, estaria disposto a se mudar? Embora não deva ser o aspecto principal na escolha de uma profissão, o salário é outro fator que vale ser considerado nesta terceira etapa (especialmente se você busca um alto padrão de vida).

O que apresentamos aqui foi um caminho possível para a escolha de uma profissão. Embora existam muitos outros, o autoconhecimento e a pesquisa permanecem sendo os elementos centrais do processo.

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Fonte: Como escolher uma profissão – Geekie Games

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A demanda das áreas em 2019 – mercado de trabalho e oportunidades.

O mercado de trabalho está em constante oscilação por conta da economia, mas os números do CAGED do Ministério do Trabalho apontam que esse é um bom momento para conseguir uma vaga, como também empreender. Os últimos dados em junho de 2018 indicam 1.763.826 desligamentos e 1.747.728 admissões no Brasil.

Grande parte dessas admissões são voltadas para as áreas que tiveram um crescimento significativo em 2018 e tendem a evoluir ainda mais esse ano, veja:

  • Marketing Digital e Vendas

Na era da tecnologia a área de marketing digital e e-commerce teve crescimento no mercado justamente pela comodidade oferecida ao cliente para conhecer a marca e seus atributos, comparar preços e por fim realizar processo de aquisição de algum produto através da tela de um computador ou smartphone, por isso, profissionais voltados às mídias sociais estão sendo requisitados pelas empresas, para expandir os negócios e a comunicação. Nessa área geralmente são procurados profissionais nos cargos como: Analista ou Gerente de Marketing Digital, profissional de inteligência de mercado e Diretores de Transformação Digital: de E-commerce, entre outros.

  • TI

Com ascensão da tecnologia nas empresas progressivamente e até pelo forte crescimento das startups no mercado, a contratação de profissionais de tecnologia da informação está mais recorrente, pois, as empresas querem armazenar dados importantes e reforçar a segurança, evitando assim riscos e despesas. Outra motivação das corporações é obter mais expertise em dados, relatórios, para compreender e desenvolver a melhor solução. Por essa razão, nesta área os cargos demandados são: Analista de Business Intelligence, Gerente de Expansão de TI e Cientista ou Engenheiro de dados.

  • Recursos Humanos

Para atrair e selecionar os melhores candidatos no mercado é preciso uma boa estratégia, além de profissionais eficientes e criativos para executa-la, trazendo resultados, descobrindo e desenvolvendo talentos e os mantendo na empresa. A área estratégica com ênfase em desenvolvimento humano está em ascensão referente a cargos como: Business Partner, Diretor de RH, Analista de Desenvolvimento Humano e profissionais de benefícios e remuneração.

  • Finanças e Contabilidade

Na atual conjuntura de instabilidade econômica, a procura desses profissionais tornou-se ainda mais necessária, para que consigam controlar os custos e aumentar a produtividade. Nessa área, os cargos que estão com mais procura são: Diretor Financeiro, Business Partner de Finanças, Gerente de Compliance e Risco e Analista Contábil Report.

Investir na sua profissionalização com os estudos, é um ótimo caminho para conseguir uma vaga de emprego dentro da sua área.  Fortaleça também sua rede de networking e busque por bons resultados no mercado ou na empresa que você está atuando. Se está em busca de uma oportunidade, é importante manter-se esperançoso e nunca permanecer na zona de conforto, persevere! Para você que busca uma promoção na onde trabalha, evoluindo na sua função atual, lembre-se que o foco e dedicação é imprescindível para todo tipo de conquista. Ainda há espaço no mercado para profissionais de excelência.

 

 

 

 

 

 

 

 

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A influência da inteligência artificial no mercado – a inovação das máquinas no século XXI

A tecnologia está reformulando a visão e maneira de pensar de toda a população mundial, visto que sua evolução está cada vez mais rápida e presente no nosso cotidiano. A Inteligência Artificial é uma ciência que há muitos anos é estudada para otimizar o tempo em processos realizados por homens, gerando maior receita, produtividade e encurtando despesas. Uma das polêmicas que permeiam esse tema é a obsolescência do homem, porém, isso é totalmente reversível com a reformulação da educação dessa e das próximas gerações, havendo a adaptação frente a esse novo modelo, reforçando a ideia do papel fundamental que o homem tem e a tecnologia torne-se uma aliada.

Existem muitas tecnologias de AI inseridas no dia a dia, um exemplo simples e recorrente desse tipo de inteligência pode ser encontrado no próprio Iphone ao buscar uma informação com a assistente Siri, ou ainda no próprio ambiente empresarial ao selecionar os melhores perfis de candidatos para uma vaga de emprego, com robôs ou softwares. Algumas empresas internacionais já são adeptas a essa tecnologia e utilizam esse método. Outro exemplo da complexidade dessa tecnologia que está presente diariamente é a que o Professor Coriolano Camargo Ph.D, Coordenador do Programa Nacional de pós-graduação em Direito Digital Compliance do Damásio menciona “Atualmente existe a capacidade de comunicação das máquinas com humanos a partir de meios digitais. Nesse caso, estamos falando dos famosos chatbots, que fazem a compreensão das mensagens – de texto ou voz – e correspondem com base nos aprendizados da máquina. Em resumo, isso significa que muitas das aplicações em Inteligência Artificial são, na verdade, uma combinação dessas automações, técnicas e aprimoramentos, que envolvem redes neurais artificiais, Machine Learning, Deep Learning, entre outras. ”

O advento da disruptura tecnológica causou a ascensão da economia no mundo. Segundo o estudo realizado em 17 países pela Research and Markets, o mercado global de Inteligência Artificial crescerá 43% atingindo cerca de US$ 23,4 bilhões até 2025. O mercado de automatização por exemplo, é um dos que tendem a crescer significativamente com a produção de máquinas e robôs. De acordo com a pesquisa realizada pela Accenture Research, os 3 canais de crescimento impulsionados pela AI são: a automatização inteligente, reforço da mão de obra e capital e a difusão da inovação.

A Inteligência Artificial será um grande benefício para as empresas por decorrência do crescimento econômico, produtividade e inovação. Segundo Coriolano Camargo uma inovação em ascensão nas empresas estará fortemente atrelada ao E-Commerce e consequentemente no comportamento do consumidor e sua experiência “Através de uma análise comportamental do consumidor, por exemplo, é possível estimar quando será sua próxima compra, se há chances de fazer o cancelamento de um cartão de crédito ou mesmo identificar qual a probabilidade de recompra em um estabelecimento comercial. ” Conclui Coriolano.

Apesar de todo o progresso científico até o momento, ainda há muitos estudos e experiências a serem realizados, mas certamente já podemos visualizar que um pedaço do futuro está se construindo no agora e não só as empresas, como toda a humanidade passará por um processo de muitas mudanças.

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Empregabilidade — O Conceito De Manter-Se Ativo No Mercado De Trabalho

Você sabe o que significa o termo empregabilidade? Por definição, podemos dizer que remete à capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego, assim como a de manter-se empregado.

Com a alta competitividade no mercado de trabalho, conquistar o seu lugar não é uma tarefa fácil. Atualmente, as empresas estão cada vez mais exigentes e optando por currículos que demonstrem mais experiência e conhecimento da área.

Quer saber mais sobre o assunto e conferir maneiras de garantir a empregabilidade? Então continue lendo este artigo!

Como melhorar a empregabilidade?

Provavelmente, você já passou por uma fase difícil, em que estava desempregado e não via oportunidades surgindo. Pode até ser que você esteja passando por essa fase agora mesmo. Mas não desanime! Existem algumas maneiras de você melhorar sua empregabilidade e, assim, como consequência, aumentar suas chances no mercado de trabalho.

Vamos conferir algumas práticas que você pode aderir para isso?

Faça cursos

Procure por cursos de capacitação e especialização. Podem ser pequenos cursos on-line ou investir um tempo a mais em uma pós-graduação presencial, por exemplo. Não precisamos nem dizer o quanto isso ajudará em seu currículo e sua bagagem, não é mesmo? Afinal, conhecimento nunca é demais!

Além disso, aprenda outras línguas e se envolva em projetos e ações voluntárias.

Mantenha-se informado

Estar atualizado sobre as notícias do mundo e do mercado é fator fundamental para melhorar suas chances de emprego. Leia os veículos de informação e, sempre que possível, debata sobre ideias e acontecimentos atuais. Isso também ajuda a melhorar a sua comunicação e argumentação, além de aprender a ouvir as opiniões diferentes da sua.

Desenvolva novas atividades

Aprenda coisas diferentes das vinculadas à sua área de atuação. Competências são sempre bem-vindas e não há nada que não forneça conhecimento a nós! Por isso, conheça outros nichos e esteja aberto a novas oportunidades. Quem sabe você não se dá conta de que tem aptidão para outras áreas e tarefas?

Faça uma autoavaliação

autoconhecimento é muito importante, por isso, reflita sobre sua trajetória até aqui. Coloque no papel seus pontos fortes, fracos e o que precisa melhorar. Pense: você está se esforçando o máximo que pode?

Lembre-se de viver um dia após o outro e tenha  calma. Desesperar-se não vai ajudar, pois assim você ficará desanimado, desmotivado e não irá conseguir enxergar as soluções e oportunidades que aparecerem.

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INTRAEMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo aos poucos foi ganhando espaço e transformando a realidade de pessoas e também do mercado. A autonomia de ter seu próprio negócio, passou a ser uma escolha para aqueles que não conseguem se (re)colocar no mercado de trabalho ou optaram por ter seu negócio. Ser seu próprio chefe, construir enquanto aprende na prática, além de ser visto com bons olhos pelos outros CEOs, investidores e líderes, é uma experiência enriquecedora em conhecimento.

Com as mudanças administrativas e tecnológicas, outro tipo de empreendimento passou a ser de extrema importância no mercado de trabalho, chamado de intraempreendedorismo.  O intraempreendedor é o colaborador que empreende dentro de suas funções na corporação onde trabalha, exercendo suas potencialidades para desenvolver propostas inovadoras, autônomas e ousadas, sem necessariamente abrir um negócio desde o início.

Para que essa seja uma realidade nas empresas, um ponto relevante é identificar se essa característica está inserida na cultura organizacional da instituição.

É fundamental entender o modo como os líderes incentivam sua equipe a serem independentes e terem a liberdade que precisam para sugerir novas ideias, que podem resultar em lançamentos ou melhoria de produtos que auxiliam seu público e alcançam metas com mais eficácia e rapidez.

Segundo a Gerente de Recursos Humanos da Adtalem Educacional do Brasil Larissa Colombo, é importante ressaltar que as empresas que adotam a cultura intraempreendedora e selecionam esses perfis de colaboradores no seu time, estão em vantagem. “O intraempreendedorismo sem sombra de dúvidas faz com que a empresa seja mais competitiva no mercado em que atua, mas é essencial, para o sucesso do negócio, um forte alinhamento entre todos envolvidos. ” Afirma Larissa.

Empresas e negócios são formados não só por processos, mas principalmente pessoas e relações humanas, desse modo, algumas características intraempreendedoras geralmente estão ligadas a liderança, sendo elas: a boa comunicação, criatividade, motivação e foco.

Você gostou? Comece agora a aplicar seus conhecimentos e faça a diferença sendo um intraempreendedor de sucesso!

 

 

 

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Inglês Corporativo

Atualmente, o inglês é um idioma muito utilizado para a comunicação em geral no mundo, por isso se tornou uma segunda língua. A inserção do inglês no mercado de trabalho antes parecia necessário apenas em grandes organizações, mas devido a globalização esse ponto já não é mais visto da mesma forma pelas empresas ao se tratar de negócios.

Imagine que hoje você precisa conduzir uma reunião, mas que estarão presentes alguns estrangeiros, você estaria seguro para passar uma comunicação inteligível? Se a resposta for não, é sinal de que você precisa investir no seu conhecimento, pois além de segurança, você irá adquirir muitos benefícios a curto e médio prazo. Assim que pensamos em aprender algo novo, temos que explorar o desconhecido, para se tonar comum no nosso dia a dia, como as expressões utilizadas no ambiente corporativo. Você as conhece e está por dentro dessa nova tendência? Veja alguns exemplos: budget (dinheiro), deadline (prazo), meeting (reunião presencial), report (relatório), ASAP (essa é a abreviação de “As soon as possible” quer dizer urgente), attachment (anexo), kick-off (pontapé inicial), target (público alvo), to do (lista de tarefas), FYI (para sua informação) call (reunião por telefone), default (padrão), downsizing (redução dos níveis hierárquicos de uma empresa), entre outras…

Os benefícios de estudar esse idioma focado na carreira são diversos: acompanhar o mercado ao aprimorar suas habilidades, trabalhar numa multinacional – suas chances serão maiores, saber se comunicar em reuniões com sócios ou membros das empresas internacionais, ampliação do vocabulário e networking, compreender outra cultura e consequentemente se comunicar melhor comercialmente, persuadir com facilidade, viagens a trabalho, melhores posições em cargos e remuneração e etc…

O destaque profissional acontecerá naturalmente, conforme praticar o inglês e suas competências no dia a dia da empresa, com foco em solucionar problemas simples ou complexos.

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