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6 Dicas Para Você Organizar Sua Vida Universitária
Sem categoria 25/02/2019

Conseguir conciliar a vida universitária com outras tarefas do dia a dia não é algo fácil. Sabemos que você tem uma rotina pesada nos estudos, atividades pessoais e muitas vezes ainda precisa conciliar com o trabalho.

Em qualquer momento de nossas vidas, ter equilíbrio é essencial. Com o amontoado de atividades realizadas por quem é universitário, conseguir se organizar e reservar um tempo para todas as tarefas parece ser difícil. No entanto, a mudança de alguns hábitos pode ajudar você se organizar e obter um melhor aproveitamento do seu tempo, veja:

1. Disciplina para seguir uma rotina

A rotina é importante para que você esteja habituado e consiga organizar suas tarefas, seguindo um padrão e evitando esquecimentos. Com o tempo, você vai se acostumar.

2. Tenha uma agenda

Uma agenda é uma das melhores maneiras de se organizar! Pode ser de papel ou mesmo utilizar recursos on-line, como aplicativos ou o e-mail.

Anote todas as datas de provas, horários de aula, reuniões em grupo e outros eventos que achar importante. Coloque também os afazeres profissionais (reunião, horas extras) e pessoais (consultas médicas, problemas para resolver no banco, etc).

3. Separe um momento apenas para os estudos

Pense no tempo livre que você tem durante o dia e utilize para realizar resumos do que foi aprendido em sala de aula. É importante que isso seja feito diariamente, de preferência após o período de ensino, assim fica mais fácil fixar a matéria.

Se você não possui o dia livre, pela demanda no trabalho, tente revisar parte dos conteúdos em pelo menos 20 minutos no seu horário de almoço todos os dias, isso ajudará a organizar seus estudos, refrescar o conteúdo aprendido e ainda otimizará seu tempo para quando a época de provas chegar.

4. Cuidado com os excessos

Tanto os excessos de estudos como o de noitadas devem ser evitados! O equilíbrio é sempre uma boa escolha. Estudo demais não fará bem ao seu psicológico, sua mente ficará cansada e seu rendimento cairá — tanto nas aulas quanto no trabalho.

Assim como noites em claro em baladas também não farão bem a você. Priorize uma boa noite de sono.

5. Liste suas tarefas por prioridade

Com o uso da agenda, você consegue listar o que é prioritário. Utilize cores diferentes para determinar isso. Assim, você saberá o que deve fazer com mais urgência e o que pode esperar, se tiver um imprevisto.

6. Tente manter a calma!

Sabemos que a vida universitária pode ser bastante estressante. Mas manter a calma é a melhor maneira de conseguir obter clareza dos acontecimentos e, assim, chegar a uma solução. Além disso, o estresse pode trazer problemas de saúde, de memorização e concentração — o que pode prejudicar os seus esforços.

Gostou de nossas dicas para organizar sua rotina? Coloque-as em prática e tenha uma vida universitária mais leve! Assim, você pode aproveitar melhor todas as experiências que esse momento traz.

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Por que e como ter ética profissional? Entenda a importância

A ética profissional é muito valorizada nas empresas, por isso, ter uma boa conduta no ambiente de trabalho é muito importante para a conquista do sucesso profissional.

Nesse artigo você entenderá os conceitos éticos básicos do dia a dia e os fatores importantes para construir uma postura ética no ambiente de trabalho.

Close-up, de, mãos empilhadas, de, equipe negócio

A MOTIVAÇÃO DAS EMPRESAS

Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a atual conjuntura requer mais atenção das empresas na eficácia das governanças em decorrência das mudanças nos negócios e também pela necessidade de maior rigidez nas fiscalizações Ainda de acordo com o IBGC, a evolução e a rápida transformação do ambiente de negócios, marcadas por crises, ameaças cibernéticas, grandes escândalos decorrentes de fraudes e corrupção e inovações disruptivas, vêm forçando as organizações a ampliar o foco da governança.

 

 O SER E O PROFISSIONAL ÉTICO

pensamentos certos ou errados, conceito de pensamento positivo

Agir com prudência e coerência no âmbito profissional pode ser uma responsabilidade fácil para alguns e para outros não muito, não é mesmo? No ambiente de trabalho, podemos ser autênticos, opinar, discordar e sugerir, mas há uma linha tênue entre ter liberdade profissional e manter a harmonia e boa convivência e os dois fatores necessitam de equilíbrio, bom senso, empatia e autocritica. Mesmo que sua vida pessoal esteja separada da profissional, você não conseguirá deixar sua essência em segundo plano, então, é preciso sempre reinventar-se, achando assim sua melhor versão e aprimorá-la em ambas as áreas.

Ser ético gera confiança, segurança, e laços profissionais importantes para sua carreira, pois assim, as trocas serão contínuas em seus relacionamentos interpessoais, facilitando seu crescimento com suas habilidades e networking – hoje uma ferramenta muito poderosa e transformadora quando usado de maneira benéfica e ética. A valorização de seres e profissionais éticos são consequência de uma seleção criteriosa pautada na cautela das empresas como mencionado pelo IBGCE, sendo assim, se destacam profissionais que mantém a postura mais adequada, transmitindo o antidoto para as dores das corporações, a ética.

 

Leia também: 5 maneiras de se reinventar no trabalho!

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FONTE: IBGC

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consumidor compras direitos hiperconsumismo
Quais são os direitos do consumidor na internet? | 7 direitos “desconhecidos”

Meu produto não chegou no prazo, e agora? ”, “ Fui vítima de uma cobrança indevida na minha fatura, como recorrer? ”, “O produto não é o mesmo da foto, tentei entrar em contato com a empresa e não me retornam, o que fazer?

Não há dúvidas de que comprar pela internet tornou-se parte da rotina de muitos consumidores pela principal vantagem da praticidade e em algumas vezes pelos descontos oferecidos. No entanto, para que esse processo de venda ocorra, a confiança e segurança no site, junto a credibilidade das marcas tiveram que se reforçar ao longo dos anos para que não ocorressem casos em que a segurança do comprador tivesse um desfecho infeliz e consequentemente atraíssem resultados negativos para a marca.

pessoa fazendo compra online com cartão de credito na mão

Segundo o professor de Pós-Graduação em direito do consumidor do Damásio Educacional, Murilo Sechieri, com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, houve a adaptação dos veículos de maneira mais assertiva e frequente, resultando numa sociedade ainda mais consumista “Vivemos numa sociedade de hiperconsumismo. Tudo que nos cerca está relacionado ao consumo. Há uma estimulação perpétua da demanda, da mercantilização indefinida das necessidades. O marketing, por todos os veículos, em especial pela internet, tem o objetivo de mercantilizar todas as experiências em todo lugar, a toda hora e em qualquer idade, diversificar a oferta adaptando-se às experiências dos compradores.

 A Redução do ciclo de vida dos produtos pela rapidez da inovação, a segmentação cada vez maior dos mercados, o favorecimento do crédito ao consumo, a fidelização do cliente por práticas comerciais diferenciadas, são algumas das ferramentas utilizadas pelos fornecedores para estimular o consumo desenfreado. ” Afirma.

Mas ainda há formas de se precaver de experiências ruins mantendo-se informado com fontes confiáveis e estando atento aos relatos de casos alheios.

Veja 7 direitos que listamos que abaixo que talvez você não saiba:

Compras online mulher alegre olhando roupas pela internet

Se comprou e não gostou ou se arrependeu, você pode fazer a devolução.

De acordo com a LEI Artigo 49 o consumidor tem direito de devolver o produto em até 7 dias depois de ter chegado a sua residência e estiver arrependido. Importante ressaltar que o fornecedor não deve cobrar taxas de devolução, o frete, não pode exigir o motivo da devolução e também guardar consigo qualquer valor.

Taxas bancárias

Os bancos devem oferecer um serviço de conta corrente para serviços essenciais, na qual há a isenção de taxas e concede um cartão de débito com 4 saques por mês, 2 transferências e 10 folhas de cheque. Sendo assim, o consumidor tem o direito de ter uma conta isenta de tarifas e taxas.

A data de entrega do produto comprado online pode ser reagendada sem valores adicionais

De acordo com a Lei de Entrega (13.747/2009) – alterada em 2013 para assegurar que não haja cobrança indevida dos fornecedores –  o consumidor tem o direito de escolher o período da entrega, ainda que a espera seja mais longa para essa forma de entrega. As empresas são obrigadas a oferecer essa opção e não podem cobrar a mais por isso independente da data e período.

Desistência na compra pela internet

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor também assegura que o consumidor pode desistir de uma compra em até 7 dias a partir do recebimento do produto em sua casa – levando em consideração as compras feitas fora do estabelecimento, pela internet por exemplo.

Cobrança errada é ressarcida em dobro

Se você efetuou um pagamento maior do que realmente deveria ter sido pago e constatou o erro depois, segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor o cliente tem direito a devolução em dobro, ou seja, se você pagou R$100 reais a mais, você pode exigir a devolução de R$200 reais como ressarcimento.

Não é permitido consumação mínima no cartão de crédito pelos estabelecimentos

A consumação mínima exigida por alguns comerciantes é ilegal, pois isso configura uma venda casada e é terminantemente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Vai viajar por um longo período a trabalho ou de férias? Você pode suspender a conta de internet/telefone/TV a cabo

Se você está em dia com as contas e não possui inadimplência, é um direito do consumidor solicitar a suspensão dos serviços por 30 dias e no máximo 120 dias. Esse pedido é feito a cada 1 ano e o consumidor fica suspenso dessas contas pela ausência.

Para evitar um ou mais erros, não é necessário ser um mestre no assunto, mas agir com cautela perante as situações para não acreditar em tudo que é exposto na internet, obtendo criticidade em relação a maneira como o produto é ofertado, aos meios de pagamento e depoimentos da experiência de compra de outros clientes. Ainda assim não estamos invulneráveis aos golpes ou ausência de comprometimento e ética das exceções à regra – as empresas –  por essa razão, se acontecer com você é essencial ter calma e agir friamente para recorrer aos órgãos defensores do consumidor a procura de informações corretas, para que sua defesa ocorra de forma eficiente e rápida.

Leia também: 3 métodos para auxiliar na administração das finanças pessoais!

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Fonte: O Globo 

Manual de defesa do consumidor 

PROCON

 

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O futuro: tecnologia, empresas e pessoas, o que esperar?

Neste artigo falaremos sobre os avanços da tecnologia e a relação delas com o mercado de trabalho,  profissões, e as projeções desses avanços para o futuro.

O passado e a tecnologia avançada

Ao longo da história da humanidade podemos perceber as primeiras tecnologias até mesmo em tempos mais remotos, onde o conhecimento era limitado e ainda assim não se tornou uma barreira para atingir níveis avançados para a época. Pode ser considerado como exemplo o uso da nanotecnologia – ciência que estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, que pode ser usada em diversas áreas como eletrônica, medicina e quimica –  que foi dominada pelos romanos no século 4 na produção de um copo com um vidro especifico, conhecido como O copo de licurgo,  que muda de cor com a passagem de luz.

Existem mesmo muitas invenções antigas que podem nos surpreender, não é mesmo? Experimente pesquisar sobre o primeiro computador do homem e verá que esses e outros fatos vão te fazer questionar o quão o ser humano esteve e ainda está avançado intelectualmente para a exploração da tecnologia.

Podemos ressaltar ainda um movimento mais recente na história, como a Revolução Industrial, que foi um grande marco em relação a industrialização nas cidades,  adaptação da mão de obra e tecnologias que contribuiram para que hoje possamos ter autonomia e rapidez com as máquinas, como por exemplo, dirigir seu carro até seu local de trabalho ou passear nos finais de semana.

A tecnologia nos tempos atuais

Tratando-se do contexto atual, basta apenas alguns minutos de pesquisa para descobrir tecnologias que revolucionam a produção e inovação nas empresas, como por exemplo na área da saúde, onde já são realizadas próteses com a impressão 3D e tendo como consequência disso a mudança da realidade de muitas pessoas e corporações.

O objetivo da tecnologia é exatamente esse, trazer facilidades para o homem em menor tempo de espera e maior rentabilidade nas empresas, sem deixar de lado a responsabilidade social com o meio ambiente. A tecnologia é uma facilitadora do homem na evolução em todos os aspectos.

 

O profissional multifacetado

Na atual conjuntura mercadológica e tecnológica nas empresas, a adaptação se tornou uma característica essencial para os profissionais do futuro. Ser um profissional multitarefas, requer conhecimentos gerais, sendo assim, apenas a formação específica não é invalidada, mas também não é tão requisitada como diferencial.

Através da tecnologia, temos infinitas possibilidades e a criatividade pode ser mais ampla quando os profissionais por trás dos projetos empresariais possuem mentes abertas, flexíveis para novas ideias e tenham conhecimentos multidisciplinares, não se limitando apenas a uma possível solução através de uma área de conhecimento.

As profissões do futuro

Há muitas projeções para o futuro no mercado de trabalho e um fato que é unânime em todas são as mudanças em relação as profissões, é a ascensão em alguns setores e a extinção de outros.

Em razão dessas adaptações pela tecnologia, os especialistas na área digital como no marketing digital, TI, business intelligence e também as áreas administrativas e de gestão como economia e finanças, apresentarão no futuro cada vez mais demanda. Já outras profissões como operador de caixa em supermercados, operador de telemarketing, corretor de seguro, frentista, estoquista, trabalhador rural, entre algumas outras funções que hoje ainda existem, tendem a desaparecer aos poucos do mercado de trabalho.

Prepare-se, o seu futuro você faz hoje!

É claro que uma boa formação e experiências profissionais é o que muitos almejam, não é? mas com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso estar preparado com um bom planejamento de carreira, investimento nos estudos e o foco para chegar até seus objetivos. Planejamento em cada etapa na vida é necessário para organizar-se e assim garantir êxito nas escolhas e bons retornos.

Leia também: 3 passos para criar agora seu plano de carreira! 

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Comunicação assertiva | melhore suas relações profissionais em 4 passos

Saiba como dizer “não” sem culpa, afinal dizer “sim” para tudo atrapalha sua produtividade. Confira mais sobre a comunicação assertiva neste artigo.

Manter boas relações no trabalho e na vida pessoal, fomentando equilíbrio e estabilidade emocional é o desejo de muitos, mas o medo da rejeição assombra na mesma proporção algumas pessoas. Por diversas vezes a opção pressionada em dizer sim ou concordar com tudo só acontece para agradar os outros e não por que realmente seja a sua própria vontade ou ponto de vista. Você já passou por isso?

Você sabia que isso pode te prejudicar muito na sua vida profissional? Claro, existem diversas situações e seus níveis de gravidade, mas desde a menor situação até a maior, é essencial saber expor suas opiniões ou escolhas, de forma que seu posicionamento não cause climas pesados nas relações corporativas. Veja algumas formas de fazer isso:

 

O que é e como utilizar a assertividade no “não”?

Ser assertivo é ter objetividade, passar ideias de forma clara com coerência no discurso. Para que a comunicação seja assertiva, além da objetividade, é necessária honestidade ao expor o que pensa SEMPRE de forma educada ao falar e de forma pensada para que não ofenda alguém ou prejudique a si mesmo. Ser sincero não é uma falha, pelo contrário, essa virtude requer coragem e hombridade, que são características de pessoas que geralmente pensam no coletivo, inspirando a liderança.

Seja enfático e NUNCA agressivo

Há uma linha tênue entre ser passivo e agressivo no modo de colocar suas opiniões, por isso, sempre prefira utilizar um tom de voz firme e baixo, mantendo contato visual e sorrindo se isso fizer sentido no contexto da situação. Sinta o momento e sempre seja positivo, usando palavras positivas. Lembre-se também que os problemas sempre vão existir e que você não um super-herói para resolver todos os conflitos. Selecione bem os ideais que deseja defender com bons argumentos.

O autoconhecimento desenvolve autoconfiança

Se você se conhece, sabe exatamente o que é o melhor para você e tomará decisões que partirá desse princípio. Pensar em você mesmo não se trata de egoísmo, mas de saber decidir de maneira sábia pensando no seu futuro.

A autoconfiança precisa ser construída de forma gradativa sendo repetida em exercícios diversas vezes, como por exemplo, evitar “rodeios” ao falar, não demonstrar insegurança na voz, postura e olhar, assim como também assumir as responsabilidades, não se torne refém das desculpas!

Maleabilidade: A chave para o profissional bem-sucedido!

Conhece aqueles estereótipos de chefe e líder? Então deve imaginar quem geralmente tem sucesso com sua equipe e é seguido como exemplo, não é?

Temos uma forte tendência a não gostar de receber regras e ser mandado, por essa razão, entre em vantagem o líder que sabe ser maleável em suas conversas e relação com a equipe. Claro, é importante não deixar que os papéis se invertam no sentido de funções e hierarquia, mas é sempre importante lembrar que ainda que sejamos evoluídos e antenados, somos humanos e precisamos de uma gestão humana para haver empatia e profissionalismo, seja você um líder, aspirante a liderança ou integrante de um time.

Entenda principalmente que às vezes podemos não estar corretos no que pensamos ou que a opinião ou sugestão dos outros podem ser melhores do que a nossa. Nunca permita que seu ego fale mais alto, seja um bom ouvinte e tira proveito de todas as outras perspectivas como um novo aprendizado.

Leia também: Como ter uma comunicação eficaz?

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Empoderamento feminino | conheça mais sobre esse tema

Nesse artigo, você terá oportunidade de conhecer mais sobre esse tema que tem sido muito discutido nos dias de hoje. Compreenderá seus princípios e a importância do papel das mulheres para o empreendedorismo e mercado de trabalho.

O que é empoderamento feminino? Quando e onde surgiu?

O empoderamento feminino é uma expressão construída através das evoluções ao longo dos anos, pela busca dos direitos femininos e equidade de gêneros em todas as atividades sociais, econômicas e políticas. O ato de empoderar é receber e transmitir o poder a si mesmo e a outras mulheres.

O empoderamento feminino surgiu aproximadamente no século 19 na Europa, impulsionado por movimentos sociais, como a Revolução Francesa, Revolução Industrial e o Iluminismo, que partiam das premissas liberdade, igualdade e direitos naturais. É importante ressaltar também o nascimento do movimento feminista contemporâneo que chegou nos Estados Unidos e países industrializados na década de 1960.

Quais são os princípios de empoderamento feminino?

Fonte: ONU Mulheres

Mulheres e o empreendedorismo

O elo entre o empreendedorismo e as mulheres é justamente a independência profissional, financeira e crescimento pessoal. Esses fatores são fundamentais para aumentar o rendimento, melhora significativa na economia – gerando empregos –  e principalmente ter autonomia para realizar suas escolhas livremente.

Segundo o SEBRAE o número de empreendedoras passou de 38% para 45% nos últimos anos e revelou que as maiores motivações das mulheres foram a necessidade de ter outra fonte de renda ou conquistar independência financeira, para que assim se tornassem protagonistas de suas próprias vidas.  São 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa no Brasil, representando 34% de todos os donos de negócios do país e mesmo diante esses números, as mulheres ainda lutam contra a desigualdade salarial entre os gêneros.

Quando as mulheres se empoderam através do empreendedorismo, círculos viciosos ruins e machistas são quebrados, dando poder de escolha para as mulheres decidirem que rumo seguir em suas vidas, consequentemente não se tornar mais uma na estatística de diversas formas de violência contra a mulher e assim também fomenta uma estrutura familiar, emocional e profissional, contribuindo com avanços na sociedade.

Confira alguns nomes da lista da Forbes sobre as 40 mulheres mais poderosas do Brasil:

  • Ana Maria Diniz, Presidente do Instituto Península;
  • Ana Theresa Borsari, Diretora-geral da Peugeot Brasil;
  • Cármen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal Federal;
  • Cristina Junqueira, Cofundadora do Nubank;
  • Maria Julia Coutinho, Jornalista e Apresentadora;
  • Chieko Aoki, Fundadora e CEO da Blue Tree Hotels;
  • Donata Meirelles, Diretora de estilo da Vogue Brasil;
  • Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil;
  • Suzan Rivetti, Company group chairman da América Latina Johnson & Johnson;
  • Júlia Sève, Diretora-geral da Divisão de Cosmética Ativa da L’Oreál.

Exemplos de pequenos avanços que essas e outras mulheres vivem hoje, foram conquistados por mérito e luta das mulheres ao decorrer das décadas para que se tornassem realidade. Esse é um sinal positivo, mas ainda existem muitas barreiras e tabus a serem quebrados na sociedade e mercado de trabalho.

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Psicologia da desistência | confira 4 dicas para mudar sua rotina

Há sempre aquela fase em que você não se sente feliz ou acha que não faz sentido estar aonde está, que suas escolhas podem ter sido feitas no momento errado, entre milhares de outros pensamentos pessimistas, não é?!  Sim, todos passamos por isso.

Suas reflexões geralmente são um espelho das suas emoções, satisfações pessoais, profissionais e até a sua autoestima. Por isso, é muito importante estarmos atentos as emoções, para saber equilibrar bem os pensamentos e prioridades e não correr o risco de perder oportunidades ou agir por impulso.

A verdade é que ao longo da vida, existirão os obstáculos que podem vir em forma de estados de indecisão, esgotamento, acomodação ou vaidade. Esses são desafios que devem ser encarados de forma inteligente, como por exemplo, tirar um aprendizado importante e ter consciência de que nem sempre o processo será confortável, mas existem maneiras sábias de lidar com isso. Sendo assim, por que não praticar a Inteligência Emocional em atitudes positivas para que se tornem hábitos?

Veja 4 dicas que vão te ajudar a mudar sua rotina:

Dica #1 Pés No Chão E Perseverança

Entender que mudanças profundas acontecem a médio e longo prazo é essencial para que você não desista e se por algum motivo você errar, recomece com mais foco. Considere como um reforço de motivação, ter um mentor que você admira e se espelha. Tenha uma referência para aquele seu sonho grande, converse com pessoas que na sua visão tiveram êxito no que fizeram, mas compreenda que ainda sim, essas referências não são uma receita de bolo, mas parte de todo o seu esforço que fará o “bolo com a cereja na ponta” ser aquilo que idealizou um dia. Frequente lugares, busque conhecimento, seja hoje parte daquilo que deseja ser e lembre-se dessa referência principalmente nos momentos difíceis, quando pensar em desistir.

Dica #2 Não Se Vitimizar E Ter Uma Perspectiva Otimista

Já fez uma lista de quantas coisas boas você pode oferecer a alguém sendo você mesmo e enfrentando as situações ou problemas de forma otimista? Pense, o que pode ser mais trabalhoso, fazer as coisas e lidar com os outros de forma negativa ou de maneira leve, sendo cordial? Esse questionamento é válido muitos aspectos na vida e principalmente nas suas funções e relacionamentos no ambiente de trabalho.

Assuma as responsabilidades, crie amor pelo que você faz – mesmo que não esteja ainda onde sonhou. Saiba que para ser um bom profissional é preciso ser uma boa pessoa e assim os caminhos fluirão e as conquistas, reconhecimentos na carreira virão como consequência do que você ofereceu e transmitiu através das suas ações e do seu trabalho, com coisas relevantes e benéficas.

Dica #3 Humildade

No cotidiano, as situações nos ensinam pelo piores e melhores caminhos e ainda sim, temos que ter a benevolência de entender que não sabemos de tudo e nem construímos grandes coisas sozinhos. Permita-se a aprender com quem sabe, mas também com quem você pressupõe que não sabe. Todos possuem a capacidade trocar, mas apenas quem está disponível para essa troca é beneficiado.

Dica #4 Análise Racional

“DESISTIR? EU? JAMAIS! ” Quem nunca disse ou ouviu isso?

Ter discernimento e maturidade para compreender até onde é inteligente investir em algo é extremamente necessário! Considere sempre os fatos, perdas, ganhos e os mensure de forma racional.

“Tem apresentado o resultado que eu espero num prazo que corresponde à realidade? ”

 “Isso tem me feito bem ou só causado desgastes? ”

Reflita, e mais que isso, seja honesto e corajoso. Abrir mão de algumas escolhas às vezes pode ser mais inteligente do que manter uma decisão apenas por ego.

Leia também: 5 Maneiras De Reinventar Profissionalmente

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#Aposentadoria #Atualidades #GovernodoBrasil #Política #ReformadaPrevidência
Entenda a reforma da previdência no Brasil de maneira simples

Quando nos deparamos com algumas pautas do governo, muitas coisas não ficam totalmente bem esclarecidas e nós fazemos aquelas famosas perguntas: O quê? Quem? Como? Por quê? Um exemplo atual é a reforma da previdência, que há anos vem sendo tema de debate pelas autoridades com papéis importantes na economia e política brasileira.

Nesse conteúdo vamos entender juntos de forma mais simplificada um assunto que definirá o seu futuro e o de milhões de brasileiros.


Motivação para a reforma

 

Segundo o Governo Federal, no Brasil o modelo de previdência é o “contributivo solidário” onde os trabalhadores ativos no mercado custeiam o benefício para os inativos. Dessa forma, os mesmos que são ativos hoje, serão beneficiados futuramente. Teoricamente esse método funcionaria se algumas alterações demográficas não ocorressem como tem sido na atual conjuntura. Segundo o IBGE, ao longo dos últimos anos houve um maior índice de envelhecimento populacional e baixa taxa de natalidade e por decorrência disso, o número de pessoas que precisam da previdência também aumentou e restaram poucos ativos no mercado. A consequência disso se reflete na população com a falta de pagamento das contas básicas, que desencadeiam com todo o conjunto um desequilíbrio na economia, causando déficits em alguns setores do país.

 

Como ficará a reforma da previdência? Veja a proposta atual e alternativa para a reforma:

Fonte: O Globo

 

O que mudará?

As principais mudanças se a proposta for aprovada serão o tempo de contribuição e a idade mínima para os sexos feminino (62 anos) e masculino (65 anos), com algumas exceções para os militares, professores e servidores públicos.

 

O que o governo espera com a reforma da previdência em 2019?

Pelo contexto da economia no Brasil, o foco do governo será “tirar o país do vermelho” com os números, repensando os custos com as reformas previdenciárias e privadas. As mudanças ainda não podem ser afirmadas, pois, dependerão das aprovações no Congresso para acontecerem.

 

Segundo a Folha de SP, a reforma causará impacto na economia “A agência de classificação de risco Moody’s espera que a reforma da previdência seja aprovada ainda em 2019, mas a economia gerada com as novas regras para aposentadoria deve ficar entre R$ 600 e R$ 800 bilhões. O projeto apresentado pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) prevê corte de 1,1 trilhão em dez anos” conclui.

 

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Fonte: Folha De SP/ Governo do Brasil

 

 

 

 

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Preços acessíveis e apoio presencial? Conheça o semipresencial Wyden!

O que é Semipresencial? 

Trata-se de uma maneira de estudos versátil, que se adapta aos seus horários e à sua rotina, mas ao mesmo tempo fornece um suporte extra de no acompanhamento dos tutores. O ensino Semipresencial é adaptado para alunos que procuram por preços acessíveis e flexibilidade na rotina, assim como os alunos EAD.

Para muitas pessoas a ideia de não estar presente na sala de aula pode assustar um pouco, pois, há um pensamento pré-estabelecido pelo senso comum em que o aprendizado só é efetivo de forma presencial, mas por intermédio da tecnologia, hoje temos muitas formas de facilitar e qualificar o ensino, sendo assim, esse pensamento não passa de uma ideia a ser desmistificada. Confira algumas vantagens do ensino semipresencial:

Vantagens no ensino Semipresencial

De acordo com o último Censo Superior em 2017, a participação da modalidade a distância nas novas matrículas está cada vez maior e a tendência é que a proporção se iguale até 2021. Dentre esses números, é considerado também a modalidade Semipresencial, onde também pode-se notar a valorização dessa modalidade nos últimos anos.

Estudar a distância é mesmo uma tarefa que exige comprometimento e disciplina, não é? Mas calma! Se você pensa que não se adapta com essa modalidade, a Wyden oferece um novo modelo de estudos semipresencial para você que precisa de flexibilidade, tempo e preços acessíveis. Cabe na sua vida, no seu tempo e no seu bolso!

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#Carreira #Graduação #InteligênciaEmocional #Mercado #Pósgraduação
Inteligência emocional | saiba como utilizá-la no mercado de trabalho

O conceito da inteligência emocional surgiu na década de 90 e é uma importante área no estudo da Psicologia. Esse conceito que tem sido muito valorizado nas empresas e nos relacionamentos interpessoais nos dias de hoje e para entender esse tema precisamos falar sobre emoções.

O que é emoção?

Todos as possuímos e sabemos a intensidade e a rapidez de como ocorrem e como reagimos diante delas, mas de forma resumida, as emoções são estímulos causados no cérebro que geram um mecanismo de “respostas rápidas” e se refletem em algumas atitudes baseadas nas emoções.

Um exemplo muito recorrente dessas “respostas rápidas” no dia a dia, é quando precisamos lidar com algum contratempo ou ainda, ser avaliado durante aquela prova que definirá seu futuro. As duas situações te lembram uma certa tensão? Então, esses são os feedbacks de suas emoções perante um desafio.

Inteligência Emocional

Abordando o assunto emoção e mercado de trabalho, não podemos deixar de falar sobre o que é a inteligência emocional. De acordo com a Palestrante e Professora Jacqueline Sobral, a inteligência emocional é uma forma de gerenciar os sentimentos “A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e administrar suas próprias emoções, e reconhecer compreender e influenciar as emoções dos outros. ” Afirma.

Saber utilizar isso ao seu favor e claro, treinar continuamente, te trará alguns benefícios como:

  • Aumento da autoestima e confiança;
  • Os relacionamentos interpessoais apresentarão melhora significativa;
  • Seu senso de responsabilidade será maior e assim tomará decisões com mais clareza, alinhado com seus objetivos e valores;
  • A organização do seu tempo será maior e sua produtividade crescerá ainda mais;

 

Como colocar a inteligência emocional em prática?

 Baseado no livro Inteligência Emocional do Psicólogo Daniel Goleman, listamos 5 passos para você usar essa ferramenta ao seu favor seguindo cada um, veja:

Dica #1 AUTOCONHECIMENTO

Conforme mencionado pela Professora Jacqueline, obter a inteligência nas emoções é pensar nas suas formas de lidar com as situações, assim como também influenciar os terceiros, mas isso só é possível se você tiver autoconhecimento emocional suficiente para praticar de maneira eficaz. O que você gosta? O que não gosta? No que é bom? Tem algum hobby? Se descubra!

Dica #2 AUTOCONTROLE

Sabe explicar suas reações emocionais? Seja observador consigo mesmo, se examine. Quando nos policiamos e ao contrário de agir conforme o momento, paramos, respiramos e observamos, alguns porquês começam a surgir e ter mais clareza, e assim você terá atitudes convenientes e prudentes, agindo com a perspicácia necessária.

Dica #3 AUTOMOTIVAÇÃO

Já percebeu que para muitas coisas no decorrer de nossas vidas precisamos acreditar primeiro em nós mesmos para que depois acreditem em nós? Sim, tudo começa com gente mesmo e por isso, a automotivação é essencial para manter sonhos e metas ativos e também ter atitudes inteligentes.

Dica #4 ENXERGANDO COM OS OLHOS ALHEIOS

Praticando a empatia, você terá maior compreensão dos outros e de si mesmo, além de conseguir articular suas relações e obter progressos importantes. Conhecer o mundo com pontos diferentes do seu pode agregar aos seus valores e intelecto.

Dica #5 RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Ao longo da sua carreira é necessário manter um equilíbrio nas relações e ter um alinhamento entre coração e razão, pois, assim as chances de não cometer deslizes será maior e você conseguirá sucesso em suas ações pensadas e não apenas baseadas nas emoções ao se relacionar e guiar as emoções de alguma pessoa. Ao dominar esse tópico, o ambiente e as relações serão leves e positivas.

Leia também: 4 Livros para alavancar sua carreira! 

 

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Networking: qual o limite entre oportunidade e oportunismo?

O networking é necessário para impulsionar seus saltos para novas oportunidades e conhecimentos na sua carreira, sendo assim, funciona como uma corrente onde os elos entre os gomos são feitos através de trocas no âmbito profissional, mas de forma humanizada.

 

Uma boa explicação é o conceito de José Augusto Minarelli, autor do livro “Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional” (Ed. Saraiva). Minarelli diz que “networking é algo de extremo valor para a vida e para a carreira; é um pouco diferente da visão norte-americana, que é focada apenas em negócio; para nós, é mais humanista, uma vez que é uma atitude, uma forma de se relacionar com as pessoas que valoriza a convivência em benefícios de todos. O networking não é uma via de mão única, e não dever ser encarado como uma agenda de pessoas que podem oferecer algo”.

Diante do cenário que estamos vivendo em nosso país, algumas pessoas têm distorcido esse conceito e pensam estar ampliando o networking, enquanto, na verdade, a aproximação acontece por interesse. Vejamos esta situação em um exemplo recorrente no momento do networking:

Você “conhece” alguém em um evento; troca cartão e, no dia seguinte, começa a receber propostas e “oportunidades” que não te interessam em nada ou, então, mensagens no LinkedIn, com o seguinte teor: “Bom dia, tudo bem? Estou em busca da minha recolocação no mercado, você poderia me indicar para alguma vaga? ”.

Se você é adepto desse hábito, um alerta: Pare agora! Isso não é bem visto e você passar a ser enxergado como aproveitador e além disso, essa atitude não vai deixar você mais próximo do seu contato.

Então, como fazer networking sem parecer oportunista?

Dica #1: Os colegas da faculdade é um caminho rico para a construção da rede de relacionamentos durante e após a graduação. É provável que depois da faculdade, você ainda cruze no mercado de trabalho com pessoas com a qual passou um bom período durante a sua graduação, elas poderão ajudar com alguma indicação ou uma oportunidade de carreira. Muitas oportunidades de trabalho advêm de relacionamentos, portanto, a recomendação de um professor, por exemplo, pode fazer muita diferença.

Dica #2: Não procure as pessoas só quando precisa de ajuda; a boa prática do networking é ajudar sem querer nada em troca. A sinergia que construímos com determinadas pessoas, nos estimulam a não agir por interesse apenas, mas que seja uma relação de mão dupla.

Dica #3: O contato de forma digital deve ter o mesmo cuidado que a pessoal, portanto, uma atitude ineficaz é ficar disparando convite na rede do LinkedIn sem personalizar a mensagem, enchendo a caixa de e-mail de um possível recrutador, isso é perda de tempo. Ah! E as caixas de e-mails reconhecem mensagens repetidas de pessoas desconhecidas, isso é SPAM. Não queime oportunidades.

Dica #4: Construa relações sinceras, comece com coisas básicas e importantes; deseje parabéns aos seus contatos, afinal, quem não gosta de ser lembrado no dia do seu aniversário? Embora pense que não tenha nada a oferecer às pessoas, leia o artigo anterior sobre “Marketing Pessoal” e saiba como poderá ajudar se ajudar e também as outras pessoas com o seu talento.

Dica #5: Chegue um pouquinho antes do horário da palestra ou evento, comece conversando com as pessoas – e isso em qualquer lugar que você for – será muito importante para que os diálogos fluam naturalmente e você pratique sem medo. Outro ponto que auxiliará é saber falar sobre você, sabe o que isso significa? autoconhecimento.

O networking não deve ser encarado com um ato interesseiro. Esteja preparado para “doar” e “receber”, pois, utilizando de forma certa, a prática será sua aliada na construção de uma carreira de sucesso. Habitue-se a conversar com as pessoas em todo lugar que estiver e o mais importante, seja interessado nas pessoas – e não nas coisas.

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