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Aqui você encontra diversas notícias preparadas especialmente para você!

5 maneiras de se reinventar profissionalmente
Mercado 20/02/2019

Qual é a motivação que te faz acordar e dedicar-se ao trabalho todos os dias? Se essa resposta demorar a aparecer, ou mesmo você respondendo, considerar a resposta superficial, é sinal de que você precisa repensar seus objetivos de carreira e qualidade de vida profissional.

De acordo com a pesquisa do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho – ferramenta que mede a percepção dos brasileiros em relação
à qualidade de vida no trabalho –  houve uma queda no número de brasileiros insatisfeitos no trabalho, apontando 6,83 em 2017 (em uma escala de 0 a 10), e 5,91 em 2018, apresentando uma diferença de 13% comparado ao mesmo período de 2017.  Os fatores com o pior índice de avaliação foram as categorias: reconhecimento e oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A insatisfação profissional é mais comum do que imaginamos e visando fazer com que você não entre nesse número e se torne uma estatística, listamos algumas dicas que você pode colocar em prática para mudar essa realidade ou sente que é a hora de reinventar-se:

  • Entenda a visão dos outros a seu respeito.

É importante sabermos nossos pontos fortes e fracos, justamente para haver uma evolução ao trabalhar neles, mas você está sabendo destacar seus talentos? Sabe como as pessoas te veem agora, no presente? Faça um teste, peça para 1 ou 2 amigos mais próximos te descreverem em 2 palavras e então verá que esse exercício te auxiliará a mensurar a imagem que você passa profissionalmente, não só para os colegas de trabalho, mas também os gestores e diretores. Segundo Cicero Andrade –  SócioFundador de O SABÁTICO, Mentor de Executivos e Especialista em Estratégias de Carreira, Mudanças e Sabáticosnão se conhecer pode ser empecilho nessa transição “ é necessário ter o autoconhecimento profundo, sabendo quais são nossas qualidades, competências, defeitos, sabotadores, entre outros. Não levar em consideração quem somos pode ser um grande erro na nossa construção profissional. ” Afirma Cicero.

  • Permita-se a aprimorar seus conhecimentos.

A arte de se reinventar precisa haver verdade, com mudanças de dentro para fora, sendo assim, vocação e atitude não convencem sem o conhecimento como alicerce para construir sua trajetória. Seja qual for a área que você se interesse, busque fontes de informações relevantes e inovadoras, como por exemplo os livros, que são grandes fontes para aperfeiçoar ou despertar habilidades. A grande vantagem de se manter ativo no mercado e também em projetos, é poder utilizar seus conhecimentos para fazer a diferença no resultado final e ao mesmo tempo fazer com que os outros notem sua energia e proatividade nessa nova etapa.

  • Procure uma referência ou um mentor.

Quando temos um mentor, conseguimos enfatizar nosso objetivo de reinvenção para nós mesmos, tornando a mudança mais leve, sem ser por obrigação, mas sim por prazer em ver sua nova versão e continuar se esforçando. Se essa opção não condiz muito com a sua personalidade, procurar uma inspiração numa personalidade famosa por seus feitos, que você se espelhe e tenha grande admiração é um dos caminhos para motivar-se.

  • Saia da caixinha, relacione-se com outras pessoas.

Engana-se quem pensa que as oportunidades estão escondidas atrás de cargos. Claro que manter contato com pessoas de cargos mais altos é importante, mas entenda que networking é sobre troca, e não oportunismo. As pessoas possuem experiências diferentes e podem te ensinar um pouco com cada história e agregar em algum um assunto que talvez seja desconhecido por você, e que pode fazer diferença num futuro próximo… não sabemos que acontecerá no futuro, mas podemos nos preparar para ele, não é mesmo?  Expanda seu círculo de amizades, não se prenda somente naquelas pessoas mais próximas do seu dia a dia, pois, outras visões e pessoas podem te dar ideias novas e ser uma alavanca no seu processo de reinvenção.

  • Não tente fazer tudo de uma vez.

Quem se apressa para fazer tudo acontecer rapidamente, acaba não fazendo nada, então tenha paciência e respeite seu tempo para que a mudança seja natural e agradável para você, tornando assim sua determinação e foco mais forte.

Segundo Cicero Andrade, saber definir seus sonhos é fundamental para que as mudanças ocorram de acordo com o planejado O primeiro passo é ter a clareza exata de onde se quer chegar, é ter o contato direto com seus desejos e sonhos. Quando entramos em um taxi, a primeira pergunta que o taxista nos faz é: para onde você vai? E, quando não sabemos responder, não saímos do lugar ou ele nos leva para qualquer lugar. Isso acontece nas nossas carreiras também! ” Conclui.

Suas experiências adquiridas até então não invalidam sua carreira, pelo contrário, engrandecem sua jornada e te qualificam ainda mais para novos caminhos. Se você se identifica nessa situação, há uma boa notícia: a chance de mudar e reinventar-se está nas suas mãos!

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Fonte: SODEXO e Cicero Andrade.

 

 

 

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O futuro: tecnologia, empresas e pessoas, o que esperar?

Neste artigo falaremos sobre os avanços da tecnologia e a relação delas com o mercado de trabalho,  profissões, e as projeções desses avanços para o futuro.

O passado e a tecnologia avançada

Ao longo da história da humanidade podemos perceber as primeiras tecnologias até mesmo em tempos mais remotos, onde o conhecimento era limitado e ainda assim não se tornou uma barreira para atingir níveis avançados para a época. Pode ser considerado como exemplo o uso da nanotecnologia – ciência que estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, que pode ser usada em diversas áreas como eletrônica, medicina e quimica –  que foi dominada pelos romanos no século 4 na produção de um copo com um vidro especifico, conhecido como O copo de licurgo,  que muda de cor com a passagem de luz.

Existem mesmo muitas invenções antigas que podem nos surpreender, não é mesmo? Experimente pesquisar sobre o primeiro computador do homem e verá que esses e outros fatos vão te fazer questionar o quão o ser humano esteve e ainda está avançado intelectualmente para a exploração da tecnologia.

Podemos ressaltar ainda um movimento mais recente na história, como a Revolução Industrial, que foi um grande marco em relação a industrialização nas cidades,  adaptação da mão de obra e tecnologias que contribuiram para que hoje possamos ter autonomia e rapidez com as máquinas, como por exemplo, dirigir seu carro até seu local de trabalho ou passear nos finais de semana.

A tecnologia nos tempos atuais

Tratando-se do contexto atual, basta apenas alguns minutos de pesquisa para descobrir tecnologias que revolucionam a produção e inovação nas empresas, como por exemplo na área da saúde, onde já são realizadas próteses com a impressão 3D e tendo como consequência disso a mudança da realidade de muitas pessoas e corporações.

O objetivo da tecnologia é exatamente esse, trazer facilidades para o homem em menor tempo de espera e maior rentabilidade nas empresas, sem deixar de lado a responsabilidade social com o meio ambiente. A tecnologia é uma facilitadora do homem na evolução em todos os aspectos.

 

O profissional multifacetado

Na atual conjuntura mercadológica e tecnológica nas empresas, a adaptação se tornou uma característica essencial para os profissionais do futuro. Ser um profissional multitarefas, requer conhecimentos gerais, sendo assim, apenas a formação específica não é invalidada, mas também não é tão requisitada como diferencial.

Através da tecnologia, temos infinitas possibilidades e a criatividade pode ser mais ampla quando os profissionais por trás dos projetos empresariais possuem mentes abertas, flexíveis para novas ideias e tenham conhecimentos multidisciplinares, não se limitando apenas a uma possível solução através de uma área de conhecimento.

As profissões do futuro

Há muitas projeções para o futuro no mercado de trabalho e um fato que é unânime em todas são as mudanças em relação as profissões, é a ascensão em alguns setores e a extinção de outros.

Em razão dessas adaptações pela tecnologia, os especialistas na área digital como no marketing digital, TI, business intelligence e também as áreas administrativas e de gestão como economia e finanças, apresentarão no futuro cada vez mais demanda. Já outras profissões como operador de caixa em supermercados, operador de telemarketing, corretor de seguro, frentista, estoquista, trabalhador rural, entre algumas outras funções que hoje ainda existem, tendem a desaparecer aos poucos do mercado de trabalho.

Prepare-se, o seu futuro você faz hoje!

É claro que uma boa formação e experiências profissionais é o que muitos almejam, não é? mas com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso estar preparado com um bom planejamento de carreira, investimento nos estudos e o foco para chegar até seus objetivos. Planejamento em cada etapa na vida é necessário para organizar-se e assim garantir êxito nas escolhas e bons retornos.

Leia também: 3 passos para criar agora seu plano de carreira! 

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Comunicação assertiva | melhore suas relações profissionais em 4 passos

Saiba como dizer “não” sem culpa, afinal dizer “sim” para tudo atrapalha sua produtividade. Confira mais sobre a comunicação assertiva neste artigo.

Manter boas relações no trabalho e na vida pessoal, fomentando equilíbrio e estabilidade emocional é o desejo de muitos, mas o medo da rejeição assombra na mesma proporção algumas pessoas. Por diversas vezes a opção pressionada em dizer sim ou concordar com tudo só acontece para agradar os outros e não por que realmente seja a sua própria vontade ou ponto de vista. Você já passou por isso?

Você sabia que isso pode te prejudicar muito na sua vida profissional? Claro, existem diversas situações e seus níveis de gravidade, mas desde a menor situação até a maior, é essencial saber expor suas opiniões ou escolhas, de forma que seu posicionamento não cause climas pesados nas relações corporativas. Veja algumas formas de fazer isso:

 

O que é e como utilizar a assertividade no “não”?

Ser assertivo é ter objetividade, passar ideias de forma clara com coerência no discurso. Para que a comunicação seja assertiva, além da objetividade, é necessária honestidade ao expor o que pensa SEMPRE de forma educada ao falar e de forma pensada para que não ofenda alguém ou prejudique a si mesmo. Ser sincero não é uma falha, pelo contrário, essa virtude requer coragem e hombridade, que são características de pessoas que geralmente pensam no coletivo, inspirando a liderança.

Seja enfático e NUNCA agressivo

Há uma linha tênue entre ser passivo e agressivo no modo de colocar suas opiniões, por isso, sempre prefira utilizar um tom de voz firme e baixo, mantendo contato visual e sorrindo se isso fizer sentido no contexto da situação. Sinta o momento e sempre seja positivo, usando palavras positivas. Lembre-se também que os problemas sempre vão existir e que você não um super-herói para resolver todos os conflitos. Selecione bem os ideais que deseja defender com bons argumentos.

O autoconhecimento desenvolve autoconfiança

Se você se conhece, sabe exatamente o que é o melhor para você e tomará decisões que partirá desse princípio. Pensar em você mesmo não se trata de egoísmo, mas de saber decidir de maneira sábia pensando no seu futuro.

A autoconfiança precisa ser construída de forma gradativa sendo repetida em exercícios diversas vezes, como por exemplo, evitar “rodeios” ao falar, não demonstrar insegurança na voz, postura e olhar, assim como também assumir as responsabilidades, não se torne refém das desculpas!

Maleabilidade: A chave para o profissional bem-sucedido!

Conhece aqueles estereótipos de chefe e líder? Então deve imaginar quem geralmente tem sucesso com sua equipe e é seguido como exemplo, não é?

Temos uma forte tendência a não gostar de receber regras e ser mandado, por essa razão, entre em vantagem o líder que sabe ser maleável em suas conversas e relação com a equipe. Claro, é importante não deixar que os papéis se invertam no sentido de funções e hierarquia, mas é sempre importante lembrar que ainda que sejamos evoluídos e antenados, somos humanos e precisamos de uma gestão humana para haver empatia e profissionalismo, seja você um líder, aspirante a liderança ou integrante de um time.

Entenda principalmente que às vezes podemos não estar corretos no que pensamos ou que a opinião ou sugestão dos outros podem ser melhores do que a nossa. Nunca permita que seu ego fale mais alto, seja um bom ouvinte e tira proveito de todas as outras perspectivas como um novo aprendizado.

Leia também: Como ter uma comunicação eficaz?

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Empoderamento feminino | conheça mais sobre esse tema

Nesse artigo, você terá oportunidade de conhecer mais sobre esse tema que tem sido muito discutido nos dias de hoje. Compreenderá seus princípios e a importância do papel das mulheres para o empreendedorismo e mercado de trabalho.

O que é empoderamento feminino? Quando e onde surgiu?

O empoderamento feminino é uma expressão construída através das evoluções ao longo dos anos, pela busca dos direitos femininos e equidade de gêneros em todas as atividades sociais, econômicas e políticas. O ato de empoderar é receber e transmitir o poder a si mesmo e a outras mulheres.

O empoderamento feminino surgiu aproximadamente no século 19 na Europa, impulsionado por movimentos sociais, como a Revolução Francesa, Revolução Industrial e o Iluminismo, que partiam das premissas liberdade, igualdade e direitos naturais. É importante ressaltar também o nascimento do movimento feminista contemporâneo que chegou nos Estados Unidos e países industrializados na década de 1960.

Quais são os princípios de empoderamento feminino?

Fonte: ONU Mulheres

Mulheres e o empreendedorismo

O elo entre o empreendedorismo e as mulheres é justamente a independência profissional, financeira e crescimento pessoal. Esses fatores são fundamentais para aumentar o rendimento, melhora significativa na economia – gerando empregos –  e principalmente ter autonomia para realizar suas escolhas livremente.

Segundo o SEBRAE o número de empreendedoras passou de 38% para 45% nos últimos anos e revelou que as maiores motivações das mulheres foram a necessidade de ter outra fonte de renda ou conquistar independência financeira, para que assim se tornassem protagonistas de suas próprias vidas.  São 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa no Brasil, representando 34% de todos os donos de negócios do país e mesmo diante esses números, as mulheres ainda lutam contra a desigualdade salarial entre os gêneros.

Quando as mulheres se empoderam através do empreendedorismo, círculos viciosos ruins e machistas são quebrados, dando poder de escolha para as mulheres decidirem que rumo seguir em suas vidas, consequentemente não se tornar mais uma na estatística de diversas formas de violência contra a mulher e assim também fomenta uma estrutura familiar, emocional e profissional, contribuindo com avanços na sociedade.

Confira alguns nomes da lista da Forbes sobre as 40 mulheres mais poderosas do Brasil:

  • Ana Maria Diniz, Presidente do Instituto Península;
  • Ana Theresa Borsari, Diretora-geral da Peugeot Brasil;
  • Cármen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal Federal;
  • Cristina Junqueira, Cofundadora do Nubank;
  • Maria Julia Coutinho, Jornalista e Apresentadora;
  • Chieko Aoki, Fundadora e CEO da Blue Tree Hotels;
  • Donata Meirelles, Diretora de estilo da Vogue Brasil;
  • Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil;
  • Suzan Rivetti, Company group chairman da América Latina Johnson & Johnson;
  • Júlia Sève, Diretora-geral da Divisão de Cosmética Ativa da L’Oreál.

Exemplos de pequenos avanços que essas e outras mulheres vivem hoje, foram conquistados por mérito e luta das mulheres ao decorrer das décadas para que se tornassem realidade. Esse é um sinal positivo, mas ainda existem muitas barreiras e tabus a serem quebrados na sociedade e mercado de trabalho.

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#Carreira #Graduação #InteligênciaEmocional #Mercado #Pósgraduação
Inteligência emocional | saiba como utilizá-la no mercado de trabalho

O conceito da inteligência emocional surgiu na década de 90 e é uma importante área no estudo da Psicologia. Esse conceito que tem sido muito valorizado nas empresas e nos relacionamentos interpessoais nos dias de hoje e para entender esse tema precisamos falar sobre emoções.

O que é emoção?

Todos as possuímos e sabemos a intensidade e a rapidez de como ocorrem e como reagimos diante delas, mas de forma resumida, as emoções são estímulos causados no cérebro que geram um mecanismo de “respostas rápidas” e se refletem em algumas atitudes baseadas nas emoções.

Um exemplo muito recorrente dessas “respostas rápidas” no dia a dia, é quando precisamos lidar com algum contratempo ou ainda, ser avaliado durante aquela prova que definirá seu futuro. As duas situações te lembram uma certa tensão? Então, esses são os feedbacks de suas emoções perante um desafio.

Inteligência Emocional

Abordando o assunto emoção e mercado de trabalho, não podemos deixar de falar sobre o que é a inteligência emocional. De acordo com a Palestrante e Professora Jacqueline Sobral, a inteligência emocional é uma forma de gerenciar os sentimentos “A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e administrar suas próprias emoções, e reconhecer compreender e influenciar as emoções dos outros. ” Afirma.

Saber utilizar isso ao seu favor e claro, treinar continuamente, te trará alguns benefícios como:

  • Aumento da autoestima e confiança;
  • Os relacionamentos interpessoais apresentarão melhora significativa;
  • Seu senso de responsabilidade será maior e assim tomará decisões com mais clareza, alinhado com seus objetivos e valores;
  • A organização do seu tempo será maior e sua produtividade crescerá ainda mais;

 

Como colocar a inteligência emocional em prática?

 Baseado no livro Inteligência Emocional do Psicólogo Daniel Goleman, listamos 5 passos para você usar essa ferramenta ao seu favor seguindo cada um, veja:

Dica #1 AUTOCONHECIMENTO

Conforme mencionado pela Professora Jacqueline, obter a inteligência nas emoções é pensar nas suas formas de lidar com as situações, assim como também influenciar os terceiros, mas isso só é possível se você tiver autoconhecimento emocional suficiente para praticar de maneira eficaz. O que você gosta? O que não gosta? No que é bom? Tem algum hobby? Se descubra!

Dica #2 AUTOCONTROLE

Sabe explicar suas reações emocionais? Seja observador consigo mesmo, se examine. Quando nos policiamos e ao contrário de agir conforme o momento, paramos, respiramos e observamos, alguns porquês começam a surgir e ter mais clareza, e assim você terá atitudes convenientes e prudentes, agindo com a perspicácia necessária.

Dica #3 AUTOMOTIVAÇÃO

Já percebeu que para muitas coisas no decorrer de nossas vidas precisamos acreditar primeiro em nós mesmos para que depois acreditem em nós? Sim, tudo começa com gente mesmo e por isso, a automotivação é essencial para manter sonhos e metas ativos e também ter atitudes inteligentes.

Dica #4 ENXERGANDO COM OS OLHOS ALHEIOS

Praticando a empatia, você terá maior compreensão dos outros e de si mesmo, além de conseguir articular suas relações e obter progressos importantes. Conhecer o mundo com pontos diferentes do seu pode agregar aos seus valores e intelecto.

Dica #5 RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Ao longo da sua carreira é necessário manter um equilíbrio nas relações e ter um alinhamento entre coração e razão, pois, assim as chances de não cometer deslizes será maior e você conseguirá sucesso em suas ações pensadas e não apenas baseadas nas emoções ao se relacionar e guiar as emoções de alguma pessoa. Ao dominar esse tópico, o ambiente e as relações serão leves e positivas.

Leia também: 4 Livros para alavancar sua carreira! 

 

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As redes sociais e o mercado de trabalho

Já parou para avaliar como tem se apresentado nas redes sociais? Parece ser algo simples, porém, esse critério de análise nas mídias digitais tem sido adotado por várias empresas durante os processos de seleção. Através do perfil do candidato, podem surgir muitas informações que transmitem comportamentos que acabam comprometendo a sua inserção no mercado de trabalho.

 

Precauções nas redes sociais x mercado de trabalho

Devemos estar atentos, pois, por mais que todos tenham uma vida social – e que seja para nós “nossa vida particular” – enquanto seres sociais, estamos envoltos em um mundo globalizado, no qual as relações de trabalho permeiam as pessoais e comportamentos e atitudes fora do ambiente de trabalho acabam por se refletir no posicionamento dentro das organizações.

Nós estamos conectados diariamente durante longos períodos do dia, fazendo com que o uso das redes sociais se tornem cada vez mais rotineiro e pessoal, mas é importante que você policie suas atitudes porque há uma linha tênue que define comportamentos positivos e negativos, onde muitas vezes os usuários não percebem que tem ostentado uma imagem mais negativa do que positiva e consequentemente acabando com quaisquer oportunidades por falta de equilíbrio, então, pense sempre antes de postar algo.

Como viver em sociedade é seguir regras e normas, há certos padrões de comportamentos que acabam se tornando estereotipados e nos fazem refletir sobre o profissional que queremos para atuar em uma equipe.

Você pode questionar, “Mas é tão sério assim? ”, mais do que se imagina! É preciso cuidar da imagem que se está construindo, principalmente para os profissionais que estão iniciando suas carreiras ou mesmo tentando recolocação no mercado de trabalho. Esse é o momento de consolidar o networking ou pôr tudo por ‘água a baixo’.

Como saber se minhas postagens estão sendo convenientes para minha imagem?

Procure refletir sobre o que você quer passar para as pessoas, e sobre os seus objetivos de carreira; tenha sempre em mente que suas atitudes vão trazer consequências tanto positivas quanto negativas; administre bem suas emoções – o autoconhecimento é passo fundamental nesse processo –  abrindo caminhos para estabelecer boas conexões por meio das redes sociais, principalmente o LinkedIn, que será um grande facilitador para potencializar seu networking e se fazer presente todo tempo. Pode ser por intermédio dele que aquela oportunidade de estágio, trabalho ou até uma recolocação no mercado de trabalho possa surgir.

Então antes de postar, pense naquela reflexão que um dia você deve ter escutado:

  • O que você transmitirá, é verdade?
  • O que você postar vai agregar algo a alguém ou até a si mesmo?
  • Convém a você postar aquilo? Irá de certa forma resolver uma situação?

Dicas de conteúdos que podem ser compartilhados na rede social

Você pode publicar artigos que já escreveu, livros relacionados a sua área de formação ou de interesse, comentar participações em eventos palestras ou congressos e para descontrair, compartilhar algum momento que tenha sido um marco na sua vida, alguns conteúdos com humor inteligente, entre outros.

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DESCUBRA QUAIS SÃO AS PROFISSÕES DO FUTURO E ATUALIZE-SE!

Investir em especialização e aperfeiçoamento é importante, porém ficar por dentro das principais tendências de profissões do futuro é uma tarefa essencial para quem busca desenvolvimento e concretização na carreira profissional. Por isso, neste artigo, resolvemos listar algumas das áreas que prometem apresentar amplo crescimento nos próximos anos.

Na dúvida sobre no que vale a pena se aprimorar? Confira nossas dicas!

Conheça 4 profissões do futuro

As profissões do futuro estão associadas às temáticas que ganharam e continuam ganhando maior visibilidade nos últimos anos. Questões como sustentabilidade,  inteligência artificial, ferramentas, tecnologias, biotecnologia, desenvolvimento pessoal e humano são alguns do assuntos que guiam pautas de discussões em todo o mundo. Profissionais na área da tecnologia, ambiental, engenharia, comunicação e saúde passaram a ter de compreender a interdisciplinaridade das questões globais.

Por isso, se você já está no mercado de trabalho ou está se preparando para entrar, é possível que tenha percebido a necessidade de estar sempre atualizado em relação às mais diversas áreas do conhecimento, não é mesmo?

De olho nessa realidade, o relatório divulgado pelo Center for the Future of Work, instituto de pesquisa que realiza observações de macrotendências para prever setores de atuação em crescimento, apontou algumas das tendências de profissões do futuro. O que mais chamou atenção na lista é que os profissionais precisam possuir capacidades muito além das técnicas solicitadas nas principais vagas de emprego na atualidade. É essencial apresentar uma visão mais ampla e crítica.

1. Detetive de dados

Pensando na ascensão das ferramentas de Business Intelligence e Big Data, o profissional que trabalhará como detetive de dados será responsável pela análise de uma grande quantidade de dados e deverá saber como utilizar as informações na busca por soluções e melhorias de resultados de grandes corporações. Para atuar na área, o curso de Sistemas de Informação poderá abrir portas.

2. Gestor de inovação

A criatividade e desenvolvimento contínuo de ferramentas de melhorias é uma tendência e necessidade para a adequação ao futuro. Por isso, profissionais criativos e com a sede de encontrar soluções sustentáveis e palpáveis terão vaga garantida no mercado de trabalho. Cursos como Comunicação Social, Design e Arquitetura são ótimas formas de se preparar para atuar na posição.

3. Engenheiros de cidades inteligentes

O desenvolvimento e crescimento das cidades demandará a adaptação dos espaços urbanos. Por isso, o engenheiro de cidades inteligentes será o responsável por criar locais que possam proporcionar maior praticidade e dinamismo para o dia a dia das pessoas. Portanto, cursos como Engenharia e Arquitetura são formações que guiarão profissionais para o setor.

4. Gestor de ecorrelações

Sustentabilidade e preservação do meio ambiente é um assunto importantíssimo. Logo, a especialização de profissionais capacitados para desenvolver soluções e aplicar metodologias de consumo mais sustentáveis e consistentes é essencial. Ingressar na área da Engenharia Ambiental é um ótimo inicio.

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COMO SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO?

O mercado de trabalho anda bem sensível no país. Muitos fatores podem causar crises e tirar o emprego de milhares de pessoas em pouco tempo, o que causa o enorme índice de desemprego que vemos atualmente. Entretanto, a recolocação no mercado é possível, e existem muitas chances para isso.

Neste artigo, falaremos sobre algumas atitudes e mudanças que você pode fazer para alcançar um lugar ainda melhor no mercado. Confira!

Entenda o mercado de trabalho

O primeiro passo para quem perdeu o emprego e quer se recolocar no mercado de trabalho é entendê-lo. Principalmente se você está há muito tempo sem trabalhar, afinal, milhares de mudanças podem ocorrer em todas as carreiras, e você precisa compreender isso.

Veja o cenário e tome esse tempo também para fazer alguns exercícios de autoconhecimento. Pense se realmente aquela área é o que você deseja e se não seria uma alternativa pensar em apostar em outro lado da profissão, por exemplo.

Atualize seu currículo

Essa é uma dica que pode parecer óbvia, mas que muitas vezes não é colocada em primeiro lugar e nem recebe sua devida importância pelo trabalhador. O ideal, na verdade, é atualizar seu currículo durante os empregos, assim você pode até mesmo procurar outras oportunidades melhores enquanto ainda trabalha.

Durante o período de recolocação, refaça seu currículo, procure modelos e busque destacar o que tem de melhor. Nada de colocar todas as experiências da vida inteira! Insira as que mais fizeram de você o profissional que é hoje e conclua com os cursos que fez e que tem certificado.

Busque cursos e palestras para capacitação

Passar um período sem trabalhar não significa se acomodar naquela situação e não buscar melhorias. Aproveite o tempo “livre” para embarcar em novas jornadas! Procure palestras, cursos, eventos e o que mais achar necessário e enriqueça seus conhecimentos. Tudo será válido no momento de um novo emprego, acredite!

Além disso, você pode fazer conexões e estimular seu networking. Quem sabe você não cria portas para novos caminhos?

Não descarte trabalhos temporários

Hoje, com a flexibilização dos projetos empresariais, é muito comum que uma ou outra empresa procure profissionais para trabalhar de casa durante o período de um projeto. Isso nunca pode ser descartado, por menor que seja a remuneração.

Invista seu tempo, estude e faça um bom trabalho. Pode ser que essa seja uma oportunidade de emprego em um futuro próximo. Portanto, não deixe de lado e agarre com unhas e dentes tudo o que puder do mercado!

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Recolocação no mercado de trabalho – Dicas para um networking eficaz

Muitas vezes na trajetória profissional surgem obstáculos que amadurecem os pensamentos e postura profissional, mas que nem sempre são processos tão agradáveis para algumas pessoas. Uma experiência recorrente para muitos é aquele momento em que o desemprego chega abalando os planos ou para outras pessoas, sendo enfrentada como a oportunidade de enxergar novos horizontes com a construção de novas ambições.

Atualmente existem muitas dicas de como lidar com essa fase, visando reverter a situação a seu favor, mas às vezes apenas o direcionamento do caminho a se seguir não é o suficiente para dar um primeiro passo, por isso, listamos algumas formas de como você conseguirá recolocar no mercado de trabalho com um mecanismo eficaz e necessário, o networking:

  • Compreender a força de uma rede de contatos

Quantas vezes ouvimos casos de conhecidos ou amigos que tiveram indicação e conseguiram um bom emprego? Sim, isso é mais frequente do que imaginamos!
As empresas buscam cada vez mais profissionais capacitados e em quem possam confiar e através de contatos há mais probabilidade de um emprego surgir para você. Além disso se atualizar quanto ao andamento do mercado de trabalho, exigências e diferenciais podem fazer toda a diferença numa seleção, ou ainda, agregar conhecimentos importantes que o façam acreditar mais no seu objetivo e área escolhida.

  • Encarar mudanças e desafios de forma positiva

Em algumas ocasiões na vida precisaremos fazer algo além de repetir os hábitos de sempre, e esse momento é o ideal para exercer habilidades, testar, arriscar-se mais, fazer mais contatos e se mostrar disponível, mas não descarte a possibilidade de mudança de planos, que pode fazer você descobrir uma nova versão de si mesmo. Ao sair da zona de conforto você aprenderá com erros e acertos e estará exposto aos olhos dos recrutadores como alguém flexível, proativo e inovador – qualidades requeridas por diversas empresas.

  • Utilize a tecnologia a seu favor

Se você acha que é muito tímido e possui oratória confusa, uma saída inicial pode ser as mídias sociais voltadas a assuntos e oportunidades de trabalho como o LinkedIn, Love Mondays, tutoriais no Youtube sobre assuntos do seu interesse profissional, Blogs com conteúdo mais específico da sua área, entre outras. Aos poucos o conhecimento absorvido te dará confiança e você se sentirá mais à vontade para fazer seus próprios conteúdos e então criar conexões importantes para sua rede de contatos. Pessoalmente ou por mídias sociais, seja você mesmo! Outra forma de enriquecer seu intelecto e currículo são os cursos online gratuitos que demonstram sua atualização contínua no âmbito acadêmico e profissional.

  • Mantenha-se presente

Quando possível, compareça a workshops, palestras, eventos e feiras promocionais, pois, isso ajudará a encontrar as pessoas certas para mirar no seu objetivo e fazer você “aparecer no radar” de gerentes e diretores.  No começo é recomendável que você estipule perguntas e comece o assunto pedindo dicas sobre vagas, projetos, estágios, oportunidades, assim você mostrará interesse pelo que a pessoa tem a dizer e possivelmente na empresa onde ela trabalha. Não se esqueça, ouvir mais pode gerar conhecimento além de se tornar um bom mensurador nas conversas e interesses.

  • O seu valor

Você saberia responder agora quais são seus 3 pontos fortes e o que você pode oferecer com eles? Seja transparente com seus interesses e ao que você tem para oferecer em troca. Mais do que adicionar um contato a sua rede, é necessário mantê-lo interessado com suas qualidades e conteúdos, fortalecendo a conexão.

  • Disciplina é a chave para a construção do sucesso

Vencer suas limitações requer tempo, paciência e persistência, então saiba que você não irá multiplicar seus contatos de uma noite para outra, e se você almeja uma recolocação terá que se dedicar para isso. Pouco a pouco seu esforço retornará para você, não desista!

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Empreendedorismo e Startups – Tendências para 2019

Você sabe o que é de fato empreendedorismo e startups?

Muitas pessoas são atraídas pela ideia de ser seu próprio chefe, construir sua fonte de renda e ter estabilidade, mas o que muitos não sabem é a diferença entre ser empreendedor e o autoempregador. Objetivamente, o empreendedor é aquele que enxerga além, identifica problemas e encontra uma lacuna no mercado para trazer a solução eficaz com sua criação ou produto. O autoempregador é aquele que deseja ter um negócio de forma autônoma, onde seu trabalho é um produto de algum segmento sendo comercializado. Nesse artigo, vamos entender como está o mercado para você que quer ser um empreendedor e começar uma startup.

Uma das características mais presentes nos empreendedores é a inovação, por isso, empreendedorismo e startups estão diretamente ligadas, já que o ponto forte de ambas é essa qualidade. O surgimento das startups cresce a cada dia devido ao olhar diferente de jovens que buscam conquistar sucesso em soluções inovadoras e como consequência movimentam a economia no mercado. Encontrar investidores, é uma tarefa que precisa usar abusar do networking com as pessoas certas – os investidores – pois, hoje existem muitos deles que buscam potenciais na qual possam investir e obter lucro. O SEBRAE, um dos investidores em startups, possui atualmente um orçamento de 45 bilhões para aplicar em fundo de investimentos especificamente nesse novo ramo e atualmente existem no Brasil 17 milhões de pequenos negócios, que contabilizam 27% do PIB brasileiro.

Está com dúvidas no que investir exatamente? Listamos algumas tendências em 2019 que podem definir o sucesso do seu negócio, veja:

  • E-Commerce

Com a internet presente diariamente, várias vezes no dia de milhares de pessoas, sem dúvidas essa é uma ferramenta que se tornou muito poderosa nos negócios. O E-commerce, como já diz, é uma loja online onde o usuário tem mais facilidades e comodidades ao consumir e conhecer mais sobre sua marca e produtos. Com essa praticidade, os processos de compra e resultados são otimizados, gerando lucro e alavancando sua empresa. Um grande exemplo desse mecanismo que deu muito certo é a Amazon que conquista cada vez mais clientes.

  • Experiência do Usuário

Tecnologia é uma aliada da praticidade e sabemos bem disso quando fazemos o papel do consumidor; mas junto a essas mudanças vieram um novo comportamento do usuário em que é possível registrar suas opiniões em SAC, propagandas, vendas e sua experiência será relevante para fortalecer ou enfraquecer uma marca e seu produto. Adequando-se a essa mudança é necessário repensar desde o conteúdo até o tipo de design que se identifique a esse público, o conhecendo tão bem que construirá valores, relacionamento com o cliente e receita para a empresa, destacando-se no mercado. Uma empresa que demonstra excelentes interações com seu público e constrói relacionamento é a Coca-Cola.

  • Utilização de Softwares

Economia de tempo e dinheiro são palavras que rodeiam uma empresa, por essa razão, softwares que otimizam algumas funções são ferramentas essenciais para qualquer empresa. Um exemplo presente no mercado é as plataformas CRM com foco em atendimento ao cliente e ERP que gerencia a gestão geral da empresa.

Inspirando-se nessas tendências ou até em outro segmento impulsionando dedicação e entrega, o negócio pode prosperar em alguns anos ou até meses. Tenha consciência que é normal que o retorno demore a aparecer no começo, mas que a médio prazo você terá um parâmetro melhor do andamento da empresa.

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 Fonte: Revista Época Negócios

 

 

 

 

 

 

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3 passos para ajudar você a escolher uma profissão

Pensando no vestibular surge aquela dúvida…Qual profissão seguir? Para muita gente, o Ensino Médio é marcado por uma dúvida das grandes: o que fazer da vida quando o colégio acabar? Embora alguns iluminados já tenham todo um plano esquematizado, tendo escolhido não só o curso e a universidade em que pretendem estudar, mas também o caminho que querem percorrer na carreira, uma parte considerável das pessoas não têm ideia do que fazer. E isso – é importante salientar – é completamente normal. Na verdade, dúvidas como essa geralmente continuam rondando até aqueles que já têm uma carreira consolidada e bem-sucedida.  E não é incomum que as pessoas decidam mudar de profissão durante ou depois da faculdade – ou mesmo depois de décadas de experiência em determinada área.

Mas o fato é que você vai precisar fazer uma escolha ao final o Ensino Médio. Por onde começar?

3 passos para escolher uma profissão

1) Pense não só sobre o que você gosta de fazer, mas sobre o que sabe fazer BEM

Para uma decisão como essa, o autoconhecimento é fundamental. Liste as coisas que você curte – não só em relação às matérias da escola, mas pensando também em atividades diversas e temas sobre os quais gosta de ler e pesquisar. Procure fazer um levantamento bem profundo dos seus interesses.

Depois, liste também as coisas que você faz bem – aquilo que faz com facilidade, ou pelo qual costuma receber elogios. Também vale colocar nesta lista características marcantes em sua personalidade que lhe permitem fazer essas coisas. Por exemplo, se você é um bom capitão de time, pode significar que é bom em liderar. Isso vai lhe ajudar a descobrir suas competências, que podem ser tão importantes quanto seus gostos pessoais ao escolher uma profissão.

2) Pesquise sobre os cursos e as profissões que lhe interessam

Depois de olhar para dentro, é preciso olhar para fora a fim de encontrar os cursos e profissões que tenham a ver com seus interesses e competências. Além de listar aqueles que você já tem em mente, pesquise outros possíveis. Aprofunde-se sobre aqueles que mais lhe interessam. E aqui não estamos falando de só pesquisar o salário ou a demanda por esses profissionais – até porque a maioria dos cursos dura quatro ou cinco anos, e o mercado de trabalho já terá mudado até você concluir a faculdade.

A ideia é conversar com estudantes e profissionais que trabalhem na área que você almeja para conhecer aspectos práticos do seu dia a dia, que habilidades a profissão exige, o que gostam e o que não gostam sobre ela, que desafios enfrentam. Tente descobrir o máximo de informações que puder e busque pontos de vista diferentes. Lembre-se também de pesquisar a grade dos cursos (muitas universidades a disponibilizam em seus sites).

3) Avalie se as possibilidades que essas carreiras lhe oferecem estão de acordo com seus objetivos de vida

Depois do primeiro e do segundo passos, você provavelmente reduziu seu leque de profissões possíveis para algumas poucas opções. O desafio é que, por ter reunido muita informação, você talvez curta bastante todas as que restaram. Como decidir? Este terceiro passo é recomendável tanto para o desempate quanto para a prova final, caso você já tenha se decidido.

Agora é hora de pensar um pouco mais longe e considerar a carreira que você quer. Carreira é diferente de profissão, embora as pessoas normalmente confundam as duas coisas. Para entender melhor: ser médico é uma profissão que permite várias carreiras – você pode ser cirurgião plástico com clínica própria ou ser um pediatra em um país africano pelo Médicos Sem Fronteiras, por exemplo.

A sua carreira está ligada ao seu objetivo de vida a longo prazo. Você não precisa ter esse objetivo claro tão cedo, mas já é possível ter noção do que você está disposto e do que não está disposto a fazer. E a terceira etapa da sua busca envolve avaliar se as profissões que tem em mente condizem com esse objetivo e com outras ambições que possa ter.

Se você tem o objetivo de morar fora do Brasil, pode avaliar qual das profissões lhe dá maiores chances para conseguir isso. É claro que esse não deve ser seu único critério, mas pode ser um ponto a considerar. Se você quer fazer carreira no exterior e está em dúvida entre Direito e Relações Internacionais, terá mais chance de fazer isso com o segundo curso. Caso considere fazer Publicidade e Propaganda, é bem provável que tenha de trabalhar no eixo Rio – São Paulo. Se você mora em outro estado, estaria disposto a se mudar? Embora não deva ser o aspecto principal na escolha de uma profissão, o salário é outro fator que vale ser considerado nesta terceira etapa (especialmente se você busca um alto padrão de vida).

O que apresentamos aqui foi um caminho possível para a escolha de uma profissão. Embora existam muitos outros, o autoconhecimento e a pesquisa permanecem sendo os elementos centrais do processo.

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Fonte: Como escolher uma profissão – Geekie Games

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