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Aqui você encontra diversas notícias preparadas especialmente para você!

Clima organizacional
Carreira 23/10/2018

O clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm sobre a empresa com assuntos que diz respeito ao ambiente de trabalho e outros aspectos envolvidos que permeiam o tema abordado no PEX dessa semana.

Para levantar os pontos positivos, negativos e suas causas, geralmente os profissionais de RH das empresas elaboram uma pesquisa para atingir a “raiz” das motivações e proporem como solução a qualidade de vida, satisfação profissional, recebendo em troca ainda mais produtividade e dedicação do colaborador ao exercer suas atividades. Normalmente o complemento as pesquisas são as estratégias e ações desenvolvidas, que proporcionam uma imagem para seu público interno e externo, resultando na construção da reputação institucional da organização.

Nessa perspectiva, a valorização do colaborador e seu trabalho é uma troca de extrema importância, pois, através disso as empresas conseguem entender o nível de satisfação com a elaboração das pesquisas, como também compreender pontos a melhorar e apresentar soluções cada vez mais inteligíveis. Essa visão humana e empresarial é unânime nas corporações que entendem as relações humanas como investimentos.

Segundo a Psicóloga e Coach de Carreira, Leila Bonifácio, alguns fatores são relevantes no clima organizacional para conceber um ambiente mais colaborativo: “As empresas devem investir frequentemente em pesquisas de clima organizacional e em ajustes em sua cultura, buscando melhorias e correção de falhas que possam estar desmotivando os colaboradores e prejudicando no desempenho e nos resultados. Cada organização tem a sua própria cultura, seu modo de funcionamento, sistema de crenças, valores e modo de se relacionar com os funcionários. Um lugar em que o empregado se sente adaptado à cultura da empresa, será um lugar de muita prosperidade profissional” Enfatiza Leila.

Você gostou? Comece agora a fazer a diferença no ambiente do seu trabalho.

 

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3 passos para ajudar você a escolher uma profissão

Pensando no vestibular surge aquela dúvida…Qual profissão seguir? Para muita gente, o Ensino Médio é marcado por uma dúvida das grandes: o que fazer da vida quando o colégio acabar? Embora alguns iluminados já tenham todo um plano esquematizado, tendo escolhido não só o curso e a universidade em que pretendem estudar, mas também o caminho que querem percorrer na carreira, uma parte considerável das pessoas não têm ideia do que fazer. E isso – é importante salientar – é completamente normal. Na verdade, dúvidas como essa geralmente continuam rondando até aqueles que já têm uma carreira consolidada e bem-sucedida.  E não é incomum que as pessoas decidam mudar de profissão durante ou depois da faculdade – ou mesmo depois de décadas de experiência em determinada área.

Mas o fato é que você vai precisar fazer uma escolha ao final o Ensino Médio. Por onde começar?

3 passos para escolher uma profissão

1) Pense não só sobre o que você gosta de fazer, mas sobre o que sabe fazer BEM

Para uma decisão como essa, o autoconhecimento é fundamental. Liste as coisas que você curte – não só em relação às matérias da escola, mas pensando também em atividades diversas e temas sobre os quais gosta de ler e pesquisar. Procure fazer um levantamento bem profundo dos seus interesses.

Depois, liste também as coisas que você faz bem – aquilo que faz com facilidade, ou pelo qual costuma receber elogios. Também vale colocar nesta lista características marcantes em sua personalidade que lhe permitem fazer essas coisas. Por exemplo, se você é um bom capitão de time, pode significar que é bom em liderar. Isso vai lhe ajudar a descobrir suas competências, que podem ser tão importantes quanto seus gostos pessoais ao escolher uma profissão.

2) Pesquise sobre os cursos e as profissões que lhe interessam

Depois de olhar para dentro, é preciso olhar para fora a fim de encontrar os cursos e profissões que tenham a ver com seus interesses e competências. Além de listar aqueles que você já tem em mente, pesquise outros possíveis. Aprofunde-se sobre aqueles que mais lhe interessam. E aqui não estamos falando de só pesquisar o salário ou a demanda por esses profissionais – até porque a maioria dos cursos dura quatro ou cinco anos, e o mercado de trabalho já terá mudado até você concluir a faculdade.

A ideia é conversar com estudantes e profissionais que trabalhem na área que você almeja para conhecer aspectos práticos do seu dia a dia, que habilidades a profissão exige, o que gostam e o que não gostam sobre ela, que desafios enfrentam. Tente descobrir o máximo de informações que puder e busque pontos de vista diferentes. Lembre-se também de pesquisar a grade dos cursos (muitas universidades a disponibilizam em seus sites).

3) Avalie se as possibilidades que essas carreiras lhe oferecem estão de acordo com seus objetivos de vida

Depois do primeiro e do segundo passos, você provavelmente reduziu seu leque de profissões possíveis para algumas poucas opções. O desafio é que, por ter reunido muita informação, você talvez curta bastante todas as que restaram. Como decidir? Este terceiro passo é recomendável tanto para o desempate quanto para a prova final, caso você já tenha se decidido.

Agora é hora de pensar um pouco mais longe e considerar a carreira que você quer. Carreira é diferente de profissão, embora as pessoas normalmente confundam as duas coisas. Para entender melhor: ser médico é uma profissão que permite várias carreiras – você pode ser cirurgião plástico com clínica própria ou ser um pediatra em um país africano pelo Médicos Sem Fronteiras, por exemplo.

A sua carreira está ligada ao seu objetivo de vida a longo prazo. Você não precisa ter esse objetivo claro tão cedo, mas já é possível ter noção do que você está disposto e do que não está disposto a fazer. E a terceira etapa da sua busca envolve avaliar se as profissões que tem em mente condizem com esse objetivo e com outras ambições que possa ter.

Se você tem o objetivo de morar fora do Brasil, pode avaliar qual das profissões lhe dá maiores chances para conseguir isso. É claro que esse não deve ser seu único critério, mas pode ser um ponto a considerar. Se você quer fazer carreira no exterior e está em dúvida entre Direito e Relações Internacionais, terá mais chance de fazer isso com o segundo curso. Caso considere fazer Publicidade e Propaganda, é bem provável que tenha de trabalhar no eixo Rio – São Paulo. Se você mora em outro estado, estaria disposto a se mudar? Embora não deva ser o aspecto principal na escolha de uma profissão, o salário é outro fator que vale ser considerado nesta terceira etapa (especialmente se você busca um alto padrão de vida).

O que apresentamos aqui foi um caminho possível para a escolha de uma profissão. Embora existam muitos outros, o autoconhecimento e a pesquisa permanecem sendo os elementos centrais do processo.

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Fonte: Como escolher uma profissão – Geekie Games

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4 livros para impulsionar sua carreira

A leitura é um hábito que traz conhecimento, informação e estimula a criatividade, contudo, além de ser ou tornar-se um hobby, também pode ser um mecanismo benéfico para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma das principais razões para demissões atualmente são por decorrência da inadequação a cultura da empresa ou por motivos comportamentais. As habilidades e conhecimentos técnicos são um complemento para ser um profissional demandado no mercado, sendo assim apenas investir em conhecimento teórico não é o suficiente, mas também possuir facilidade em lidar com diferenças e ter boas relações interpessoais. Veja abaixo alguns livros que podem te auxiliar no ambiente corporativo ou social:

  • Desperte seu Gigante Interior

Nesse livro o autor considerado o pai do método coaching, Anthony Robbins, enfatiza o poder que tem a tomada de decisão e como podemos mudar muitas situações ao nosso redor em segundos, se realmente houver dedicação. Através de histórias, casos, estudos e testes de autoajuda que qualquer pessoa pode fazer, o autor busca despertar a melhoria em pontos que irão te auxiliar em muitos aspectos.

·         Pense e Enriqueça     

A abordagem de Napoleon Hill neste livro desvenda segredos para o sucesso financeiro de muitas figuras importantes da história. Uma obra de autoajuda financeira para todos aqueles que desejam conquistar o sucesso, mas antes precisam se reorganizar.

·         Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes 

O livro de Stephen Covey vendeu mais de R$ 15 milhões de cópias, fazendo muito sucesso com seus 7 hábitos, considerados revolucionares. A obra permeia assuntos como produtividade, rotina e qualidade de vida. Esse livro trabalha princípios éticos para que com os hábitos, você desenvolva independência na vida profissional e pessoal.

·         Inteligência Emocional

As obras de David Goleman, geralmente são sobre comportamento e inteligência emocional no ambiente corporativo. O assunto deste livro trata-se da importância das relações humanas no trabalho e também destaca como um coeficiente tão importante quanto o conhecimento técnico, para obter sucesso.

Todo conhecimento absorvido na trajetória profissional através de experiências ou leitura, será o preparo para você ser um profissional ligado as tendências, com facilidade em resolver problemas e inovador, vendo os desafios de várias perspectivas. A procura de profissionais criativos no mercado é alta, e considerando que as mudanças tecnológicas já existem no mercado de trabalho, quanto mais atualizado e possuir amplo repertório intelectual, mais fácil será conquistar suas ambições profissionais colocando em prática.

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Comunicação eficaz

Você já passou por alguma situação em que o receptor teve uma interpretação da sua mensagem totalmente diferente do que você realmente quis dizer?

Esse são momentos em que a ponte da comunicação pode romper sua estabilidade, causando ruídos e em algumas vezes, a reformulação do contexto, após um leve constrangimento na roda de conversa. Quem nunca?

A comunicação é a base para relações pessoais e profissionais, por isso, ambas precisam de eficácia para administrar e identificar boas oportunidades. A objetividade é um ponto que te auxiliará a colaborar em uma transmissão inteligível aos receptores.

A velocidade das informações nos dias atuais, faz com que a capacidade do cérebro em absorver novos aprendizados seja cada vez maior. Já se questionou quantas coisas o seu cérebro trabalha em apenas 24 horas? Você pode criar, pesquisar, receber informações e interpretá-las. Resumidamente, em apenas um dia seu cérebro é capaz de processar muitas informações, mas tudo isso acontece por intermédio da comunicação. Também por esse motivo, a eficácia da comunicação precisa estar constantemente com um alto nível de exigência, pois assim, não existirá espaço para zona de conforto, você estará sempre se reinventando e principalmente, conquistará a atenção no ambiente profissional com seus colegas de trabalho, líderes, gerentes, praticando networking e consequentemente abrindo novos horizontes profissionais.

O que traduz muito bem a eficácia na comunicação é a frase da escritora Anne Morrow Lindbergh:

“A boa comunicação é tão estimulante como um café forte e, tal como ele, não nos deixa adormecer. ”

Para desenvolver ainda mais suas competências e também em como se comunicar, veja algumas dicas:

  • Permita-se sendo você mesmo

Nas situações que nos sentimos pressionados, temos que pensar que aquela é a oportunidade de se permitir a aprender e também transmitir conhecimento. É importante conduzir sua fala com equilíbrio, leveza, para haver naturalidade e manter-se seguro para passar credibilidade ao se comunicar. Essa combinação quando praticada e evoluída com o tempo, tornam-se aliadas para diversas oportunidades na vida, além de trabalhar seu poder de persuasão.

  • Adquira conhecimento ao ouvir

Aprenda a importância de ouvir o que o outro tem a dizer e o quão benéfico isso pode ser. No ambiente profissional, você aprenderá diariamente ouvindo as pessoas, por isso, concentre-se e realmente tenha interesse no que seu interlocutor diz, deixe que ele conclua a mensagem e então dê seu feedback.

  • Saia da zona de conforto

Respeitar seu ritmo é essencial para desenvolver ou começar a comunicar-se melhor, mas existe uma linha tênue entre essas vertentes que precisa ser policiada por você mesmo quantas vezes forem necessárias. Crie um “gatilho” para toda vez que estiver prestes a retroceder. Lembre-se que a cada passo dado, você expande aspectos relevantes na sua vida e carreira.

Aproveite e aprecie sua evolução, a comunicação é um dos artifícios que podem acelerar as mudanças positivas e causar grandes impactos. Inicie 2019 investindo em si mesmo, essa decisão nunca será um desperdício.

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Empregabilidade — O Conceito De Manter-Se Ativo No Mercado De Trabalho

Você sabe o que significa o termo empregabilidade? Por definição, podemos dizer que remete à capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego, assim como a de manter-se empregado.

Com a alta competitividade no mercado de trabalho, conquistar o seu lugar não é uma tarefa fácil. Atualmente, as empresas estão cada vez mais exigentes e optando por currículos que demonstrem mais experiência e conhecimento da área.

Quer saber mais sobre o assunto e conferir maneiras de garantir a empregabilidade? Então continue lendo este artigo!

Como melhorar a empregabilidade?

Provavelmente, você já passou por uma fase difícil, em que estava desempregado e não via oportunidades surgindo. Pode até ser que você esteja passando por essa fase agora mesmo. Mas não desanime! Existem algumas maneiras de você melhorar sua empregabilidade e, assim, como consequência, aumentar suas chances no mercado de trabalho.

Vamos conferir algumas práticas que você pode aderir para isso?

Faça cursos

Procure por cursos de capacitação e especialização. Podem ser pequenos cursos on-line ou investir um tempo a mais em uma pós-graduação presencial, por exemplo. Não precisamos nem dizer o quanto isso ajudará em seu currículo e sua bagagem, não é mesmo? Afinal, conhecimento nunca é demais!

Além disso, aprenda outras línguas e se envolva em projetos e ações voluntárias.

Mantenha-se informado

Estar atualizado sobre as notícias do mundo e do mercado é fator fundamental para melhorar suas chances de emprego. Leia os veículos de informação e, sempre que possível, debata sobre ideias e acontecimentos atuais. Isso também ajuda a melhorar a sua comunicação e argumentação, além de aprender a ouvir as opiniões diferentes da sua.

Desenvolva novas atividades

Aprenda coisas diferentes das vinculadas à sua área de atuação. Competências são sempre bem-vindas e não há nada que não forneça conhecimento a nós! Por isso, conheça outros nichos e esteja aberto a novas oportunidades. Quem sabe você não se dá conta de que tem aptidão para outras áreas e tarefas?

Faça uma autoavaliação

autoconhecimento é muito importante, por isso, reflita sobre sua trajetória até aqui. Coloque no papel seus pontos fortes, fracos e o que precisa melhorar. Pense: você está se esforçando o máximo que pode?

Lembre-se de viver um dia após o outro e tenha  calma. Desesperar-se não vai ajudar, pois assim você ficará desanimado, desmotivado e não irá conseguir enxergar as soluções e oportunidades que aparecerem.

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Liderança

O conceito do senso comum sobre liderança geralmente se refere a ideias repassadas de uma pessoa para outra, com respostas programadas ou iguais. O tema abordado no PEX dessa semana, busca impulsionar a reflexão sobre a liderança e a formação de líderes na sociedade, com foco no comprometimento e boa gestão nas organizações públicas e privadas do Brasil, em decorrência da recente escolha de líderes importantes que influenciam no contexto político, econômico e social do país.

Patrícia Carlla, professora de Direito Administrativo no Damásio Educacional, aponta alguns fatores para a efetiva gestão pública qualificada: “Inserir um modelo de gestão estratégica para o setor público é bem mais difícil do que para as empresas privadas. Na administração pública depende, em primeiro lugar, que o tema esteja alinhado com o projeto de governo, que haja verbas orçadas para tal finalidade e que o gestor queira realmente que isso aconteça. Para que tudo funcione como deve ser, os princípios da eficiência, da razoabilidade, da boa gestão, da administração gerencial devem ser respeitados. Ter um pessoal capacitado, mão de obra qualificada também é importante para o desenvolvimento dos trabalhos e o alcance da boa gestão no setor público. ” Explica Patrícia.

A liderança requer preparo e não se trata apenas de identificar-se com a função. “O bom líder incentiva e desperta em seus liderados a vontade de crescer junto com o setor, capacita a sua equipe, tem espírito empreendedor, agregador e incentivador. ” Completa Patrícia sobre os pontos positivos existentes em líderes.

Para ser ou formar um líder, é importante estar aberto a aprender, para assim, o conhecimento também ser o respaldo para agir nas situações de tomada de decisões com responsabilidade e firmeza.  Os desafios serão parte do dia a dia de ambas as administrações, mas é imprescindível que o líder saiba trabalhar em equipe, seja motivado – além possuir outras características essenciais – para que obtenha bons resultados e construa o sucesso ao vencer desafios estabelecidos.

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Inglês Corporativo

Atualmente, o inglês é um idioma muito utilizado para a comunicação em geral no mundo, por isso se tornou uma segunda língua. A inserção do inglês no mercado de trabalho antes parecia necessário apenas em grandes organizações, mas devido a globalização esse ponto já não é mais visto da mesma forma pelas empresas ao se tratar de negócios.

Imagine que hoje você precisa conduzir uma reunião, mas que estarão presentes alguns estrangeiros, você estaria seguro para passar uma comunicação inteligível? Se a resposta for não, é sinal de que você precisa investir no seu conhecimento, pois além de segurança, você irá adquirir muitos benefícios a curto e médio prazo. Assim que pensamos em aprender algo novo, temos que explorar o desconhecido, para se tonar comum no nosso dia a dia, como as expressões utilizadas no ambiente corporativo. Você as conhece e está por dentro dessa nova tendência? Veja alguns exemplos: budget (dinheiro), deadline (prazo), meeting (reunião presencial), report (relatório), ASAP (essa é a abreviação de “As soon as possible” quer dizer urgente), attachment (anexo), kick-off (pontapé inicial), target (público alvo), to do (lista de tarefas), FYI (para sua informação) call (reunião por telefone), default (padrão), downsizing (redução dos níveis hierárquicos de uma empresa), entre outras…

Os benefícios de estudar esse idioma focado na carreira são diversos: acompanhar o mercado ao aprimorar suas habilidades, trabalhar numa multinacional – suas chances serão maiores, saber se comunicar em reuniões com sócios ou membros das empresas internacionais, ampliação do vocabulário e networking, compreender outra cultura e consequentemente se comunicar melhor comercialmente, persuadir com facilidade, viagens a trabalho, melhores posições em cargos e remuneração e etc…

O destaque profissional acontecerá naturalmente, conforme praticar o inglês e suas competências no dia a dia da empresa, com foco em solucionar problemas simples ou complexos.

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Marketing Pessoal

Todos causamos uma primeira impressão, por essa razão, o marketing pessoal é um mecanismo usado para auxiliar a “vender” uma boa imagem. Muito mais do que apenas se auto promover, ele é um conjunto de maneiras e possibilidades que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira mais positiva.

A marca pessoal é um ponto que podemos sempre melhorar. Veja algumas dicas de como investir na sua carreira através da sua imagem:

  • Defina seu objetivo
    Questione quais são suas metas e onde quer chegar trabalhando sua marca. Insira atitudes de acordo de como quer ser lembrado e trabalhe em você mesmo.
  • Cause uma boa impressão sendo seu próprio cartão de visita
    Manter uma boa imagem esteticamente, demonstrando cuidados consigo mesmo é algo visto positivamente. Sua influência será de alguém confiante, com autoestima e em quem as pessoas podem confiar. Vista-se como você deseja ser daqui 5 anos, imagine que conseguiu o cargo que almeja e precisa estar adequado para o momento.
  • Proatividade
    Tenha atitude, mostre que pensa de forma positiva e proponha soluções. Desenvolva perspicácia para saber identificar rapidamente um problema e pensar na melhor saída para ele, isso é fundamental. A proatividade chama a atenção positivamente dos colegas de trabalho e também dos gestores.
  • Liderança
    Visão e estratégia são duas importantes características das diversas que um líder possui. Saiba onde quer chegar e quais os caminhos te levará ao êxito de um projeto, com o trabalho e inteligência coletiva. A liderança está diariamente desenvolvendo a si mesmo e terceiros também que essa somatória seja fruto de melhores resultados.
  • Originalidade
    Suas características pessoais são uma das fórmulas para deixar sua marca registrada na mente das pessoas. Se referindo ao visual, talvez um acessório que diga sobre sua personalidade, seja em cores ou formas, além do seu modo de ser, com suas qualidades genuínas que são pontos que o fazem se destacar.

Atualmente as redes sociais são usadas com frequência e é preciso estar atento aos conteúdos que são postados páginas pessoais, pois isso pode influenciar de forma positiva ou negativa. Um exemplo recorrente, são os recrutadores buscarem o perfil em mídias sociais para conhecerem melhor os candidatos; quanto a isso uma recomendação é que as postagens sejam atualizadas e inovadoras. Siga perfis e blogs de pessoas profissionalmente influentes para se atualizar e investir no seu conhecimento. O tipo de conteúdo que você consome, poderá ser um degrau importante para construir seu marketing pessoal e obter sucesso.

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As vantagens de fazer uma Graduação EAD

As constantes mudanças na tecnologia e economia refletem na forma de consumo da população, incluindo investimento na educação. Para acompanhar o mercado, novas modalidades e cursos surgem e facilitam o acesso à educação, podendo realizar uma graduação a distância, com carga horária, qualidade, acompanhamento de professores e tutores e metodologia de ensino interativa igual ao de um curso presencial.
As vantagens do EAD são: flexibilidade de horários, preços mais econômicos em relação aos presenciais, autonomia de estar quando e onde quiser para participar das aulas, independência no aprendizado e agilidade com tecnologias. Além disso, algumas habilidades como responsabilidade, disciplina e proatividade são desenvolvidas pelo estudante e bem vistas pelo mercado no momento de concorrer a uma vaga.
Os cursos online são uma ótima escolha para determinados perfis que buscam uma rápida formação, sem abrir mão da capacidade de obter bons conhecimentos e aplica-los para se tornar um profissional de sucesso.

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A importância do inglês no mercado globalizado

O avanço tecnológico e a constante evolução nos sistemas de comunicação proporcionaram uma grande mudança no cenário global e consequentemente no mercado de trabalho.
A tecnologia aproximou as relações humanas, aumentando a velocidade nas trocas de conhecimentos culturais, criação de novos mercados, profissões e dinamismo no ambiente de negócios.
Essa mudança deve-se ao fato da globalização, que tornou o inglês como essencial e não mais um diferencial, tanto para os profissionais com cargos mais elevados, até as funções mais simples. O profissional que deseja corresponder às necessidades de mercado, sabe que além de suas habilidades e experiências, é necessário investir em formação acadêmica e cultural para ter crescimento de carreira e garantir competitividade no mercado de trabalho.
Ter domínio da língua inglesa é um dos pré-requisitos mais solicitados em diversas vagas atualmente, pela necessidade de interação em situações do dia a dia, relacionadas a assuntos de trabalho ou interações sociais.
No cotidiano a influência do inglês está inserida nos vocabulários e passou a ser comum. Palavras como: jeans, outdoor, notebook, download, feedback, networking, business são usadas diversas vezes.
Por isso, permita-se sempre aprender culturas e novas línguas.
Conheça nossos cursos e benefícios.

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